By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Samsung mira mercado de saúde digital com novos recursos em smartwatches 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Samsung mira mercado de saúde digital com novos recursos em smartwatches 
outros

Samsung mira mercado de saúde digital com novos recursos em smartwatches 

Última atualização: 16 de junho de 2025 13:02
Published 16 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Empresa busca competir com Apple expandindo ofertas de bem-estar, focando em população idosa e cuidados preventivos de saúde  Tecnologia, -traducao-ia-, Samsung, Saúde digital, tecnologia vestível CNN Brasil

Contents
Leia maisSnap anuncia óculos inteligentes para usuários e aumenta concorrênciaLançamento Android 16: veja as novidades do sistema operacional do GoogleApple Intelligence, iOS 26 e mais: veja as novidades anunciadas na WWDC

Os custos com saúde devem aumentar em 2025 e os idosos estão cada vez mais procurando envelhecer em casa — tendências que a Samsung está mirando para conquistar uma fatia maior do mercado de saúde digital. E a próxima atualização do smartwatch da empresa é mais um passo nessa direção, afirma Hon Pak, vice-presidente e chefe da equipe de saúde digital da divisão móvel da Samsung.

“Temos uma população envelhecendo com prevalência crescente de doenças crônicas, e então os custos estão subindo”, disse Pak em entrevista à CNN. “E todas essas pressões estão levando os cuidados para dentro de casa, onde por acaso já estamos presentes.”

Leia mais

  • Snap anuncia óculos inteligentes para usuários e aumenta concorrência

    Snap anuncia óculos inteligentes para usuários e aumenta concorrência

  • Lançamento Android 16: veja as novidades do sistema operacional do Google

    Lançamento Android 16: veja as novidades do sistema operacional do Google

  • Apple Intelligence, iOS 26 e mais: veja as novidades anunciadas na WWDC

    Apple Intelligence, iOS 26 e mais: veja as novidades anunciadas na WWDC

A Samsung quer usar a saúde digital como forma de alcançar – e talvez superar – a Apple em tecnologia vestível. Ambas as empresas estão expandindo suas ofertas de bem-estar na esperança de fidelizar clientes a longo prazo em meio à desaceleração das vendas de smartphones. Uma versão beta do software estará disponível este mês para o Galaxy Watch 5 da Samsung e modelos mais recentes, embora certas funções estarão disponíveis apenas para os últimos modelos da empresa.

Pak acredita que a empresa pode ter uma vantagem sobre seus concorrentes em trazer saúde para dentro de casa, porque já está presente na forma de eletrodomésticos e produtos de entretenimento doméstico, disse ele.

A Samsung é a maior fabricante mundial de smartphones em participação de mercado, segundo estimativas das principais empresas de pesquisa de mercado. Mas a Samsung enfrenta desafios mais difíceis em smartwatches, já que respondeu por apenas cerca de 6% desse mercado global no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a International Data Corporation (IDC), enquanto a Apple ocupou o primeiro lugar com cerca de 20% do mercado.

A Apple tem feito um trabalho melhor em comercializar o Apple Watch como um acompanhante convincente para smartphone do que a Samsung, diz Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC.

“(A Apple) está mais próxima de tornar o smartwatch um ‘item essencial’ do que qualquer outra marca ou ecossistema”, disse Ubrani à CNN por e-mail.

A Samsung espera se diferenciar focando em conselhos preventivos — ou seja, ajudando os usuários a se alimentarem corretamente ou dormirem o suficiente antes de desenvolverem condições de saúde. No entanto, também enfrenta concorrência de empresas menores de tecnologia em saúde, como a fabricante de anéis inteligentes Oura, que adota uma abordagem igualmente proativa para o monitoramento da saúde que gigantes da tecnologia como o Google também têm emulado.

