By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: 5 anos após pandemia, taxas de exames preventivos de câncer seguem baixas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > 5 anos após pandemia, taxas de exames preventivos de câncer seguem baixas 
outros

5 anos após pandemia, taxas de exames preventivos de câncer seguem baixas 

Última atualização: 14 de março de 2025 12:22
Published 14 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Informação é de levantamento da Umane, organização da sociedade civil, feito com base em dados disponíveis no Observatório da Saúde Pública (OSP)
Este conteúdo foi originalmente publicado em 5 anos após pandemia, taxas de exames preventivos de câncer seguem baixas no site CNN Brasil.  Saúde, Câncer, Câncer colorretal, Câncer de mama, Câncer do colo do útero, Pandemia CNN Brasil

Contents
Leia MaisOMS até hoje não declarou fim da pandemia de Covid-19; entenda por quêMães vacinadas contra Covid-19 protegem bebês com aleitamento exclusivoPesquisa identifica causa de choque inflamatório pós-Covid em criançasRegistros de mamografia e papanicolau ainda não atingiram patamar pré-pandemiaNúmero de colonoscopias realizadas pelo SUS cresceu entre 2019 e 2024

Cinco anos após o início da pandemia de Covid-19, o Brasil não avançou nas taxas de realização de exames preventivos de câncer, segundo levantamento da Umane, organização da sociedade civil, feito com base em dados disponíveis no Observatório da Saúde Pública (OSP).

Segundo a pesquisa, após queda generalizada na realização de exames preventivos durante a pandemia contra os cânceres colorretal, de mama e do útero, apenas o primeiro registrou recuperação desde 2020. Os demais seguem em baixa.

Leia Mais

  • OMS até hoje não declarou fim da pandemia de Covid-19; entenda por quê

    OMS até hoje não declarou fim da pandemia de Covid-19; entenda por quê

  • Mães vacinadas contra Covid-19 protegem bebês com aleitamento exclusivo

    Mães vacinadas contra Covid-19 protegem bebês com aleitamento exclusivo

  • Pesquisa identifica causa de choque inflamatório pós-Covid em crianças

    Pesquisa identifica causa de choque inflamatório pós-Covid em crianças

Durante a pandemia, devido às medidas de isolamento social, cuidados com exames de rotina foram represados, resultando no adiamento de testes de rastreamento e triagem de doenças crônicas. No entanto, os dados do levantamento sugerem que a prevenção e o cuidado com a saúde ainda não foram reestabelecidos mesmo com o fim da emergência pública de saúde internacional.

“Os cuidados preventivos contra o câncer no país ainda não registraram, de maneira generalizada, nem diminuição de fatores de risco para seu desenvolvimento – como, por exemplo, o tabagismo, consumo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável – nem ampliação das coberturas de triagem e rastreamento segundo os protocolos nacionais vigentes, como o papanicolau, a mamografia e a colonoscopia após o fim da pandemia, o que demanda um esforço público de conscientização da população e, também, garantia de atendimento equitativo para que todos tenham acesso ao exame no tempo adequado”, afirma Evelyn Santos, gerente de investimento social da Umane.

Registros de mamografia e papanicolau ainda não atingiram patamar pré-pandemia

Segundo dados do Vigitel, disponíveis no OSP, da Umane, o número de mulheres com 18 ou mais anos que fizeram exame de mamografia nas capitais brasileiras caiu antes da pandemia e ainda não registrou recuperação.

Em 2007, 51,2% das mulheres adultas já tinham feito mamografia; em 2017, o número subiu para 66,7% e inicia queda, atingindo 59,8% em 2023. Na série histórica do Vigitel, no relatório oficial da análise temporal de 2007 a 2023, o percentual de mulheres de 50 a 69 anos que realizaram mamografia nos últimos dois anos subiu de 71,1% para 73,1%, mas se manteve abaixo de 78,5%, valor atingindo em 2017.

“Avançar com mais equidade na cobertura da mamografia, em todos os territórios do país, assim como nas regiões metropolitanas e áreas rurais, deve ser uma prioridade na busca pela universalidade do acesso e equidade em saúde”, avalia Santos.

Já os exames de ultrassonografia mamária bilateral têm apresentado recuperação após a pandemia, de acordo com dados do DATASUS-SAI, levantados pela Umane. Em 2019, o país registrou recorde da década, com 1,4 milhão de exames realizados em todos os municípios brasileiros.

Entre 2019 e 2020, a queda no número desses exames foi de 28,4%, atingindo 984 mil. No entanto, no ano seguinte os exames foram retomados e, entre 2020 e 2024, aumentaram em 92,7%, alcançando, no ano, 1,9 milhão.

Por fim, os exames preventivos de câncer de colo de útero — papanicolau e colposcopia — ainda não apresentaram retomada após a pandemia.

Os exames de papanicolau têm registrado queda nas capitais brasileiras antes mesmo da pandemia, segundo dados do Vigitel. Em 2017, 84% das mulheres residentes nas capitais brasileiras realizaram o Papanicolau ao menos uma vez na vida. Esse número diminuiu ao longo dos anos, sendo 78,9% em 2023.

Ao comparar estes dados com a Pesquisa Nacional de Saúde 2013-2019, a Umane destaca que, mais uma vez, há maior cobertura de prevenção nas capitais avaliadas pelo Vigitel, demonstrando a necessidade de um abordagem focada na redução das desigualdades de acesso a esses exames.

Número de colonoscopias realizadas pelo SUS cresceu entre 2019 e 2024

O percentual de colonoscopias — exame para rastreamento do câncer colorretal — realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os municípios brasileiros cresceu 65,5% entre 2019 e 2024, somando 574,6 mil exames, sendo 373,6 mil feitos por mulheres e 201 mil por homens, segundo o levantamento feito pela Umane, com base em dados do DATASUS-SIA, disponíveis no OSP.

Em 2019, 347,1 mil colonoscopias foram feitas. Em 2020, como esperado, a quantidade caiu. O total foi de 242,4 mil, com 149,7 mil de mulheres e 92,7 mil de homens. No entanto, em 2021, o número de exames cresceu para 304,7 mil, com 191,2 mil mulheres e 113,5 mil homens. Vale destacar que este também foi o ano em que começaram a ser distribuídas as vacinas para Covid-19 no Brasil.

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Este conteúdo foi originalmente publicado em 5 anos após pandemia, taxas de exames preventivos de câncer seguem baixas no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Assessoria de Zé Felipe quebra o silêncio após flagra com influenciadora

Falso delegado é preso em flagrante por estelionato e extorsão em SP 

Fábrica de gelo gerou prejuízo de R$ 60 mil por mês com furto de energia 

RJ: colégio é condenado a pagar R$80 mil por omissão em caso de racismo 

VÍDEO: Incêndio atinge prédio do Instituto do Coração e assusta trabalhadores; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Embaixadora admite possível atraso com judicialização do acordo Mercosul-UE 

22 de janeiro de 2026
”Guerra às Facções” ou afronta à Constituição? Advogado baiano avalia Projeto de Lei Antifacção
Líder da bancada da bala diz ser contra prender usuários de maconha 
Queda de avião no Alasca: 10 corpos são recuperados e identificados 
Zayn Malik abre sequência de shows em Las Vegas com música inédita 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?