By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Pentágono aceita jato do Catar que será usado por Donald Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Pentágono aceita jato do Catar que será usado por Donald Trump 
outros

Pentágono aceita jato do Catar que será usado por Donald Trump 

Última atualização: 21 de maio de 2025 14:52
Published 21 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pentágono aceita Boeing 747 doado pelo Catar para uso de Trump, mas acordo ainda está em negociação e jato passará por adaptações de segurança e missão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pentágono aceita jato do Catar que será usado por Donald Trump no site CNN Brasil.  Internacional, Avião, Catar, Donald Trump, Estados Unidos CNN Brasil

Contents
Leia Mais:Ramaphosa rebate Trump sobre “genocídio” de brancos na África do SulUE define plano para remover barreiras comerciais em meio a novas tarifasTrump cobra líder sul-africano por acusação de “genocídio” de brancos

O secretá.rio de Defesa, Pete Hegseth, aceitou um Boeing 747 do Catar que o presidente Donald Trump usará assim que o Pentágono o atualizar para incluir “medidas de segurança adequadas e requisitos de missão funcional”, de acordo com um porta-voz do Departamento de Defesa

“O Secretário de Defesa aceitou um Boeing 747 do Catar em conformidade com todas as regras e regulamentos federais”, disse o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, em um comunicado nesta quarta-feira (21).

“O Departamento de Defesa trabalhará para garantir que medidas de segurança adequadas e requisitos de missão funcional sejam considerados para uma aeronave usada para transportar o presidente dos Estados Unidos”, completou o porta-voz.

Leia Mais:

  • Ramaphosa rebate Trump sobre “genocídio” de brancos na África do Sul

    Ramaphosa rebate Trump sobre “genocídio” de brancos na África do Sul

  • UE define plano para remover barreiras comerciais em meio a novas tarifas

    UE define plano para remover barreiras comerciais em meio a novas tarifas

  • Trump cobra líder sul-africano por acusação de “genocídio” de brancos

    Trump cobra líder sul-africano por acusação de “genocídio” de brancos

Uma pessoa familiarizada com as discussões, no entanto, respondeu que o acordo ainda não foi finalizado e que as conversas entre as equipes jurídicas estão em andamento.

Parnell não respondeu se o governo havia pago pelo jato e encaminhou quaisquer perguntas adicionais sobre a transferência à Força Aérea dos EUA. A CNN entrou em contato com a Embaixada do Catar em Washington para obter comentários.

Questionado na quarta-feira sobre os relatos de que o Pentágono havia aceitado o jato, Trump disse aos repórteres que o Catar está “dando um jato à Força Aérea dos Estados Unidos, ok, e isso é uma coisa ótima”.

O primeiro-ministro do Catar disse à Bloomberg na segunda-feira (19) que “a história deste avião é uma transação do Ministério da Defesa para o Departamento de Defesa que é feita com total transparência e de forma muito legal, e é parte da cooperação que sempre fizemos juntos por décadas”.

Na terça-feira (20), o secretário da Força Aérea, Troy Meink, e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David Allvin, disseram aos legisladores que Hegseth havia orientado a Força Aérea a começar a planejar a modificação do avião.

“O Secretário de Defesa orientou a Força Aérea a basicamente começar a planejar a modificação da aeronave”, disse Meink. “Estamos preparados para isso.”

Um porta-voz da Força Aérea disse à CNN que “conforme orientado pelo Secretário de Defesa, a Força Aérea está se preparando para conceder um contrato para modificar uma aeronave Boeing 747 para transporte aéreo executivo. Os detalhes relacionados ao contrato são confidenciais”.

As discussões ativas sobre a transferência do jato do Catar para o governo Trump, que foram divulgadas publicamente no início deste mês, provocaram furor político, já que democratas e vários republicanos influentes, que normalmente são apoiadores ferrenhos do presidente, disseram que se opunham ao possível acordo por questões éticas.

Trump repetidamente promoveu o avião como um possível substituto para o Air Force One e, em seu site de mídia social Truth Social, ele o descreveu como um “Presente, gratuito”, do Catar.

Mas a CNN informou que foi o governo Trump que primeiro abordou o Catar para perguntar sobre a aquisição do Boeing 747.

Depois que Trump assumiu o cargo em janeiro, a Força Aérea contatou a Boeing e foi informada de que a empresa não seria capaz de entregar os novos jatos que estava construindo para substituir os antigos aviões presidenciais por mais dois anos.

O governo Trump, no entanto, queria um avião substituto muito mais rápido, e a Força Aérea estava explorando diferentes opções para isso. Ao mesmo tempo, Trump encarregou seu enviado para o Oriente Médio, Steve Witkoff, de encontrar uma lista de aviões viáveis, disse um alto funcionário da Casa Branca à CNN.

Após o envolvimento da Força Aérea com a empresa, a Boeing forneceu às autoridades de defesa dos EUA uma lista de outros clientes ao redor do mundo com aviões que poderiam trabalhar nesse meio tempo, e o Catar foi um deles, informou a CNN.

O Pentágono iniciou as discussões com o Catar após saber que a Casa Branca apoiava a ideia, e Witkoff ajudou a facilitar as conversas iniciais, disse o funcionário da Casa Branca. Mas a Força Aérea inicialmente tinha a impressão de que qualquer transação com os catarianos envolveria a venda do avião — não uma doação, disseram autoridades de defesa.

Além das questões éticas e legais, adaptar e instalar os equipamentos de segurança e comunicação necessários em um avião de segunda mão de outro governo, mesmo que seja amigo, é uma tarefa monumental.

Autoridades atuais e antigas disseram à CNN que isso poderia levar dois anos e custar muito mais do que o próprio avião vale. As agências de espionagem e segurança dos EUA encarregadas da reforma precisariam essencialmente desmontar a aeronave, deixando-a apenas com a estrutura e reconstruí-la com o equipamento necessário.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pentágono aceita jato do Catar que será usado por Donald Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

CV: 93 fuzis apreendidos abalam facção com prejuízo de R$ 12,8 milhões

Atriz de Stranger Things acusa colega de elenco de assédio e bullying

Prejuízo milionário do CV após a megaoperação no RJ é divulgado; imagens impressionam

Sacha Bali vence Davi Brito em luta no Fight Music Show 7; ASSISTA

Carf afasta autuação por suposta ocultação de importadores de petróleo

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“Nem sempre agradaremos a todos”, diz Alcolumbre em discurso de vitória 

1 de fevereiro de 2025
Lavagem do Bonfim: Confira como será empregado o esquema de segurança para o cortejo
Governo Trump quer enviar centenas de crianças de volta para Guatemala 
Roma x Sampdoria: horário e onde assistir ao jogo da Copa da Itália 
Governo de SP anuncia R$ 150 mi em crédito agrícola durante Agrishow 2025 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?