Repatriação aconteceu por meio do programa americano CBP Home, que promete pagar até US$ 1.000 para quem o utilizar
Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeiro grupo de imigrantes “autodeportados” dos EUA chega em Honduras no site CNN Brasil. Internacional, Deportação, Donald Trump, Estados Unidos, Honduras, Imigrantes CNN Brasil
O primeiro grupo de hondurenhos que retornaram voluntariamente por meio do programa CBP Home, dos Estados Unidos, chegou na segunda-feira (19) ao Aeroporto Internacional Ramón Villeda Morales, em Honduras.
Um total de 38 pessoas desembarcaram, das quais 19 eram menores de idade, incluindo quatro crianças nascidas nos EUA e uma de nacionalidade mexicana, segundo o veículo de comunicação hondurenho La Prensa.
O CBP Home, que os migrantes acessam por meio de um aplicativo, faz parte de um programa do Departamento de Segurança Interna dos EUA que oferece aos migrantes suporte financeiro e documental para facilitar a viagem de volta ao país de origem ou a outro país onde tenham status legal.
Cada hondurenho retornado por meio deste programa recebe um cartão de US$ 1.000 após a confirmação, pelo aplicativo, de que o retorno foi concluído, conforme o site do Departamento de Segurança Interna.
Os repatriados hondurenhos também recebem assistência do governo do país para facilitar a reintegração, explicou o diretor de Migração e Relações Exteriores, Wilson Paz.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeiro grupo de imigrantes “autodeportados” dos EUA chega em Honduras no site CNN Brasil.