By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Índia x Paquistão: Entenda como países nucleares chegaram a cessar-fogo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Índia x Paquistão: Entenda como países nucleares chegaram a cessar-fogo 
outros

Índia x Paquistão: Entenda como países nucleares chegaram a cessar-fogo 

Última atualização: 12 de maio de 2025 13:42
Published 12 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Representantes das duas nações ainda vão discutir como garantir “longevidade do acordo”; EUA tiveram envolvimento em negociações
Este conteúdo foi originalmente publicado em Índia x Paquistão: Entenda como países nucleares chegaram a cessar-fogo no site CNN Brasil.  Internacional, Caxemira, conflito, Estados Unidos, Índia, Paquistão CNN Brasil

Contents
Leia MaisRússia ataca Ucrânia à noite mesmo após proposta de cessar-fogo, diz KievIsrael não se compromete com cessar-fogo, apenas libertação de refémZelensky diz estar pronto para reunião com Putin, mas apela por cessar-fogo

A Índia e o Paquistão travaram os combates mais intensos em décadas com quatro dias de conflito que incluiu caças, mísseis e drones carregados com explosivos. Terminou quase tão abruptamente como começou.

Novos detalhes revelam como uma enxurrada de telefonemas e a diplomacia finalmente trouxeram uma trégua entre os vizinhos com armas nucleares e inimigos históricos.

E enquanto as contas da Índia e do Paquistão diferem em alguns detalhes, ambos os lados concordam que o avanço começou a vir na tarde de sábado (10).

O cessar-fogo entre Islamabad e Nova Délhi, que de acordo com autoridades paquistanesas estava em andamento há vários dias, foi acordado depois que uma mensagem foi enviada por um alto funcionário militar paquistanês para seu homólogo indiano, de acordo com militares da Índia, oferecendo novos detalhes sobre como o acordo inesperado foi feito.

Em um briefing no domingo (11), o diretor-geral das operações militares da Índia disse que enquanto os oficiais estavam se amontoando no sábado (10) “para jogar a guerra” contra os ataques matinais do Paquistão, ele recebeu uma mensagem de seu homólogo no Paquistão buscando comunicações.

Os militares paquistaneses confirmaram no domingo (11) que se aproximaram, mas disseram que contataram intermediários sobre um cessar-fogo com a Índia. Eles não especificaram quais os países, embora um funcionário paquistanês envolvido nas conversações tenha dito à CNN que eram os Estados Unidos os responsáveis por fazerem chamadas importantes no sábado (10).

Durante uma chamada, realizada às 15h35 hora local, um acordo de cessar-fogo foi alcançado, de acordo com o diretor geral das operações militares da Índia, Tenente General Rajiv Ghai. Ele disse que uma nova chamada será realizada para “discutir as modalidades que permitirão a longevidade” do acordo. O Paquistão não confirmou se houve ou não uma chamada, mas o oficial envolvido nos esforços diplomáticos disse que o Paquistão recebeu “garantias” não especificadas dos EUA de que a Índia respeitaria o cessar-fogo.

Os últimos detalhes de como o acordo foi alcançado, que foi anunciado pela primeira vez pelo presidente dos EUA, Donald Trump, dá a imagem mais clara ainda de como Islamabad e Nova Délhi se comunicaram diretamente para chegar a um acordo sobre o fim do conflito em espiral em meio à crescente pressão internacional.

Na Truth Social, Trump disse no sábado que os EUA haviam negociado um fim para a guerra e parabenizou os líderes de ambos os países por “usar o senso comum e grande inteligência.” Enquanto Islamabad elogiou o envolvimento dos EUA, Nova Délhi minimizou – disposta a retratar o cessar-fogo como uma vitória e dizendo que os vizinhos haviam trabalhado juntos “diretamente” na trégua.

O diretor-geral das operações militares da Índia, Ghai, disse que a Índia se aproximou de Islamabad na quarta-feira após seus ataques iniciais para “comunicar nossas compulsões de atacar o coração do terror.”

A Índia fez um pedido – que não foi especificado – que foi “bruscamente rejeitado com uma sugestão de que uma resposta severa era inevitável e em perspectiva”, disse Ghai aos repórteres. O exército paquistanês disse que foi abordado pela Índia no início da semana em relação a um cessar-fogo.

“Os indianos pediram um cessar-fogo após o 8 e 9 de maio, depois que eles começaram sua operação. Nós dissemos a eles que vamos nos comunicar de volta após nossa retribuição”, disse o Major-General do Paquistão Ahmed Sharif Chaudhry durante uma conferência de imprensa no domingo (11). Após a operação militar do Paquistão, “alcançamos os interlocutores internacionais e respondemos ao pedido de cessar-fogo”, disse ele.

