Além da Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão também anunciaram a regionalização da suspensão. Esses foram os primeiros países a reverterem os bloqueios desde o início dos embargos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia retoma compras de frango do Brasil, mas mantém embargo ao RS no site CNN Brasil. Negócios, CNN Brasil Money, Gripe Aviária CNN Brasil
A Rússia reverteu parcialmente a suspensão imposta às importações de frangos do Brasil e voltou a autorizar a compra de granjas localizadas fora do Rio Grande do Sul.
A informação foi confirmada à CNN na tarde desta quarta-feira (21) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A decisão foi oficializada após reuniões técnicas entre as autoridades sanitárias dos dois países.
Além da Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão também anunciaram a regionalização da suspensão. Esses foram os primeiros países a reverterem os bloqueios desde o início dos embargos, motivados pela confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS).
A decisão foi recebida com otimismo pelo governo brasileiro. Segundo técnicos do Mapa ouvidos pela CNN, a rápida adoção da regionalização por parte desses países, aliada à contenção eficiente do foco da doença, fortalece os argumentos do Brasil nas negociações com outros mercados que ainda mantêm restrições.
Também nesta quarta-feira, os Emirados Árabes Unidos anunciaram a adoção de uma restrição regionalizada, suspendendo apenas as importações de carne de frango provenientes do município de Montenegro.
Resposta rápida do governo
A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o Mapa já estava preparado para a situação.
O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência.
Na Europa, apenas em 2025, mais de 200 casos foram registrados.
A percepção da Agricultura era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.
O ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.
Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas — mercados importantes para a balança comercial do setor.
O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.
IR 2025: veja como elevar restituição com gastos de saúde e educação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia retoma compras de frango do Brasil, mas mantém embargo ao RS no site CNN Brasil.