Os temas que cercam a revolução tecnológica no mercado financeiro e de pagamentos estarão em debate no 4º Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pagamentos (Abipag) 2025, a ser realizado em 29 de maio, em Brasília. A cobertura do encontro estará disponível no JOTA.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
Entre os assuntos a serem abordados estão as perspectivas globais dos pagamentos na era da inteligência artificial (IA), o papel do open finance e do pix para a ampliação do crédito e a modernização do mercado financeiro com a reforma tributária e o split payment. Os debates sobre as oportunidades e os desafios desse ambiente repleto de novidades serão feitos por autoridades governamentais, acadêmicos e especialistas no assunto.
O congresso foi organizado em sete painéis, além da abertura e do encerramento. Já confirmaram presença Alexandre Cordeiro, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); os conselheiros Carlos Jacques e Diogo Thomson; o superintendente-geral da autarquia, Alexandre Barreto; os diretores do Banco Central, Renato Gomes, Gilneu Vivan e Ailton Aquino; o Procurador-Geral do Banco Central, Cristiano Cozer; Gustavo José de Guimarães e Souza, Secretário Executivo do Ministério do Planejamento; e Bernard Appy, secretário Extraordinário da reforma tributária.
Para acompanhar os debates, estarão entre o público representantes de instituições de pagamento, instituições financeiras, fintechs e de associações setoriais nacionais e internacionais da indústria financeira, do varejo e dos consumidores.
Conheça a programação
4º Congresso de Regulação e Concorrência no Mercado Financeiro
9h: Abertura
10h: O papel do Open Finance e do Pix para Ampliação do Crédito no Brasil
11h: Governança em Arranjos de Cartão: Gestão de Riscos e Competitividade
12h: O FGC e a Estabilidade do Sistema Financeiro
14h: Interoperabilidade nos Pagamentos do Setor de Refeição e Alimentação
15h: Reforma Tributária e Split Payment: Modernização e Neutralidade
16h: Coffee Break
16h30: Pagamentos na Era da IA: Brasil e Perspectivas Globais
17h30: Acesso a Dados para Segurança do Ecossistema Financeiro
18h30: Mesa de encerramento