Apenas três carros de passeio vendidos oficialmente no Brasil podem levar até oito ocupantes: Defender 130, Hyundai Palisade e Kia Carnival. O primeiro beira a casa de R$ 1.000.000, o segundo ainda não emplacou por falta de tradição da marca no segmento, o terceiro é o queridinho de grandes famílias e empresas de transporte executivo, a ponto de esgotar os estoques, mesmo que, apesar de custar menos que o Defender, ainda seja um carro de luxo e preço como tal.
A nova remessa da Carnival desembarcou no Brasil agora, com significativas mudanças visuais para a linha 2025, tem duas versões: v.595, por R$ 659.990; e v.596, como a mostrada aqui, por R$ 677.490.

Visualmente, a van adota a nova e premiada linguagem de design da Kia, presente nos carros elétricos da marca, como o EV9. Na dianteira, os faróis se estendem até a porção central da grade enquanto descem em direção ao para-choque, nas extremidades – com exceção das luzes de seta, o restante é de led. A borda da grade e a base do para-choque ganham destaque com os detalhes prateados.
Vista de lado, a Carnival ganha novas e descoladas rodas de 19” com pneus 235/55. Na traseira, as lanternas seguem o desenho dos faróis e passam a abrigar as luzes de seta (antes, eram no para-choque), e a placa assume uma posição ligeiramente inferior.

Embora não aparentem tanto, também há novidades no interior, com novo aplique em preto brilhante na faixa central do painel e reposicionamento dos comandos que ficam abaixo da multimídia. Agora, podem se alternar e os comandos do ar-condicionado viram comandos multimídia, basta um botão para a mudança acontecer. Por exemplo: o botão giratório do volume se transforma no que seleciona a temperatura do ar para o motorista.
Também há novidades no layout das portas USB (agora todas do tipo C e com abertura de espaço para um carregador de celular por indução) e nas telas, que permanecem com 12,3” cada uma, mas em um aspecto mais flutuante. Não mudam os equipamentos, que incluem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos dianteiros elétricos com ventilação, câmeras 360o, frenagem automática de emergência, ACC, alertas de pontos cegos, faróis altos automáticos, alerta de fadiga e iluminação ambiente. Um teto solar, mesmo que pequeno, cairia bem. Porém, como grande parte das unidades vendidas no Brasil é blindada, ele perderia o sentido.

Espaço é o trunfo da Carnival, que oferece acomodação para até oito pessoas com conforto. Na segunda fileira, são três bancos individuais, com possibilidade de deslizamento para a frente e para trás, inclinação do encosto ou até a retirada – assim, é possível viajar apenas com a terceira fileira em espaço de sobra, ou deixar menos lugares disponíveis, também para maximizar o espaço. Isso permite ainda que os mesmos assentos sejam colocados de costas para o motorista e de frente para a terceira fileira, criando mais entrosamento entre os passageiros – por isso, os cintos de segurança são instalados diretamente nos bancos, e não nas colunas do veículo.
Na terceira fileira, aliás, são mais três lugares, dispostos em duas partes e que podem ser rebatidos ou erguidos utilizando apenas uma das mãos. Para todos há bom espaço e conforto como portas USB (estas presentes até nos encostos dos bancos dianteiros) e cortinas. Há uma zona de ar-condicionado exclusiva para a parte traseira, cujos comandos ficam no teto, sob a segunda fila à direita. São quatro saídas de ar no teto: duas para a segunda e duas para a terceira fila.

Por fim, mas não menos importante: as portas traseiras têm abertura elétrica, seja pelas maçanetas externas, por botões internos (traseiros ou dianteiros, à mão do motorista) ou pela própria chave da minivan. O acesso ao grande porta-malas também é elétrico. São 627 litros com as três fileiras dispostas, graças a um compartimento bastante profundo que abriga a terceira fileira, quando rebatida. Nesta situação, a capacidade sobe para 2.827 l.


Quem olha a minivan pode pensar que ela deva ser chata de se dirigir. Grande engano. A Carnival é equipada com um motor V6 3.5 aspirado de 272 cv e 33,2 kgfm, combinado a um câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. Nos nossos testes, o conjunto foi capaz de levá-la de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Ou seja, é um bom desempenho para um carro de 2.099 kg e que mede 5,16 m de comprimento, mas que certamente mudará quando estiver com ocupação completa.
Por ser aspirado, o motor leva mais tempo para entregar força, e pode não ser tão ágil em pequenas brechas urbanas, de novo, por ser grande e pesado. Mas ela não fará com que o motorista perca oportunidades ou a paciência. Junte a isso a empolgação de um bonito ronco emitido pelo motor de seis cilindros. O consumo fica na média do que se espera. Em nossa pista, foram 8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. O tanque tem 72 litros.



Mais do que desempenho, ela também vai bem nos demais aspectos de dirigibilidade. Caso você seja o motorista, terá prazer ao dirigi-la pela combinação quase alemã de direção direta e ajuste firme da suspensão, que dá boa estabilidade para um carro tão grande. Caso você seja passageiro, ficará confortável com a suspensão, que, apesar da firmeza, absorve com suavidade e silêncio as superfícies ruins. Além disso, as vibrações da minivan são mínimas e há um ótimo isolamento acústico, independentemente de qual fileira você ocupar.
Não é por acaso que a Kia Carnival é tão querida e disputada pelos clientes no Brasil e nos outros mercados onde é vendida. Por isso, seus estoques são menores que a procura.
Veredicto Quatro Rodas
A Kia Carnival pode levar oito pessoas com beleza, conforto e muito espaço, sem prejudicar sequer as bagagens. Mas poderia custar menos.
Ficha Técnica
Motor: gasolina, dianteiro, long., V6, 24V, 3.470 cm³, 272 cv a 6.400 rpm, 33,2 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas; tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: compr., 515,5 cm; larg., 199,5 cm; alt., 177,5 cm; entre-eixos, 309 cm; peso, 2.099 kg; porta-malas, 627/2.827 litros; tanque, 72 litros
Teste Quatro Rodas – Kia Carnival
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 9,8 s |
0 a 1.000 m | 30,4 s / 179,6 km/h |
Velocidade máxima | n/d |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h | 4,3 s |
D 60 a 100 km/h | 5,7 s |
D 80 a 120 km/h | 6,8 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 15,2/26,8/59,8 m |
Consumo | |
Urbano | 8 km/l |
Rodoviário | 11,2 km/l |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | 41,1/61,3 dBA |
80/120 km/h | 61,6/67,9 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 98 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 1.600 rpm |
Volante | 2,7 voltas |
Seu Bolso | |
Preço básico | R$677.490 |
Garantia | 5 anos |
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 29,5 °C; umid. relat., 52%; press., 769 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas