By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Brasil registra menor número de analfabetos desde 2016, aponta IBGE 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Brasil registra menor número de analfabetos desde 2016, aponta IBGE 
outros

Brasil registra menor número de analfabetos desde 2016, aponta IBGE 

Última atualização: 13 de junho de 2025 13:00
Published 13 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Dado foi divulgado pelo órgão de pesquisa nesta sexta-feira (13)  Educação, Analfabetismo, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) CNN Brasil

Contents
Leia maisRede pública x rede privada: onde estudam os brasileiros, conforme o IBGE20,5% da população brasileira tem nível superior completo, diz IBGEBrasil tinha 9,1 milhões de analfabetos em 2024, aponta IBGERecorte por idadeHomens e mulheresCor ou raça

O Brasil registrou o menor número de analfabetos com 15 anos ou mais desde 2016. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2016, ano em que a série histórica começou, o percentual de pessoas que não sabiam ler e escrever representava 6,7% da população brasileira. Em 2023, caiu para 5,4%. A queda foi novamente observada em 2024, quando o percentual foi de 5,3% — ou 9,1 milhões de pessoas. Quando comparados os últimos dois anos, houve redução de aproximadamente 197 mil pessoas no índice de analfabetismo.

Leia mais

  • Rede pública x rede privada: onde estudam os brasileiros, conforme o IBGE

    Rede pública x rede privada: onde estudam os brasileiros, conforme o IBGE

  • 20,5% da população brasileira tem nível superior completo, diz IBGE

    20,5% da população brasileira tem nível superior completo, diz IBGE

  • Brasil tinha 9,1 milhões de analfabetos em 2024, aponta IBGE

    Brasil tinha 9,1 milhões de analfabetos em 2024, aponta IBGE

A região Nordeste apresenta o percentual mais elevado de pessoas que não sabem ler e escrever, aponta o órgão de pesquisa — 11,1%. O Norte aparece em seguida, com 6%. As menores taxas foram observadas no Centro-Oeste (3,3%), Sudeste (2,8%) e Sul (2,7%).

Recorte por idade

Quando considerado o grupo de pessoas analfabetas formado pelas pessoas de 18 ou mais, o percentual era de 7,1% em 2016. Em 2024, o índice registrado foi de 5,5% — queda em relação a 2023, quando era de 5,7%.

No caso das pessoas de 25 anos ou mais, o percentual de analfabetos foi de 8,3% em 2016, caindo para 6,5% em 2023 e 6,3% em 2024.

Quanto à população de 40 anos ou mais, o percentual foi de 12,1% em 2016, indo para 9,4% em 2023 e 9,1% em 2024.

Segundo o IBGE, o analfabetismo segue fortemente associado à idade. Em 2024, eram 5,1 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais, o que corresponde a uma taxa de 14,9% para esse grupo etário. O percentual, no entanto, é menor quando comparado ao início da série histórica (20,5%) e em relação a 2023, quando era de 15,4%.

“Os dados indicam que as novas gerações estão tendo maior acesso à escolarização e sendo alfabetizadas ainda na infância. Contudo, os analfabetos permanecem concentrados nas faixas etárias mais velhas. Essa diferença etária de quase 10 pontos percentuais entre os extremos da população reforça a importância de políticas específicas para alfabetização de adultos e idosos”, destaca o estudo.

Homens e mulheres

Em 2024, a taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais foi de 5%, enquanto entre os homens de 5,6%. Houve queda nos dois grupos quando comparados ao início da série histórica — 6,5% para mulheres e 7,0% para homens.

A queda também foi registrada em relação a 2023. Naquele ano, a taxa de analfabetismo dentro da faixa etária e separada por gênero foi de 5,2% para mulheres e 5,7% para homens.

Na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres permaneceu ligeiramente superior à dos homens, com 15,0% para mulheres e 14,7% para homens.

Assim como no caso anterior, houve queda nos níveis de analfabetismo no grupo de pessoas de 60 anos ou mais em relação ao início da série histórica (21,1% para mulheres e 19,7% para homens) e a 2023, quando os percentuais foram de 15,5% e 15,4%, respectivamente.

O IBGE destaca que a convergência das taxas por sexo, especialmente entre os mais velhos, sugere avanços na escolarização feminina nas gerações mais recentes, embora o legado de desigualdade educacional do passado ainda esteja presente.

Cor ou raça

A análise por cor ou raça evidencia a persistência das desigualdades educacionais, salienta o IBGE. Em 2024, 3,1% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas, enquanto a taxa registrada foi de 6,9% entre pessoas pretas ou pardas nesse mesmo grupo de idade.

Quando comparados ao início da série histórica, é possível, no entanto, observar a queda dos percentuais. Em 2016, 3,8% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas. O percentual era de 9,1% quando comparado ao de pessoas pretas ou pardas.

A queda também pode ser vista em relação a 2023, quando 3,2% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas contra 7,1% em relação às pessoas pretas ou pardas.

A diferença de raças se acentua entre os idosos, evidenciando um legado estrutural de exclusão educacional. Em 2024, na faixa de 60 anos ou mais, 8,1% das pessoas brancas eram analfabetas, contra 21,8% entre as pretas ou pardas.

Assim como no caso dos mais jovens, os percentuais caíram em relação ao início da série histórica. Em 2016, 11,8% das pessoas de 60 anos ou mais de cor branca eram analfabetas. O percentual saltava para 30,7% quando comparado ao de pessoas pretas ou pardas.

A queda nos níveis de analfabetismo foram novamente vistos relação a 2023, quando 8,6% das pessoas de 60 anos ou mais de cor branca eram analfabetas contra 22,7% em relação às pessoas pretas ou pardas.

95% dos analfabetos têm dificuldade para realizar tarefas pelo celular

 

You Might Also Like

Ofertas Black Friday: 51% de desconto no Samsung Galaxy S24 Ultra

Senac-DF realiza feirão com 3 mil vagas para alunos do ensino médio

Trisal preso por cárcere gravou vídeo de filhas nuas dançando louvor

A tornozeleira, o ferro de solda e o colapso da narrativa

Critics Choice: “O Agente Secreto” é lembrado em 2 categorias da pré-lista 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Delegada casada com homem que matou gari é afastada de cargo em MG 

27 de agosto de 2025
Criminosos da Yakuza no Japão são presos por atuar perto de biblioteca 
Bolsas da Europa operam mistas com notícias corporativas e lances de Trump 
Ministério Público da Bahia investiga evasão escolar em município baiano
Filha de Lore Improta e Léo Santana ganha aval da Justiça para estrelar campanha publicitária
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?