By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário 
outros

Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário 

Última atualização: 8 de maio de 2025 16:59
Published 8 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Na terça-feira (6), durante reunião com representantes do governo Trump, técnicos do Ministério da Justiça afirmaram que, para o Brasil, não é possível classificar grupos como o Comando Vermelho como organizações terroristas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário no site CNN Brasil.  Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Polícia CNN Brasil

Contents
Leia maisCelsinho da Vila Vintém se aliou ao CV e à milícia, revela investigaçãoNeta de Celsinho da Vila Vintém denuncia agressão da polícia durante prisãoQuem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, delegado Victor Santos, criticou o governo federal por não defender a classificação do Comando Vermelho (CV) como organização terrorista. Segundo ele, Brasília ignora a realidade da violência no estado e se recusa a reconhecer a gravidade dos ataques promovidos pela facção.

“O governo federal não poderia falar sobre um assunto que talvez nem conheça, porque não conhece a realidade do Rio de Janeiro, porque não quer. A realidade do Rio é conhecida por todos aqueles que moram aqui”, afirmou Santos.

As declarações foram feitas nesta quinta-feira (8), durante coletiva de imprensa sobre a prisão de Celsinho da Vila Vintém, apontado como chefe da facção Amigos dos Amigos (ADA). Celsinho é suspeito de se aliar ao CV para ampliar o domínio territorial da quadrilha na zona oeste da capital fluminense.

Leia mais

  • Celsinho da Vila Vintém se aliou ao CV e à milícia, revela investigação

    Celsinho da Vila Vintém se aliou ao CV e à milícia, revela investigação

  • Neta de Celsinho da Vila Vintém denuncia agressão da polícia durante prisão

    Neta de Celsinho da Vila Vintém denuncia agressão da polícia durante prisão

  • Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

    Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

Para o secretário, o Comando Vermelho atua com métodos que se assemelham aos de organizações terroristas internacionais.

“O CV hoje é a facção que mais enfrenta o Estado, e nós vamos continuar defendendo, sim, que é uma organização criminosa transnacional e terrorista.”

As críticas ocorrem no momento em que autoridades dos Estados Unidos participam de uma série de reuniões com representantes do governo brasileiro, em Brasília. Um dos temas em debate é justamente o enfrentamento a facções criminosas e possíveis acordos de cooperação internacional.

Em Washington, a gestão do presidente Donald Trump tem buscado enquadrar grupos criminosos da América Latina como organizações terroristas, à luz da legislação americana. Isso já ocorreu, por exemplo, com a facção venezuelana Tren de Aragua.

Na terça-feira (6), durante reunião com representantes do governo Trump, técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmaram que, para o Brasil, não é possível classificar grupos como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. A justificativa é que, segundo a legislação nacional, esse tipo de enquadramento exige motivação religiosa, étnica ou ideológica, o que não se aplicaria diretamente às facções.

Apesar disso, o governo do Rio aposta no reconhecimento internacional. De acordo com Victor Santos, um relatório elaborado pelas inteligências da Polícia Civil e da Polícia Militar será entregue nos próximos dias a representantes do governo americano.

“O governador Cláudio Castro [PL] é um entusiasta dessa pauta e deve entregar pessoalmente o relatório. Se a classificação for aceita, o estado do Rio terá acesso a uma série de benefícios, como capacitação de agentes, acordos técnicos e bloqueios internacionais de recursos ligados ao crime organizado”, explicou o secretário.

Ele também destacou o alcance global de uma eventual decisão dos EUA. “Com um clique, o governo americano consegue bloquear o dinheiro onde quer que esteja, sob suspeita de ligação com uma organização criminosa e, principalmente, terrorista.”

Presente à coletiva, o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, reforçou o argumento de que o CV pratica atos típicos de narcoterrorismo. Para ele, as ações da facção ultrapassam os limites do crime comum.

“Quem atira a esmo na direção de mulheres grávidas, crianças e trabalhadores para impedir uma operação policial… isso é o quê, senão narcoterrorismo?”, questionou. “Quem impõe um tribunal do tráfico, julga e executa pessoas diante da comunidade, impede ambulâncias e coleta de lixo… isso é terrorismo.”

Curi também relembrou um ataque ocorrido em outubro do ano passado, quando criminosos ligados ao Complexo de Israel mataram três civis durante uma ofensiva contra a polícia. “O que aconteceu ali não foi confronto. Foi execução. Isso é narcoterrorismo”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo ignora realidade ao não chamar CV de terrorista, diz secretário no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Proprietária de bar é presa por fornecimento de bebidas alcóolicas; entenda

“Racista desgraçada”: fãs exaltam cena de Eunice batendo em Odete Roitman 

Justiça bate martelo sobre horário de distribuidoras de bebidas no DF

Itália vence Eslovênia e vai à final da Liga das Nações Masculina 

Crew-11, da SpaceX, chega à Estação Espacial Internacional 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Propriedade intelectual e tecnologias quânticas

30 de março de 2025
Polícia encontra estufa com mais de 800 pés de maconha no Rio de Janeiro 
Donos de clínica de reabilitação são presos por morte e roubo de paciente 
Abel é absolvido no STJD e comandará Palmeiras contra o Mirassol 
Atlético Nacional x Bahia: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?