By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: 7 dicas para não ser um convidado desagradável nas festas de fim de ano 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > 7 dicas para não ser um convidado desagradável nas festas de fim de ano 
outros

7 dicas para não ser um convidado desagradável nas festas de fim de ano 

Última atualização: 25 de dezembro de 2025 11:03
Published 25 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Guia prático de comportamento para não fazer feio em eventos sociais: desde contribuir com a refeição até demonstrar gratidão ao anfitrião  Lifestyle, -traducao-ia-, Ano Novo, Comportamento, festas fim de ano CNN Brasil

Contents
Leia MaisQuando desmontar a árvore de Natal? Veja o que dizem as tradiçõesO que comer e beber para aliviar a ressaca? Especialista explicaFinal de ano pode ser estressante; veja como lidar melhor com essa épocaSua parte na refeição compartilhadaNão apareça de mãos vaziasSeja (bastante) pontualRespeite as “políticas” do anfitriãoBeba com responsabilidadeEvite comportamentos desrespeitosos comunsExpresse sua gratidão

Dei uma festa para cerca de 25 pessoas este ano e fiquei surpresa que apenas um convidado se ofereceu para trazer algo. Como boa anfitriã, providenciei diversos petiscos e bebidas. Mesmo assim, notei essa gafe como mais um sinal de que algumas pessoas podem estar se esquecendo de regras básicas para serem bons convidados.

Chegar de mãos vazias, deixar bagunça para trás, se atrasar por horas — comportamentos como esses refletem, na melhor das hipóteses, desatenção ou falta de tempo, e, na pior, egoísmo ou arrogância.

Leia Mais

  • Quando desmontar a árvore de Natal? Veja o que dizem as tradições

    Quando desmontar a árvore de Natal? Veja o que dizem as tradições

  • O que comer e beber para aliviar a ressaca? Especialista explica

    O que comer e beber para aliviar a ressaca? Especialista explica

  • Final de ano pode ser estressante; veja como lidar melhor com essa época

    Final de ano pode ser estressante; veja como lidar melhor com essa época

“Estamos vivendo um momento interessante”, disse Gina Jokilehto, proprietária e diretora criativa da Shi Shi Events, uma empresa de planejamento e design de casamentos em Cleveland, Ohio.

“Acho que o que começou culturalmente durante a pandemia ainda está se refletindo em nossas vidas hoje, e simplesmente não somos tão conscientes socialmente como costumávamos ser”, acrescentou Jokilehto. “E quando você não pratica, é difícil ser bom em alguma coisa, não é?”

A especialista em etiqueta Myka Meier ouve diariamente a frustração dos anfitriões.

“Temos uma série anônima de perguntas feitas por um amigo no Instagram que recebe literalmente centenas de pedidos por semana”, disse Meier, fundadora da escola de etiqueta Beaumont, na cidade de Nova York.

Hospedar alguém envolve um grande esforço mental, financeiro e físico. Portanto, os convidados devem ser gratos por isso e estar cientes de seu próprio papel nessa relação de troca, disse Jokilehto. A etiqueta adequada se resume a considerar como algo que você diz ou faz pode afetar os outros e agir de acordo, pontuou Meier.

Às vésperas das festas de fim de ano, conversei com esses especialistas para obter dicas sobre os meandros da etiqueta em festas e quando exceções são apropriadas.

O primeiro passo para ser um bom convidado começa muito antes do encontro: confirme sua presença até o prazo estipulado pelo anfitrião. A confirmação, abreviação de “répondez s’il vous plaît”, uma expressão francesa que significa “por favor, responda”, informa ao anfitrião a quantidade de comida, bebida e outros itens que ele precisará comprar e preparar. Se você confirmar presença após o prazo, por favor, não se ofenda se sua presença for recusada ou se não houver tanta informação quanto a dos outros convidados. Quem dorme, perde!

Sua parte na refeição compartilhada

Em festas no estilo “cada um traz um prato” que frequentei, notei que muitas pessoas simplesmente passam na loja para comprar bebidas ou sobremesas em vez de se oferecerem para trazer um acompanhamento. Não estou criticando essas contribuições, mas quando muitos convidados fazem isso, acaba havendo um efeito espectador que resulta em uma refeição extremamente desequilibrada.

Levar um acompanhamento não significa que você precise cozinhar; apenas requer um pouco mais de planejamento sobre quais alimentos podem combinar com a ocasião. Você pode comprar purê de batatas para micro-ondas na mesma loja onde compraria os brownies. E pense nas necessidades específicas da sua reunião. Certa vez, levei uma tábua de frios para a festa de Halloween de um amigo, onde quase todos estavam um pouco alterados, e ela foi devorada em 20 minutos. Os únicos outros petiscos que havia eram batatas fritas e doces.

