By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Deputados do DF repudiam Trump após alertas sobre Ceilândia e Paranoá
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Deputados do DF repudiam Trump após alertas sobre Ceilândia e Paranoá
outros

Deputados do DF repudiam Trump após alertas sobre Ceilândia e Paranoá

Última atualização: 31 de maio de 2025 02:00
Published 31 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A recomendação da Embaixada dos Estados Unidos para que cidadãos norte-americanos evitem quatro das regiões administrativas do Distrito Federal — Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa Maria — provocou indignação entre parlamentares da Câmara Legislativa (CLDF). Deputados que representam essas comunidades classificaram a medida como “equivocada”, “preconceituosa” e sem respaldo nos dados de segurança pública do DF.

Contents
Leia tambémPor que EUA os pedem que americanos não visitem Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa MariaOrientações
Leia também
  • Distrito Federal

    Por que EUA os pedem que americanos não visitem Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa Maria

A deputada distrital Doutora Jane (MDB), que atuou por anos como delegada de polícia na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), afirma que não há justificativa técnica para que a região figure na lista de áreas consideradas de “alto risco” pela representação diplomática americana.

“Fui delegada de polícia com atuação no Paranoá e hoje represento essa comunidade como deputada distrital. Conheço de perto suas potencialidades, suas instituições e sua gente. Não há dados da segurança pública que sustentem essa exclusão”, afirmou.

Com dados recentes da Secretaria de Segurança Pública do DF, Jane rebate a pecha de cidade violenta que recai sobre o Paranoá. “Os homicídios, que somaram 9 casos em 2022 e 11 em 2023, caíram para 6 em 2024 — uma redução de 50% em relação ao ano anterior. Em 2025, até o fim de maio, foram registrados apenas 3, mantendo a tendência de queda”, explica a delegada.

Ela reforça que medidas como essa apenas reforçam estigmas que dificultam o desenvolvimento social e econômico dessas localidades. “Negar a essas regiões a oportunidade de diálogo internacional, estigmatizá-las como violentas, em nada contribui para seu crescimento. Pelo contrário, as invisibiliza. Não somos periferia do ponto de vista humano, social nem político”, completou.

Na mesma linha, o deputado distrital Max Maciel (PSol) também repudiou a recomendação da embaixada, destacando que essa não é a primeira vez que o tema gera polêmica. “No ano passado, já levamos essa discussão ao plenário. É inaceitável que Ceilândia, Paranoá, São Sebastião e Santa Maria sejam tratadas como zonas de guerra. Isso é uma distorção completa da realidade”, afirmou.

O que aconteceu

  • O governo dos Estados Unidos emitiu um alerta para funcionários norte-americanos que trabalham no Brasil, recomendando que eles evitem quadro cidades do DF.
  • Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa Maria foram consideradas pelos estadunidenses como áreas de altíssimo risco.
  • A embaixada disse que funcionários do país no Brasil, que pretendem visitar tais áreas entre 18h e 6h, devem obter uma autorização especial.
  • Além disso, a administração Trump ainda pediu que cidadãos dos EUA não viajem para “favelas, vilas, comunidades ou conglomerados”.
  • De acordo com Washington, a “atividade de gangues e o crime organizado são generalizados” no Brasil.

Max ressalta que a recomendação carrega um viés social e racial. “Não é coincidência que as regiões apontadas como de altíssimo risco são justamente aquelas onde vivem majoritariamente pessoas negras e trabalhadoras. É a desigualdade sendo legitimada por uma instituição internacional”, criticou.

O parlamentar reforça que as periferias do DF são territórios de cultura, solidariedade e resistência. “A periferia não é sinônimo de violência. É sinônimo de vida, de cultura, de futuro. Não aceitamos ser retratados como ameaça”, concluiu.

Orientações

O governo dos Estados Unidos emitiu um alerta para funcionários norte-americanos que trabalham no Brasil e pediu que eles não visitem as quatro cidades do Distrito Federal, por risco de “crime e sequestro”. O comunicado da administração de Donald Trump foi divulgado nessa sexta-feira (30/5), pelo Departamento de Estado.

Para visitar as regiões administrativas, o governo norte-americano disse que funcionários do país no Brasil, que pretendem visitar tais áreas entre 18h e 6h, devem obter uma autorização especial.

Além disso, a administração Trump ainda pediu que cidadãos dos EUA não viajem para “favelas, vilas, comunidades ou conglomerados”. Eles ainda foram desaconselhados a visitarem regiões dentro de 160 km das fronteiras entre Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

O Rio de Janeiro também foi citado pela chancelaria norte-americana no comunicado. No estado, o governo dos EUA afirmou que são comuns “agressões físicas, com uso de sedativos e drogas colocas em bebidas”.

De acordo com Washington, a “atividade de gangues e o crime organizado são generalizados” no Brasil.

“Criminosos visam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Funcionários do governo dos EUA são aconselhados a não usar ônibus municipais no Brasil devido ao sério risco de roubo e agressão, especialmente à noite”, diz um trecho do alerta.

You Might Also Like

Você atendeu e desligaram? Veja os perigos que cercam o “Ghost Calls”

CNN Talks debate nesta terça (8) regulação e financiamento climático 

Homens que incendiaram Floresta Nacional de propósito viram réus

Porta arrombada e sangue no chão. Veja como ficou restaurante invadido

Sob críticas por Selic alta, Galípolo almoça com parlamentares nesta terça 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Polícia identifica autor de carta deixada após morte de avó e neta no PR 

27 de maio de 2025
PMDF prende ladrão especializado em furtar comércios na Asa Norte
Lenda do boxe sai da aposentadoria para disputar título 
Irã não acredita que acordo nuclear com os EUA seja possível, dizem fontes 
Pedágios de SP terão aumento a partir de 1º de julho; veja novos valores 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?