Dragster
Os 11.000 cv de potência de um dragster o fazem se deslocar 300 metros em cerca de 4 segundos e alcançar mais de 500 km/h. Seus pneus traseiros, que têm medidas como 36 polegadas de altura e 17,5 polegadas de largura, são aparafusados nos aros para grudarem no asfalto e transmitirem a ele toda a força do motor. Nesse processo, os pneus se deformam: o diâmetro da banda aumenta, a largura diminui e a lateral fica contorcida.

Track Day
Os pneus feitos especialmente para track days contêm um composto mais macio, melhorando a performance na pista, ao contrário dos convencionais, que perdem rendimento depois de aquecidos, o que acontece em poucas voltas de uso severo.

Rali
Nas competições de rali, os pneus são desenvolvidos em parceria com as equipes, cada qual com seu modelo específico, e precisam aguentar diversos tipos de terreno como pedras, areia e terra, além da velociade – às vezes, em uma mesma prova.

Fórmula 1
A F1 demanda pneus específicos para cada situação (tipo de pista e condições climáticas). A Pirelli fabrica cinco tipos entre pneus lisos, intermediários e para a chuva. Em 2023, a categoria consumiu 6.847 jogos de pneus, que rodam por no máximo 300 km.

Trilha off-road
Para condições off-road extremas, há os pneus recapados com cravos, como os da linha “Ignorante” da Genius Tyres, que utiliza cravos de 4 cm de profundidade e pontos de tração intercalados, garantindo mais tração, além de bandas pré-moldadas com cravos laterais incorporados.

Sob medida
Superesportivos usam materiais e tecnologia de ponta em seu desenvolvimento. Com seus pneus, que devem atingir altas velocidades e temperaturas, não poderia ser diferente. No caso do Lamborghini Urus, a Pirelli conta que utilizou os mais avançados recursos para os pneus 325/30Z R23.

Monster Truck
Muitas toneladas, torque e saltos incríveis.Esses são alguns dos desafios enfrentados pelos pneus utilizados pelos performáticos Monster Trucks, que utilizam pneus padronizados de 66 polegadas de largura. Pesam 360 quilos e rodam com apenas 8 libras de pressão.

Tamanho não é documento
O Mini lançado pela BMC em 1959 abalou o mercado com soluções inovadoras como o motor posicionado transversalmente, aumentando o espaço da cabine. Outra particularidade foram os pequenos pneus com medida de 165/70 R10.

Elétricos
Os elétricos, como o BMW i3, demandam pneus com características particulares, com alta aderência nas frenagens e nas arrancadas (com torque elevado e instantâneo), suporte para o peso das baterias e economia de energia.

Maior do mundo
A Firestone desenvolveu o pneu 70/70-57 SRG DT para equipar a maior pá carregadeira do mundo, a Le Tourneau L-2350, da Komatsu. Cada pneu tem 4 metros de diâmetro e 1,78 m de largura, pesa aproximadamente 8 toneladas.