Meier e Jokilehto, no entanto, argumentam que, na fase de planejamento da festa, os anfitriões devem preparar os convidados para o sucesso. Nas listas de presença, os anfitriões devem listar como opções apenas os itens que realmente precisam que os convidados tragam, como acompanhamento, bebidas e sobremesa. Os anfitriões devem se encarregar dos pratos principais e dos utensílios, como carnes, pratos, talheres e outros.

Não apareça de mãos vazias

Mesmo que a festa não seja do tipo “cada um traz um prato”, você sempre deve perguntar ao anfitrião se há algo que você deva levar, concordam os especialistas. Você pode até fazer isso pouco antes de ir ao evento, caso eles tenham alguma necessidade de última hora. Se disserem “não”, não insista. Se disserem que você pode levar uma comida específica, leve-a em um prato e com os utensílios necessários para servi-la, disse Jokilehto.

Para ocasiões especiais como jantares ou festas de fim de ano, leve um pequeno presente para o anfitrião como forma de agradecimento — como uma garrafa de vinho, uma caixa de chocolates, um cartão, uma vela ou algo que você saiba que ele(a) vai gostar, disseram Meier e Jokilehto. Mas não espere que ele(a) sirva o presente na festa.

O presente que você der não deve ser um fardo, acrescentaram. Por exemplo, flores são lindas, mas podem distrair se você não as trouxer em um vaso e obrigar o anfitrião a resolver esse problema.

Seja (bastante) pontual

Obviamente, você deve chegar na hora, pois isso é uma questão de respeito e ajuda a evitar que o evento atrase.

Chegar com cinco a 15 minutos de atraso é aceitável e provavelmente considerado pela maioria dos anfitriões como perfeitamente pontual, disseram Meier e Jokilehto. Concordo — na verdade, muitas vezes fico apavorada com a possibilidade de convidados chegarem cedo e acho pior do que o atraso, já que geralmente estou tentando freneticamente terminar de arrumar a comida, limpar ou decorar nos últimos momentos antes do início programado do evento.

Faça o possível para se planejar com antecedência e não se atrase mais de 15 minutos, a menos que os anfitriões da festa tenham dito que você pode chegar a qualquer hora. Se você for se atrasar, avise os anfitriões.

Respeite as “políticas” do anfitrião

Respeitar os desejos do seu anfitrião em relação à forma como ele administra a sua casa também é importante.

Uma das primeiras regras que você deve respeitar é a de não usar sapatos. Pergunte sobre isso ou observe se há sapatos perto da porta, comenta Jokilehto. Eu levo meias por precaução. Se você for o anfitrião, fornecer meias pode ser apreciado.

Se o anfitrião disser que fumar é proibido ou permitido apenas em certas áreas, respeite isso, disse Jokilehto. Isso também pode se aplicar a quem usa cigarro eletrônico — vocês não são tão discretos quanto pensam.

Não leve um acompanhante sem permissão — é desrespeitoso e pode até deixar o anfitrião desconfortável. Para encontros informais ou maiores, como noites de jogos ou festas de Halloween, pedir para levar um acompanhante ao confirmar presença pode ser aceitável, disse Meier. Mas o pedido também pode colocar os anfitriões em uma situação delicada se eles só puderem acomodar ou tiverem orçamento limitado para receber convidados. Ao mesmo tempo, você conhece seus amigos melhor do que ninguém, então aja com cautela e seja compreensivo se a resposta for “não”.

Beba com responsabilidade

Bebidas alcoólicas certamente podem aumentar o espírito festivo de muitas pessoas. Mas o que não é tão divertido é quando você se empolga demais e acaba vomitando da varanda, quebrando coisas ou agindo de forma inadequada. (Anfitriões, vocês também têm sua parcela de culpa se estiverem servindo muito mais álcool do que comida.)

Não há nada pior do que um hóspede desorganizado em qualquer sentido, disse Jokilehto — seja com suas emoções, sua comida, sua bebida ou qualquer outra coisa.

Então, caro cliente, conheça a si mesmo. Jokilehto recomenda que você considere a quantidade de bebidas que consegue tolerar, com e sem comida, antes de ultrapassar esse limite. Beber qualquer quantidade com o estômago vazio é pedir para ter problemas. Você também pode comer antes para se preparar. Alternar coquetéis com copos de água também pode ajudar. E se você não sabe qual é a sua tolerância, depois de terminar uma bebida, espere de 40 a 60 minutos para ver como se sente antes de pedir outra.

