By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Dados de aprovação mostram enfraquecimento de Lula e risco maior em 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Dados de aprovação mostram enfraquecimento de Lula e risco maior em 2026
outros

Dados de aprovação mostram enfraquecimento de Lula e risco maior em 2026

Última atualização: 5 de junho de 2025 14:48
Published 5 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Foi sem surpresa que o Palácio do Planalto recebeu os dados da nova série Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira apontando para a continuidade da trajetória de queda da popularidade do presidente Lula. Os monitoramentos internos do governo já captavam essa tendência na desaprovação, que segundo a pesquisa hoje, oscilou de 56% em março para 57%, a maior marca desde o início da atual gestão.

Contents
Este conteúdo foi antecipado para os assinantes corporativos do JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!Quão fundo é o buraco?Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

E exatamente já à espera do que estava por vir que o Palácio do Planalto também tentou se antecipar aos dados negativos tirando da cartola uma coletiva de imprensa em que Lula, o melhor garoto propaganda de seu governo, lançou ideias populistas numa tentativa de melhorar o cenário.

Este conteúdo foi antecipado para os assinantes corporativos do JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!

Ali, diante de jornalistas — num movimento que não fazia desde janeiro — um Lula descontraído tentou explicar a 50ª viagem internacional que faz só neste terceiro mandato. Floreou que o governo vai bem, enalteceu a economia e ainda lançou — sem prever datas nem metas — quatro programas sociais. O petista prometeu beneficiar trabalhadores motoboys, lançar o novo Vale-Gás, criar um programa habitacional para pequenas reformas e montar pontos de apoio nas estradas para caminhoneiros, gestos direcionados a projetar um cenário favorável para 2026.

Ganhar uma eleição é uma coisa, conquistar a reeleição é outra — e Lula sabe disso. Ele chega à disputa com a máquina e uma base eleitoral que, embora em queda, segue relevante, mesmo diante de crises que reacendem o tema da corrupção, que voltou a preocupar os eleitores. Subestimar essa força, a cerca de 500 dias do pleito, pode ser um erro de cálculo.

Quão fundo é o buraco?

No mesmo ponto do mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro enfrentava rejeição de 59% e aprovação de 37% no consenso do agregador de pesquisas do JOTA — um saldo negativo de 22 pontos percentuais. Hoje, Lula está em situação um pouco menos desfavorável: é rejeitado por 56% e aprovado por 39%, com saldo de -17 pontos.

Esse número o coloca em território perigoso para reeleição. O tempo segue correndo, e o governo ainda não conseguiu recuperar apoio, mesmo com sinais positivos na economia. A margem de manobra de Lula está reduzida, mas não completamente esgotada. Se entregar resultados e reorganizar a narrativa, ainda pode reagir — como já demonstrou no passado.

Em 2005, Lula enfrentou oito meses de forte desgaste com o escândalo do mensalão, que lhe tirou 13 pontos de aprovação. Mas no ano seguinte, recuperou 16 pontos entre janeiro e outubro — e acabou reeleito.

O governo ainda dispõe de uma janela de dois a três meses antes que o ambiente eleitoral se intensifique. A leitura é que, se os dados de opinião não apresentarem sinais de reação a partir do quarto trimestre, o Planalto tende a acionar com mais força os instrumentos à sua disposição para tentar reverter a desaprovação.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Por outro lado, ao analisarmos o segundo sinal — o das pesquisas de intenção de voto —, apesar da incerteza natural dos números ainda distantes da eleição, o consenso dos levantamentos mostra Lula à frente de seus principais adversários. No agregador, o presidente só aparece atrás de Jair Bolsonaro, que, até o momento, mantém uma pré-candidatura improvável do ponto de vista jurídico.

A distância entre Lula e seus adversários diminuiu, especialmente entre os nomes mais competitivos, como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Adversários que antes pareciam distantes agora surgem tecnicamente empatados ou mais próximos de Lula. Uma liderança de 3 ou 4 pontos é considerada frágil, pois está dentro da margem de erro da maioria das pesquisas.

Isso mostra que o potencial de crescimento da oposição aumentou — ou, ao menos, que o desgaste do governo está abrindo espaço para esse avanço.

You Might Also Like

Mãe de Marília Mendonça exigiu 50% do seguro das vítimas da queda do avião, diz jornalista

Motorista morre e irmão fica ferido durante tentativa de assalto em destino turístico baiano

Prefeita de município da Bahia sofre revés na Justiça e pode ter mandato cassado

Vídeo mostra homem atirando coquetel molotov na casa de ex-funcionário

Tássio Brito vence eleição para presidência do PT na Bahia

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

PGR é contra pedido de prisão domiciliar para Chiquinho Brazão 

1 de janeiro de 2025
Com inspiração na NBA, Campeonato Alagoano passou por mudanças; entenda 
Com contrato prestes a vencer, futuro de Neymar no Santos segue indefinido 
Presidente do Athletico-PR acusa quatro clubes da Série A de calote; veja 
Cripto de Trump atinge valor de mercado de US$ 10 bilhões 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?