By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fiat Palio elétrico foi fabricado no Brasil e tinha bateria de sal há 20 anos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fiat Palio elétrico foi fabricado no Brasil e tinha bateria de sal há 20 anos
outros

Fiat Palio elétrico foi fabricado no Brasil e tinha bateria de sal há 20 anos

Última atualização: 20 de junho de 2025 09:00
Published 20 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Publicado originalmente em agosto de 2006

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Flex: 110 e 220 voltsFicha técnica – Fiat Palio Elétrico

Tem cara de Palio, acabamento de Palio e é um Palio, mas custa cerca de 40% mais caro. Por quê? Não procure a resposta no acelerador. Levam-se 28 segundos para chegar a 100 km/h, e de 110 km/h não passa. Esqueça o velocímetro, mas continue olhando para o painel. Perceba que os marcadores de temperatura do motor, do nível de combustível e o conta-giros sumiram. Foram embora junto com o motor 1.0 Fire, o tanque de combustível e o cano de escapamento.

  • Relacionadas
  • Carros elétricosRanger, S10, Palio: 10 carros elétricos que ninguém lembra que existiram19 abr 2022 – 07h04
  • Carros elétricosFiat Palio Weekend elétrico raríssimo está em leilão no Rio de Janeiro13 dez 2021 – 18h12
  • Carros usadosBarato, Fiat Palio usado é líder de vendas; veja qualidades e defeitos18 Maio 2023 – 11h05

Esse Fiat Palio é elétrico, recarrega na tomada. E, se você plugar na parede em horário de tarifa reduzida, o custo por quilômetro rodado fica baixíssimo, como se ele fizesse 60 km/l de gasolina. Falando assim, os 37,8 cavalos de potência começam a ficar mais agradáveis.

Palio Elétrico, da Fiat, recarregando as baterias, testado pela revista Quatro Rodas.
<span class=”hidden”>–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

O Palio elétrico nasceu a pedido da Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo… e dona de uma frota movida a gasolina. Agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a Fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

“Até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. Nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga”, diz Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat. O Palio elétrico quer lugar na frota de empresas geradoras e distribuidoras de energia ” vaga deixada, nos anos 80, pelo Gurgel Itaipu.

Continua após a publicidade

A primeira coisa que chama a atenção é o silêncio. Você vira a chave e parece que não ligou. O Palio desliza tão sorrateiramente que, para evitar acidentes, uma campainha apita quando estamos em marcha à ré. O motor não grita nem quando subimos ladeiras.

Motor do Palio Elétrico, da Fiat, testado pela revista Quatro Rodas.
<span class=”hidden”>–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

O Palio elétrico vai mal no 0 a 100 km/h, mas é esperto na cidade. Tem mais torque que a versão 1.4 e essa força é entregue na hora, sem vacilo, como nos carrinhos de trombada do parque de diversões. Em arrancadas, chega a cantar pneu.

Verdade seja dita, parte da derrapagem se deve ao fato de a Fiat não ter recalibrado a suspensão dianteira. O protótipo elétrico é apenas 69 quilos mais pesado que o modelo 1.0 original, mas a distribuição de peso mudou bastante: o eixo dianteiro, que concentrava 63% do peso, agora tem 48%. Na frente, o motor elétrico pesa apenas 42 quilos; atrás, 165 quilos de baterias tomaram o lugar do estepe (em caso de emergência, há um compressor de ar portátil e uma lata de líquido veda-furos).

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Baterias sempre foram o problema dos carros elétricos. Grandes, pesadas, têm pouca autonomia e, quando gastas, viram lixo tóxico. “As do Palio são diferentes. Parte é reciclável, parte é biodegradável”, afirma Dutra. Segundo a fabricante do sistema elétrico, a suíça MES-DEA, a bateria de cloreto de sódio (sim, sal) tem vida útil de 150.000 quilômetros.