Pensar no futuro também é importante quando a noite está chegando ao fim — se você tomar mais uma taça de vinho, estará sóbrio daqui a uma hora, quando for hora de dirigir para casa? Ou vai ficar na mão do seu anfitrião, esperando secretamente que ele diga que você pode dormir lá? Baixe o aplicativo de transporte por aplicativo no seu celular, só por precaução.

Evite comportamentos desrespeitosos comuns

O que você faz quando vai a uma festa? Ver outras pessoas! Então, para começar, não fique constantemente absorto no seu celular, pois isso pode fazer com que os outros se sintam desimportantes. Além disso, nem tudo precisa virar conteúdo para as redes sociais — você não vai morrer se seus seguidores do Instagram não virem que você está se divertindo. Tirar algumas fotos de vez em quando não tem problema, desde que os outros não se importem, mas, fora isso, guarde o celular, disse Jokilehto.

Em segundo lugar, seja consciente do tamanho das porções. Não repita a porção até que todos os outros tenham sido servidos. Se quiser o último pedaço, pergunte às pessoas à sua esquerda e à sua direita se elas também querem antes de se servir.

Crianças são permitidas? Se não estiver claro, pergunte se a festa é apenas para adultos. Caso leve crianças, lembre-se de que a presença de outros adultos não lhe dá automaticamente a noite de folga. Você é responsável por elas o tempo todo, disse Jokilehto. Dependendo da idade, levar um brinquedo que não faça bagunça, não seja barulhento ou antissocial.

Além disso, festas com convidados de diferentes origens não são o momento apropriado para discutir tópicos potencialmente controversos. Limite-se a assuntos neutros e descontraídos, aconselha Jokilehto. E seja um bom conversador, demonstrando curiosidade sobre a vida dos outros. Precisa de uma sugestão de como começar? Pergunte a outro convidado como ele conhece o anfitrião.

Por fim, não se demore. Se o convite não especificar um horário de término — o que é uma boa ideia para os anfitriões —, saber a hora de ir embora pode ser difícil às vezes. Mas sair cerca de meia hora depois da sobremesa ou do chá ser servido é uma boa regra geral, disse Meier. Se o anfitrião estiver bocejando muito, apagando as velas, guardando a comida ou agradecendo pela sua presença, esses são outros sinais de que é hora de ir embora.

Pessoalmente, também acho que todos precisamos evitar esperar que as pessoas percebam sinais passivos e não verbais, como bocejar, e depois ficar chateados quando isso não acontece. Às vezes, as pessoas precisam de comunicação clara. Se eu preciso ir dormir, aviso meus hóspedes e eles não levam para o lado pessoal.

Expresse sua gratidão

Ao sair de uma festa — depois de, idealmente, ter arrumado tudo e se oferecido para ajudar — sempre agradeça ao anfitrião por tê-lo recebido e elogie qualquer coisa que tenha gostado.

Meier sempre envia uma mensagem de texto ou um bilhete escrito à mão de agradecimento aos anfitriões no dia seguinte, mesmo que o convite tenha sido apenas para uma salada. “Leva segundos”, acrescentou, “e faz com que a pessoa se sinta grata pelo esforço. Não há desvantagem alguma.”

Todas essas dicas podem parecer muito trabalho. Mas seu anfitrião também se esforçou bastante para receber e facilitar a convivência, o que é especialmente desafiador no período pós-pandemia. Aprender a tratar os outros e retribuir o respeito e a gentileza que seu anfitrião teve a gentileza de demonstrar vale a pena — e também pode garantir que você seja convidado novamente.

Como lidar com a ansiedade alimentar durante as festas de fim de ano

 

You Might Also Like

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é solta após pagar fiança nos EUA 

BBB 26: Alberto Cowboy troca R$10 mil por informação privilegiada no jogo 

App DF no Ponto pode ser utilizado para denúncias de violência sexual

Estrela do esqui disputará Olimpíada de Inverno apesar de lesão no joelho 

Primeira fase de matrícula para a USP começa nesta quarta-feira (4) 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Cavalo Caramelo da Praia Grande cai em bueiro e é resgatado pelos bombeiros 

16 de janeiro de 2025
Fux libera para julgamento caso de mulher que escreveu em estátua do STF 
Esmeralda baiana vai a leilão com lance inicial de R$ 105 milhões 
Novorizontino x Corinthians: horário e onde assistir ao jogo do Paulistão 
Marcelo Werner fala sobre a migração de lideranças de facções para outros estados após trabalho da polícia baiana
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?