Nova conexão direta será operada pela GOL às quintas e domingos e ganha frequência extra durante a Conferência do Clima Pará, -agencia-cnn-, Belém, COP30, Miami, voo CNN Brasil
A cidade de Belém (PA) passou a contar, a partir deste domingo (16), com mais uma rota aérea internacional com o início de uma nova operação de voo direto entre a capital paraense e Miami, nos Estados Unidos.
O serviço será realizado pela companhia GOL Linhas Aéreas e amplia a malha internacional do Pará com foco para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
Inicialmente, serão dois voos semanais, às quintas-feiras e domingos, sempre às 23h, chegando a Miami às 3h30 (horário local). O retorno ocorre às 9h45, com chegada prevista a Belém às 16h30.
Durante o período da COP30, a frequência aumentará para três voos por semana, com adição de partidas às terças-feiras. Os voos serão operados por aeronaves Boeing 737 MAX 8 com capacidade para 176 passageiros na configuração internacional.
A nova rota atende a uma demanda crescente tanto de turismo quanto de negócios entre a região Norte do Brasil e os Estados Unidos. Segundo dados do Observatório Nacional do Turismo, o Pará figura entre os dez estados brasileiros que mais recebem visitantes norte-americanos.
Em 2024, 4.052 turistas dos EUA estiveram no estado — um aumento de 18,7% em relação ao ano anterior. A floresta Amazônica, cuja entrada se dá por Belém, é hoje a terceira experiência mais desejada por turistas americanos, segundo levantamento da Embratur.
Belém ocupa o 11º lugar no ranking de destinos brasileiros de maior interesse para o público dos EUA, atraído por experiências em natureza, turismo de base comunitária, cultura (incluindo gastronomia e religião), sol e praia, ecoturismo, aventura e também por eventos de negócios — perfil reforçado com a realização da COP30.