Flex: 110 e 220 volts

Velocímetro do Palio Elétrico, da Fiat, testado pela revista Quatro Rodas.
<span class=”hidden”>–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

Para recarregar, qualquer parede serve. A intensidade de corrente é de até 16 ampères, menos que um chuveiro elétrico, e ele aceita 110 e 220 volts. Basta adaptar uma tomada industrial e plugar. A bateria aquece até 270°C e, então, começa a encher. O abastecimento pode parar e recomeçar, sem danos. Ainda bem, porque a recarga completa leva oito horas. Tanto descanso, diz a Fiat, garante ao Palio fôlego para 110 quilômetros na estrada ou 120 em ciclo urbano.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

A autonomia cresce na cidade porque um alternador aproveita as desacelerações para carregar a bateria. Basta apertar o botão “Recupero”. Além de garantir mais uns 20 quilômetros, serve para cumprir a função de freio motor, ausente num carro elétrico. Além de ser estranho no dia-a-dia, seria temerário conter o carro só no pedal, numa descida longa como a da rodovia dos Imigrantes.

Visor digital no painel do Palio Elétrico, da Fiat, testado pela revista Quatro Rodas.
<span class=”hidden”>–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

O sistema de freio é original do Palio, apenas o servo ganhou uma bomba elétrica, para gerar o vácuo que viria do motor a combustão. Aliás, tudo foi aproveitado, do radiador à bateria. Ela alimenta o que, em outros carros, nós chamaríamos de “parte elétrica”. Tanto aproveitamento porque a Fiat quer criar um carro de frota: simples, eficiente e sem vaidade. Mas, quer saber? Para ir ao trabalho, por 10000 reais, eu teria um.

Continua após a publicidade

Veredicto – Vingaria como a versão em quatro rodas do scooter: prático e barato, sem a ambição de ser o carro da família.

Palio Weekend elétrico
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Fiat
Que fim levou o Palio Elétrico?

O projeto iniciado em 2006 evoluiu em 2009, quando o projeto evoluiu para uma Palio Weekend com 38 cv e que não passava dos 100 km/h, graças aos 165 kg extras. Ao todo, a Fiat produziu 66 unidades do Palio Weekend Elétrico, que foram usados no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), e no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Ficha técnica – Fiat Palio Elétrico

  • Motor: dianteiro, transversal, elétrico, assíncrono, trifásico, refrigerado a água
  • Potência: 37,8 cv a 9000 rpm
  • Torque: 12,6 mkgf a 9000 rpm Bateria de níquel
  • Câmbio: Marcha à frente e ré determinadas pelo sentido de giro do motor; redução de 8,65; tração dianteira
  • Carroceria: hatchback, 4 portas, 4 lugares
  • Dimensões: comprimento, 383 cm; largura, 163 cm; altura, 143 cm; entreeixos, 237 cm
  • Peso: 1029 kg
  • Peso/potência: 27,2 kg/cv
  • Peso/torque: 81,7 kg/mkgf
  • Volumes: porta-malas, 290 litros
  • Suspensão: Dianteira: independente, do tipo McPherson
  • Traseira: barra de torção com molas helicoidais
  • Freios: disco nas rodas dianteiras, tambor nas traseiras. Servo-freio com bomba geradora de vácuo
  • Direção: pinhão e cremalheira
  • Pneus: 145/80 R13
  • Principais equipamentos de série: compressor de ar portátil, lata de líquido veda-furos, cabo para recarga
Publicidade

You Might Also Like

Festival de Parintins 2025: como foi a 2ª noite de apresentações 

Análise: Trump está perdendo apoio entre eleitores independentes; entenda 

Flamengo x Bayern de Munique: horário e onde assistir ao jogo do Mundial 

Brasil x Polônia: horário e onde assistir à Liga das Nações de Vôlei 

Em meio a reencontros, PSG e Inter Miami jogam pelas oitavas do Mundial 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Mãe de Beyoncé diz que neta já é compositora e pediu para entrar em turnê 

12 de maio de 2025
Abertura de empresas sobe 21% em um ano, diz Serasa 
Flamengo x Boavista: horário e onde assistir ao jogo do Carioca 
Conheça Samara Pink, parceira de Virginia Fonseca em império de beleza milionário
ONG de pecuarista ligada à fraude diz que INSS é “só” 11% da receita
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?