By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: 42% dos brasileiros se exercitaram no último ano, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > 42% dos brasileiros se exercitaram no último ano, diz estudo 
outros

42% dos brasileiros se exercitaram no último ano, diz estudo 

Última atualização: 3 de julho de 2025 12:33
Published 3 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Apesar da iniciativa, 58% continuam sedentários, e a falta de tempo é o principal motivo apontado pelos entrevistados  Saúde, Atividade Física, Exercícios físicos, Saudável CNN Brasil

Contents
Leia MaisSente dor muscular tardia após o treino? Entenda quando ela pode acontecerVeja por que você não deve excluir frutas da sua alimentaçãoO que acontece com o nosso corpo quando corremos uma maratona?Comer fora de casa ainda é rotina semanal para mais de 60% dos brasileiros

Quase metade (42%) da população brasileira adotou a prática de atividades físicas no último ano, segundo levantamento recente realizado pela Brain Inteligência e Estratégia. No entanto, para os 58% que continuam sedentários, a falta de tempo foi o principal obstáculo para o início de uma vida mais ativa fisicamente.

O estudo foi realizado com 740 adultos acima de 21 anos das cinco regiões do país, a partir de questionários aplicados em campo.

Leia Mais

  • Sente dor muscular tardia após o treino? Entenda quando ela pode acontecer

    Sente dor muscular tardia após o treino? Entenda quando ela pode acontecer

  • Veja por que você não deve excluir frutas da sua alimentação

    Veja por que você não deve excluir frutas da sua alimentação

  • O que acontece com o nosso corpo quando corremos uma maratona?

    O que acontece com o nosso corpo quando corremos uma maratona?

O trabalho aponta que, entre aqueles que são sedentários, a dificuldade da gestão de tempo foi o principal impeditivo (68%), seguido pelo desinteresse (28%). Há ainda um grupo menor que não pratica atividade física por questões de saúde (6%), cansaço físico e mental (6%) ou por motivos diversos, como experiências negativas anteriores, custos financeiros ou ausência de apoio social, sendo cerca de 1% cada.

Já entre aqueles que são ativos fisicamente, os jovens são os mais engajados: enquanto 49% da geração Z declarou praticar esportes nos últimos 12 meses, entre os baby boomers esse número cai para 36%. A academia é o local preferido para a realização de atividade física entre os mais jovens (47%), enquanto a caminhada é o principal exercício praticado pelos baby boomers (46%).

Quando perguntados sobre as motivações para a prática de atividade física, o principal fator motivador é a saúde física em quase todas as faixas etárias. Por outro lado, a estética se destaca entre os mais jovens: 18% da geração Z praticam com foco na aparência, um percentual maior em comparação com as demais gerações, onde essa motivação se mantém abaixo de 10%.

Para Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, os dados mostram que existe uma grande diferença geracional em relação aos cuidados com a saúde e às motivações para isso.

“Quando olhamos a quantidade de pessoas que praticam esportes, nós podemos dizer que não há um cuidado importante com a saúde física, porque 58% das pessoas não praticam esportes, e apenas 42% praticam. Embora nós não vejamos uma diferença importante estatística em grupos de renda, nós vemos uma diferença importante estatística em termos geracionais”, analisa.

“Na geração Z é praticamente empate, 49% praticam esportes, na geração Y, 42%, a geração X, 40%, e os baby boomers, apenas 36%. Ou seja, há uma escadinha clara de quanto mais novo mais se pratica esportes”, completa. “Nós podemos dizer que os brasileiros, na média, não cuidam tanto da saúde física. Quanto mais jovens, mais eles cuidam. Quanto mais idosos, menos eles cuidam. E os mais jovens cuidam mais pela estética”, acrescenta.

Comer fora de casa ainda é rotina semanal para mais de 60% dos brasileiros

Além dos hábitos relacionados à atividade física, o levantamento mostrou como estão os hábitos alimentares dos entrevistados. De acordo com o estudo, 62% dos brasileiros afirmam fazer refeições fora de casa ao menos uma vez por semana, seja em restaurantes, lanchonetes, food trucks ou por aplicativos de entrega. Apenas 29% afirmaram ter esse tipo de refeição raramente, e 9% com menos frequência.

Em relação ao consumo de carne, a região Sul se destaca: 63% dos respondentes afirmam consumir carne todos os dias. Por outro lado, o Sudeste apresenta o maior índice de alimentação flexitariana (47%), com menor consumo diário (41%).

O consumo de carne diminui de acordo com a idade: enquanto 65% da geração Z consomem a proteína animal todos os dias, apenas 34% dos baby boomers acompanham essa frequência. Por outro lado, a adesão a dietas como o veganismo é mais comum entre os jovens, com a geração Z apresentando o maior percentual (3%), enquanto nenhum entrevistado acima de 45 anos declarou ser vegano.

O interesse por padrões alimentares mais diversos também aparece quando analisamos o perfil dos praticantes de esportes: eles têm maior abertura ao consumo de proteínas alternativas: 26% já consomem ou experimentaram esse tipo de produto, contra 19% entre os não praticantes. Além disso, o desinteresse é menor entre quem pratica esportes (62%), indicando uma possível relação entre a prática esportiva e escolhas alimentares mais conscientes.

“Quando nós avaliamos a geração Z, ela é mais adepta tanto do veganismo quanto do consumo de carnes, e parece uma contradição. Mas no veganismo é fácil de entender, porque o veganismo entra em voga nos últimos 10 anos em especial. E ele pega justamente o surgimento da geração Z com a comunicação forte do veganismo”, avalia Araújo.

“Embora a pesquisa não se aprofunde nisso, nós podemos imaginar dois motivos potenciais [para o menor consumo de carne com o avanço da idade]: quanto mais idoso, mais a carne faz mal, mais ela pesa no corpo, e os cuidados com a saúde exigem uma alimentação mais balanceada. (…) Outro motivo é que, no Brasil, o consumo de carne está muito ligado a encontros sociais, muito mais comuns nas idades mais jovens”, afirma.

Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, 35% dos brasileiros afirmam nunca consumir bebidas alcoólicas, enquanto 32% consomem pelo menos uma vez por semana. Outros 12% consomem com menor frequência (menos de uma vez por semana) e 18% o fazem raramente.

Apesar da preferência nacional pela cerveja, comum entre todas as gerações, os gostos se diferenciam entre as alternativas alcoólicas e faixas etárias. Os baby boomers, por exemplo, preferem o vinho, sendo a geração que mais consome a bebida (26%). Na outra ponta, a geração Z se destaca no consumo de destilados, com 27% optando por whisky, vodka, gin e outros.

Estilo de vida ou saúde? Como cada geração vê a atividade física

 

You Might Also Like

Decreto da TV 3.0 não estipulará prazo para transição e desligamento do sistema digital

Esposa de Junior Lima sobre descoberta de doença da filha: “Não estou bem” 

Dois mortos em operação policial participaram do assassinato de jovem 

Veja datas e horários das oitavas de final da Copa Sul-Americana 

Marca de Harry Styles esgota linha de produtos eróticos em minutos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Fluminense supera o Internacional no Brasileirão e se aproxima do G4 

1 de junho de 2025
Deputados debatem sobre possível sanção dos EUA contra Moraes 
Carpini critica gramado em empate do Vitória: “Nunca vi o Barradão desse jeito”
Tottenham x Nottingham Forest: horário e onde assistir à Premier League 
Saiba o que pode impedir instalação de ar-condicionado em prédios e apartamentos
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?