By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Acordo comercial: EUA e China retomarão negociações na segunda-feira (9) 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Acordo comercial: EUA e China retomarão negociações na segunda-feira (9) 
outros

Acordo comercial: EUA e China retomarão negociações na segunda-feira (9) 

Última atualização: 7 de junho de 2025 02:24
Published 7 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Donald Trump anunciou que conversas entre autoridades americanas e chinesas ocorrerão em Londres  Economia, China, Donald Trump, Estados Unidos, Londres, Tarifas, Xi Jinping CNN Brasil

Contents
Leia MaisAnálise: Quanto dano Donald Trump poderia causar a Elon Musk?Trump x Musk: Saiba o que são os Arquivos de EpsteinTrump diz à CNN que “não falará com Musk por um tempo” e “nem pensa nele”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (6) que autoridades americanas e chinesas se reunirão em Londres nesta segunda-feira (9) para discutir o comércio entre os dois países.

“Tenho o prazer de anunciar que o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o Representante Comercial dos Estados Unidos, Embaixador Jamieson Greer, se reunirão em Londres na segunda-feira, 9 de junho de 2025, com representantes da China, para discutir o Acordo Comercial”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.

O anúncio foi feito após Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, conversarem por 90 minutos na quinta-feira (5). Após o telefonema, o presidente americano disse estar animado com a possibilidade das tensões comerciais em curso serem resolvidas em breve.

Leia Mais

  • Análise: Quanto dano Donald Trump poderia causar a Elon Musk?

    Análise: Quanto dano Donald Trump poderia causar a Elon Musk?

  • Trump x Musk: Saiba o que são os Arquivos de Epstein

    Trump x Musk: Saiba o que são os Arquivos de Epstein

  • Trump diz à CNN que "não falará com Musk por um tempo" e "nem pensa nele"

    Trump diz à CNN que “não falará com Musk por um tempo” e “nem pensa nele”

As últimas conversas entre o governo Trump e autoridades chinesas, realizadas em 12 de maio em Genebra, representaram um importante ponto de virada na guerra comercial global.

Delegados da China e dos Estados Unidos anunciaram que reduziriam significativamente suas tarifas historicamente altas entre si. Os mercados se recuperaram, os bancos de Wall Street reduziram suas previsões de recessão e a confiança do consumidor americano se recuperou significativamente.

Isso marcou uma mudança significativa em relação a abril, quando as tensões estavam tão altas que o comércio entre os Estados Unidos e a China foi efetivamente interrompido.

As tarifas de 145% sobre a maioria dos produtos importados da China tornaram impossível para as empresas americanas comprarem praticamente qualquer coisa da China, o segundo maior parceiro comercial dos EUA.

Mas, desde então, as tensões voltaram a se intensificar. Trump disse na quarta-feira (4), em uma publicação no Truth Social, que era “extremamente difícil chegar a um acordo com Xi”. As negociações comerciais estagnaram, disse Bessent, aparentemente frustrando Trump.

Na semana passada, Trump postou nas redes sociais que a China “VIOLOU TOTALMENTE SEU ACORDO CONOSCO”.

Trump disse que fez um “acordo rápido” com a China para “salvá-los do que eu pensava que seria uma situação muito ruim”. Ele acrescentou: “Tanto faz ser o Sr. CARA GENTIL!”

O governo Trump esperava que a China suspendesse as restrições a materiais de terras raras, componentes essenciais para uma ampla gama de eletrônicos, mas a China se recusou em grande parte, causando intenso descontentamento dentro do governo Trump e levando à imposição de uma série de medidas recentes ao país, disseram três funcionários do governo à CNN na semana passada.

Por exemplo, a Casa Branca alertou empresas americanas contra o uso de chips de IA fabricados pela Huawei, campeã nacional de tecnologia da China.

A Casa Branca impediu empresas americanas de vender para a China software usado para projetar semicondutores. E o Departamento de Estado dos EUA anunciou que “revogaria agressivamente os vistos” de alguns estudantes chineses nos EUA.

A China, por sua vez, acusou os Estados Unidos de “provocar novos atritos econômicos e comerciais”.

“Os Estados Unidos vêm provocando unilateralmente novos atritos econômicos e comerciais, exacerbando a incerteza e a instabilidade das relações econômicas e comerciais bilaterais”, afirmou o Ministério do Comércio chinês no domingo.

Enquanto isso, Bessent, o principal negociador dos EUA com a China, afirmou que as conversas com Pequim estavam estagnadas.

Mas Trump e Xi realizaram um aguardado telefonema na quinta-feira, o que parece ter acalmado um pouco a situação. O New York Times noticiou na sexta-feira que a China emitiu algumas licenças para terras raras, embora o mercado ainda esteja em recuperação.

As negociações no Reino Unido são significativas e muito depende do seu sucesso – o crescimento econômico dos EUA permanece estável, mas há sinais de que está se rompendo. E ninguém quer voltar ao impasse de abril, que ameaçou mergulhar a economia global em uma recessão.

As ações americanas, que haviam se recuperado no início do dia com um forte relatório de empregos, subiram um pouco após a mensagem de Trump no programa Truth Social sobre a retomada das negociações. O Dow Jones subiu 450 pontos, ou 1,1%. O S&P 500 subiu 1,2% e o Nasdaq, 1,3%.

 

You Might Also Like

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas dos Brics 

Trump diz que enviará cartas tarifárias a mais de 100 países nesta segunda 

PMDF apreende 43 kg de skunk, com valor estimado em R$ 600 mil

“Vale Tudo”: bastidores mostram gravação de cena icônica da novela 

China e Rússia apoiam Brasil e Índia no Conselho de Segurança; entenda 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Isaac Edington abre o jogo sobre briga entre Daniela Mercury e Tony Salles: “É impossível interceder”

4 de março de 2025
Saiba quem é o brasileiro preso que apareceu em publicação da Casa Branca 
Arsenal x Paris Saint Germain: horário e onde assistir ao jogo da Champions 
BBB25: web reage ao Sincerão de segunda-feira (17); confira 
Igreja tem 10% de dízimo penhorado por dívida de R$ 1 mi; entenda
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?