Boca de urna mostra Rafal Trzaskowski com 50,3% dos votos, enquanto rival teve 49,7% Internacional, Eleições Presidenciais, Polônia CNN Brasil
O prefeito liberal de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, está a caminho de uma vitória apertada nas eleições presidenciais da Polônia neste domingo (1°), segundo uma pesquisa de boca de urna.
“Vencemos”, disse ele aos integrantes do partido após a divulgação das pesquisas de boca de urna. “Vou unir as pessoas, serei construtivo, serei um presidente para todos os poloneses. Serei o presidente de vocês”, adicionou.
A pesquisa de boca de urna realizada pela Ipsos para as emissoras TVN, TVP e Polsat mostrou que Trzaskowski, da Coalizão Cívica (KO), partido centrista no poder, conquistou 50,3% dos votos.
Seu rival, o historiador conservador e boxeador amador Karol Nawrocki, apoiado pelos nacionalistas Lei e Justiça (PiS), aparece com 49,7% dos votos. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
Os resultados oficiais devem ser divulgados nesta segunda-feira (2).
Trzaskowski, de 53 anos, fez campanha com a promessa de ajudar o governo do primeiro-ministro Donald Tusk a concluir suas reformas democráticas, que, segundo ambos, visam reparar a deterioração dos freios e contrapesos do governo nacionalista anterior, que perdeu o poder em 2023.
A votação é vista como um teste do apoio do país a um caminho pró-europeu em comparação com o nacionalismo ao estilo de Donald Trump.
*em atualização