Em fevereiro de 2023 a Air India fez o que era, até então, o maior pedido de aeronaves do mundo, somando um total de 470 jatos da Airbus e da Boeing Negócios, Acidente Aéreo, Avião, CNN Brasil Money, Índia CNN Brasil
Um Boeing 787 Dreamliner operado pela Air India, uma das maiores companhias aéreas de seu país natal, caiu momentos após a decolagem na quinta-feira (12) em um voo de Ahmedabad para Londres Gatwick, matando pelo menos 290 pessoas.
Aqui estão os fatos sobre a história da companhia aérea:
Fundada em 1932
A Air India foi fundada pelo empresário JRD Tata em 1932, antes de ser assumida pelo governo indiano em 1953. Sob o governo, anos de má administração e o aumento da concorrência levaram ao crescimento das dívidas da companhia aérea.
O Grupo Tata assumiu as operações da companhia aérea em um acordo de US$ 2,2 bilhões em 2022 e, desde então, tem tentado recuperar sua sorte.
Frota e rotas
A Air India voa atualmente para 43 destinos domésticos e 41 internacionais. Em maio ela operava um grupo de 191 aeronaves formado por uma mistura de modelos de fuselagem estreita e larga da Airbus e da Boeing.
Atualmente, é a única companhia aérea do país a voar sem escalas para destinos de longa distância, da Austrália à Europa e América do Norte.
Sua unidade de baixo custo, a Air India Express, voa para 55 destinos na Índia e no exterior, com foco no Oriente Médio.
Mega fusão
Em novembro o Grupo Tata fundiu a Air India e a Air India Express com suas companhias aéreas existentes, Vistara e AIX Connect, para formar o maior grupo de companhias aéreas da Índia depois da IndiGo INGL.NS.
A Air India se fundiu com a Vistara, enquanto a Air India Express se uniu à AIX Connect. As companhias aéreas detêm cerca de 30% do mercado de aviação doméstica da Índia.
A encomenda foi complementada com um pedido de mais 100 jatos da Airbus em dezembro do ano passado.
Encomenda recorde da Airbus e da Boeing
Em fevereiro de 2023 a Air India fez o que era, até então, o maior pedido de aeronaves do mundo, somando um total de 470 jatos da Airbus e da Boeing.
Isso foi complementado com um pedido de mais 100 jatos da Airbus em dezembro do ano passado.
A Air India está em negociações com a Airbus e a Boeing para um novo grande contrato de aeronaves, incluindo cerca de 200 aviões de corredor único adicionais, informou a Reuters no início de junho.
Remodelação de vários mlhões de dólares
A Air India está em negociações com a Airbus e a Boeing para um novo grande contrato de aeronaves, incluindo cerca de 200 aviões de corredor único adicionais, informou a Reuters no início de junho.
Em meados de 2023, a empresa revelou um novo logotipo, marca e pintura dos aviões.
Ela também iniciou um plano de reforma e modernização de US$ 400 milhões do interior de suas aeronaves, que tem sido prejudicado por atrasos na cadeia de suprimentos. A companhia aérea modernizou a maioria de suas aeronaves Airbus A320 neo de corredor único e está trabalhando na atualização de seus jatos Boeing 777 e 787 de longo curso.
Brasil lidera vendas de veículos elétricos na América Latina