Leia Mais

  • Rússia ataca Ucrânia à noite mesmo após proposta de cessar-fogo, diz Kiev

    Rússia ataca Ucrânia à noite mesmo após proposta de cessar-fogo, diz Kiev

  • Israel não se compromete com cessar-fogo, apenas libertação de refém

    Israel não se compromete com cessar-fogo, apenas libertação de refém

  • Zelensky diz estar pronto para reunião com Putin, mas apela por cessar-fogo

    Zelensky diz estar pronto para reunião com Putin, mas apela por cessar-fogo

Falando na quarta-feira, após os ataques iniciais da Índia, um funcionário paquistanês envolvido em esforços de diplomacia disse que o Paquistão está engajado com os EUA e que espera que essas conversas tragam resultados positivos.

Ele disse que o Paquistão vai dar uma chance à diplomacia e adiar a retaliação enquanto os EUA e outros tentam a diplomacia – embora a Índia tenha afirmado que o Paquistão repetidamente disparou drones e artilharia em seu território, algo que Islamabad tem negado vigorosamente.

O oficial paquistanês disse que ficaram chocados quando a Índia atacou várias bases aéreas paquistanesas no início da manhã de sábado, pois achavam que a diplomacia ainda estava em jogo. O Paquistão revidou imediatamente, disse ele, com mais força do que o planejado anteriormente.

Os militares do Paquistão chamaram os ataques em várias bases militares indianas de “olho por olho” e disseram que eles visavam as bases aéreas indianas usadas para lançar mísseis sobre o Paquistão.

As greves escalonadas de ambos os lados forçaram os esforços diplomáticos existentes em alta velocidade – incluindo pelos Estados Unidos, China e Arábia Saudita – para intermediar um fim aos combates.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse em um comunicado que ele e o vice-presidente JD Vance conversaram com a liderança política e militar na Índia e no Paquistão para garantir um acordo antes que a situação se deteriorasse ainda mais.

Vance pressionou o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para encontrar uma “saída” potencial para suavizar as tensões, de acordo com várias fontes do ministério das Relações Exteriores da Índia. Modi ouviu, mas não se comprometeu, disseram as fontes.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, também falou separadamente com altos funcionários na Índia e no Paquistão e expressou o apoio de Pequim a um cessar-fogo, de acordo com leituras do Ministério das Relações Exteriores da China.

Pouco antes das 9h da manhã no sábado (10), no horário de Brasília, por volta das 17h na Índia e no Paquistão, Trump anunciou o cessar-fogo na Truth Social, escrevendo: “Depois de uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo COMPLETO E IMEDIATO.”

Logo após o anúncio de Trump, ambos os lados confirmaram a trégua.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse que o acordo foi elaborado “diretamente entre os dois países”, minimizando o envolvimento dos EUA e contradizendo a afirmação de Trump.

Mas as autoridades paquistanesas encheram de elogios Washington. “Agradecemos ao presidente Trump por sua liderança e papel proativo para a paz na região”, disse o primeiro-ministro Shehbaz Sharif.

Uma fonte paquistanesa familiarizada com as negociações disse à CNN que os EUA – e Rubio em particular – foram fundamentais para fechar o acordo, pintando um quadro de negociações que estavam em dúvida com confiança em baixa maré e ataques de mísseis da Índia apenas diminuindo nas últimas horas antes da trégua ser confirmada.

Não é de surpreender que estes rivais dêem relatos contraditórios sobre como foi feito o acordo.

A Índia, que se vê como uma superpotência regional, há muito tempo tem resistido à mediação internacional, enquanto o Paquistão, que é fortemente dependente da ajuda externa, tende a recebê-la, dizem os analistas.

O mais recente relato dos militares indianos sobre o que aconteceu levanta novas questões quanto ao papel exato de Washington na negociação da trégua.

Para a Índia e o Paquistão, a trégua – que em grande parte parece estar sendo mantida apesar das primeiras acusações de violação do acordo um pelo outro – trouxe alívio muito necessário para ambos os lados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índia x Paquistão: Entenda como países nucleares chegaram a cessar-fogo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Ex-goleiro do Bahia vence desafio nos EUA e ganha cinturão como prêmio

Antonio Brito é o único baiano com 100% de presença na Câmara

Zac Efron e irmão aparecem jogando golfe sem camisa e agitam a web; assista

Governo do Estado homologa licitação para Terminal Turístico e Rodoviário da Chapada Diamantina

Pablo Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Simony mostra tratamento de câncer e recebe apoio de fãs 

10 de dezembro de 2024
É preciso fazer ajuste fiscal, mas sobre quem tem privilégio, diz Alckmin 
Torcida do Bahia é alvo de agressões no Uruguai durante partida contra o Nacional pela Libertadores
Vídeo! Advogada é presa por espancar cadela a vassouradas; confira
Dia da Mulher: filme sobre freira presa na ditadura tem exibição gratuita 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?