“Como médico, coletamos provavelmente menos de 1% dos dados do paciente, e usamos esse 1% para tomar decisões de diagnóstico e tratamento”, disse Pak, que foi diretor médico da 3M Health Information Systems antes de ingressar na Samsung. “Não sabemos se o paciente está se exercitando… se está se alimentando corretamente.”

A atualização do smartwatch incluirá um novo recurso para medir se os usuários estão consumindo antioxidantes suficientes. Funciona emitindo luzes LED em diferentes comprimentos de onda na pele do usuário, que segundo a empresa pode estimar seus níveis de betacaroteno, um tipo de antioxidante encontrado em alimentos como cenouras, batatas-doces e espinafre. Para operar o recurso, o usuário retira o relógio e pressiona o sensor na parte traseira.

Pak observa que o recurso estima se os usuários têm antioxidantes suficientes em seu sistema, em vez de qualificar seu consumo de vegetais. Ele disse que o recurso passou por testes clínicos que envolveram a medição dos níveis de betacaroteno no sangue.

A atualização também inclui recomendações para hora de dormir e um “treinador de corrida”, que cria programas de treinamento para ajudar os usuários a atingirem seus objetivos de corrida. Isso ocorre após a Apple anunciar seu próprio treinador Apple Watch em 9 de junho chamado Workout Buddy.

Pak diz que a Samsung tem um chatbot de saúde alimentado por IA em desenvolvimento, mas não pôde compartilhar mais detalhes com a CNN já que não houve anúncio sobre o lançamento do projeto. A Apple também estaria trabalhando em uma ferramenta similar, segundo a Bloomberg.

Além dos relógios, Pak acredita que os óculos inteligentes com IA apresentam uma oportunidade para novos tipos de recursos de saúde, particularmente o registro de refeições. Ele diz que novas tecnologias em breve poderão dizer se uma pessoa está comendo muito rápido ou se sua refeição tem alérgenos, analisando seu prato usando modelos de IA em conjunto com os óculos.

Desenvolvedores já criaram serviços que alegam analisar o conteúdo nutricional dos alimentos tirando fotos e analisando-as através do ChatGPT ou dos modelos Gemini do Google.

“Não acho que seja um problema de tecnologia”, disse Pak. “Acho que é apenas uma questão de empacotar as capacidades tecnológicas que temos hoje.”

A Samsung disse anteriormente que estava desenvolvendo um par de óculos inteligentes para rodar no novo software Android XR do Google.

Mas os smartwatches da Samsung não funcionam com iPhones, uma limitação desafiadora já que a Apple possui quase 20% do mercado. A Samsung parou de fazer seus relógios compatíveis com iPhones há vários anos, provavelmente uma medida para convencer os usuários a permanecerem fiéis aos seus próprios telefones.

No entanto, Pak não descartou a possibilidade de trabalhar com a Apple novamente.

“Acho que sempre há discussões sobre isso”, disse ele. “Há discussões ativas, mas acho que nenhuma decisão foi tomada em termos de cronograma.”

Galaxy S25 Edge: Samsung lança celular ultrafino; conheça o modelo

 

You Might Also Like

Moraes prorroga investigação contra Eduardo Bolsonaro; saiba detalhes

Tricolores se reúnem em Brasília na torcida pelo Fluminense no Mundial

Adolescente invade escola, mata criança a facadas e deixa outras três feridas

Mais de 20 coelhos são encontrados mortos em Apae vítima de maus tratos; assista

Reféns libertados de Gaza detalham violência sexual em novo relatório 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Quaest: 46% acreditam que Bolsonaro será preso; 43% acham que não será 

6 de abril de 2025
Fortuna de Lady Gaga: saiba quanto a artista acumulou ao longo da carreira 
Alpargatas faz acordo com Eastman para ofertar Havaianas nos EUA e Canadá 
Fim de uma era? Após quatro anos, clube brasileiro fica perto de demitir treinador
PGFN regulamenta dispensa de garantia em caso de voto de qualidade no Carf
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?