By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Coreia do Norte envia objetos misteriosos a navio de guerra, revelam fotos 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Coreia do Norte envia objetos misteriosos a navio de guerra, revelam fotos 
outros

Coreia do Norte envia objetos misteriosos a navio de guerra, revelam fotos 

Última atualização: 1 de junho de 2025 16:46
Published 1 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Imagem de satélite mostra o que parecem ser balões brancos flutuando sobre o navio de guerra norte-coreano que encalhou após lançamento fracassado  Internacional, Coreia do Norte, Navios de guerra CNN Brasil

Contents
Leia MaisMéxico realiza primeira eleição judicial em meio a preocupações com reformaSaiba como Ucrânia conseguiu planejar ataque contra bases aéreas na RússiaRússia lança maior ataque noturno de drones contra Ucrânia

Novas imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte posicionou o que parecem ser balões ao lado de seu navio de guerra danificado de 5.000 toneladas, que estava tombado e parcialmente submerso desde um lançamento malsucedido na semana passada.

Embora a finalidade dos objetos não esteja clara, especialistas disseram à CNN Internacional que eles poderiam ser usados ​​para ajudar a reerguer o navio ou protegê-lo dos olhares curiosos de drones.

O contratorpedeiro atingido era o mais novo navio de guerra do país e deveria ser um triunfo do ambicioso esforço de modernização naval da Coreia do Norte.

Em vez disso, um mau funcionamento no mecanismo de lançamento fez com que a popa deslizasse prematuramente para dentro da água, esmagando partes do casco e deixando a proa encalhada na pista, informou a mídia estatal KCNA, em uma rara admissão de más notícias.

Leia Mais

  • México realiza primeira eleição judicial em meio a preocupações com reforma

    México realiza primeira eleição judicial em meio a preocupações com reforma

  • Saiba como Ucrânia conseguiu planejar ataque contra bases aéreas na Rússia

    Saiba como Ucrânia conseguiu planejar ataque contra bases aéreas na Rússia

  • Rússia lança maior ataque noturno de drones contra Ucrânia

    Rússia lança maior ataque noturno de drones contra Ucrânia

O líder norte-coreano Kim Jong Un, que testemunhou o lançamento fracassado na cidade de Chongjin, no nordeste do país, chamou o ocorrido de “ato criminoso” e ordenou que o país consertasse rapidamente o navio, ainda sem nome, chamando-o de uma questão de honra nacional.

Desde então, as autoridades têm se esforçado para reparar os danos e punir os responsáveis, detendo quatro pessoas nos últimos dias, incluindo o engenheiro-chefe do estaleiro.

Analistas dizem que balões parecem estar sendo usados ​​no esforço da Coreia do Norte para consertar rapidamente o destróier.

“O que parecem ser balões foram instalados não para reflutuar o navio, mas para evitar que ele sofra mais inundações”, disse o deputado Yu Yong-weon, legislador da Assembleia Nacional da Coreia do Sul e analista militar.

O capitão aposentado da Marinha dos Estados Unidos, Carl Schuster, disse que se os objetos forem de fato balões, eles podem ter um de dois propósitos: impedir o “reconhecimento de drones de baixo a médio nível” ou reduzir o estresse da parte do navio ainda encalhada no píer.

“Essa é a área que tem maior probabilidade de ter sido danificada, sofreu os danos mais graves e permanece sob intenso estresse, enquanto a área da frente permanece fora d’água”, disse ele.

Nick Childs, pesquisador sênior de forças navais e segurança marítima no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse que a Coreia do Norte pode correr o risco de danificar ainda mais o navio se estiver usando balões para mantê-lo flutuando ou elevá-lo.

“É muito provável que o navio esteja sob bastante estresse de qualquer maneira”, e içá-lo de cima pode agravar esse estresse, disse ele.

O procedimento normal seria obter o máximo de flutuabilidade possível no navio e então içá-lo por baixo, disse Childs.

De acordo com imagens de satélite compartilhadas pela Maxar Technologies, mais de uma dúzia de objetos brancos, semelhantes a balões, foram posicionados ao redor do destróier desde 23 de maio.

Com base no formato dos objetos e no que parecem ser barbatanas de cauda, ​​eles podem ser versões menores do que conhecemos como aeronaves aeróstatas, balões com uma leve semelhança com dirigíveis, disseram especialistas em defesa à CNN Internacional.

Assim como os dirigíveis, estes objetos flutuam graças a um gás de sustentação que os permite flutuar no ar ou na água.

As imagens não parecem mostrar nenhuma bexiga de flutuação sustentando o casco ou a fuselagem do navio, disse Schuster – algo que os EUA poderiam usar em tal situação. Ele acrescentou que a indústria marítima da Coreia do Norte pode não ser avançada o suficiente para tais técnicas.

A mídia estatal norte-coreana havia noticiado anteriormente que os danos foram menos graves do que se temia inicialmente e que não havia furos no casco, embora houvesse arranhões na lateral e um pouco de água do mar tivesse entrado na popa.

A estimativa era de que os reparos pudessem levar cerca de 10 dias – embora os analistas estejam céticos.

Schuster havia dito anteriormente à CNN Internacional que o trabalho de reparo poderia levar até seis meses, dependendo da extensão dos danos no casco, da quantidade de água que entrou no navio de guerra e da quantidade de “crosta de sal” que pode ter se formado em superfícies metálicas, como juntas.

A posição precária do navio também torna a operação de salvamento extraordinariamente complexa.

“Tê-lo meio dentro e meio fora d’água é basicamente a pior situação possível”, disse Decker Eveleth, analista de pesquisa associado da CNA, uma organização sem fins lucrativos especializada em pesquisa de defesa.

Ele acrescentou que a operação seria mais simples se o navio tivesse virado completamente na água ou se tivesse caído completamente em terra.

“Mas, como está metade em terra e metade na água, se você tentar puxar a metade afundada para fora, corre o risco de torcer e quebrar a quilha”, disse Eveleth, referindo-se à espinha dorsal estrutural que percorre o fundo do navio. “E se fizer isso, o navio inteiro vira sucata.”

Childs disse que a Coreia do Norte pode ter que cortar o navio em pedaços e depois tentar salvar o que puder, porque endireitá-lo de sua posição atual é uma tarefa extremamente complexa.

“Muitas vezes, a única maneira de liberar o cais […] é desmontar pelo menos parte do navio para facilitar a operação, consertar o que sobrou, rebocá-lo e decidir se vai reconstruí-lo ou desmantelá-lo”, disse ele.

 

You Might Also Like

Muitos estrangeiros e pouco desempenho: Vitória avalia mudanças no elenco para 2026

Presidência do STF não vai interferir no andamento do processo da indicação de Messias

Verão em Salvador deve ser marcado por calor persistente e temperaturas acima da média

Pesquisa aponta que conversa com IA pode ser traição; entenda

Alexandre Ramagem se manifesta sobre cassação de mandato e ataca Hugo Motta

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

São Paulo bate América e é campeão da Copa do Brasil Sub-20 

9 de dezembro de 2025
Mais um espaço cultural de Salvador fecha as portas
GP do Azerbaijão permanecerá no calendário da Fórmula 1 até 2030 
Avião cai e se parte ao meio, mas piloto sobrevive de forma milagrosa
Destaque! Conheça a principal esperança do The Strongest na disputa da Libertadores
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?