Entre os adeptos, cerca de 51% informou que já usou ferramentas como Chat GPT, Deep Seek, Copilot e Gemini Macroeconomia, CNN Brasil Money, Empreendedores, Empresas, Inteligência Artificial, Negócios CNN Brasil
O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade para 44% dos pequenos empreendedores brasileiros, mostra pesquisa realizada pelo Sebrae e obtida com exclusividade pela CNN. O resultado é referente ao cenário espontâneo.
Segundo o levantamento, 8 em cada 10 já usaram GPS, 77% dizem que já tiveram alguma experiência com programas de reconhecimento facial, 56% já utilizaram assistentes virtuais e 52% disseram usar aplicativos que melhoram a qualidade de imagens.
Dentro desse universo, o Sebrae também identificou o uso de outras ferramentas de IA, como Chat GPT, Deep Seek, Copilot, Gemini e outros de textos generativos (51%); de ferramentas digitais de geração de imagem (44%); de chatbots com robôs no Whatsapp (41%); de chatbots de vendas (30%); de dispositivos inteligentes que controlam luz, temperatura e outros aspectos da empresa (22%); de eletrodomésticos inteligentes (21%); e de bate-papo com robôs que tiram dúvidas financeiras (20%).
“A inteligência artificial é um conceito que não tem mais volta. Os pequenos negócios podem fazer a gestão da empresa com o celular na mão. O Sebrae tem trabalhado para capacitar e apoiar nossos empreendedores nessa jornada, ampliando o nível de digitalização em todo o país”, diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Perfil
Quando se analisa o grau de uso de IA por porte, quanto maior o tamanho do negócio, mais presente é o uso de Inteligência Artificial. Na pesquisa espontânea, as empresas de pequeno porte (EPP) são as que mais afirmam ter feito uso de IA (65%), O percentual cai para 35% entre os microempreendedores individuais (MEI).
Já em relação à escolaridade, o uso de IA é maior entre os donos de negócios que têm nível superior (60%) e pós-graduação (75%).
O uso de IA também é mais comum entre os empresários jovens. Empreendedores com até 34 anos são os que mais utilizam a tecnologia (56%), enquanto só 38% dos idosos utilizam esse tipo de tecnologia.
Uso de apps
O uso de aplicativos, softwares ou programas “integrativos” – utilizados na gestão de atividades do negócio – passou a ser utilizado por 47% dos empreendimentos em 2025. As empresas de pequeno porte (78%) e do setor do comércio (53%) têm os maiores índices de uso desses programas.
Além disso, o levantamento mostrou que o acesso à internet está praticamente universalizado, com 98% dos empreendedores afirmando utilizar conexão própria ou de terceiros.
Digitalização
O levantamento mostrou também que 76% dos empresários utilizam computadores em suas atividades. O resultado representa uma alta de seis pontos percentuais desde 2022, igualando o pico registrado há 10 anos.
“Os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira”, diz o presidente do Sebrae.
O levantamento também detectou que, embora os pequenos negócios ainda operem com poucos equipamentos, houve um crescimento do número de computadores por empresa. De 2022 para 2025, a média de equipamentos por empresa subiu de 2,4 para 2,8.
No período, a proporção de pequenos negócios com apenas uma máquina caiu de 55% (2022) para 47% (2025), enquanto o percentual de empreendedores que contavam com três a cinco equipamentos saltou de 7% (em 2022) para 20% (em 2025).
Mais de 50% dizem que finanças são a principal briga entre casais