Ursula von der Leyen disse que certos tópicos são “absolutamente intocáveis” Macroeconomia, -agencia-estado-, acordo comercial, CNN Brasil Money, Estados Unidos, Guerra comercial, União Europeia CNN Brasil
A União Europeia (UE) não abrirá mão do direito de definir suas próprias regras em troca de um acordo comercial com os Estados Unidos, disse uma alta autoridade.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que lidera o órgão executivo do bloco, fez os comentários após o The Wall Street Journal noticiar na semana passada que o escritório do Representante Comercial dos EUA havia divulgado um rascunho de “acordo sobre comércio recíproco” estabelecendo possíveis concessões da UE a uma série de questões políticas.
Questionada se o bloco estava preparado para assinar um acordo que incluísse mudanças nas regulamentações existentes, von der Leyen disse que certos tópicos são “absolutamente intocáveis”.
A presidente da Comissão Europeia disse que os dois lados discutem linhas tarifárias, barreiras não tarifárias, como padrões e normas, e compras que a UE possa fazer.
Mas caso o processo de tomada de decisão soberana na União Europeia e seus estados-membros seja afetado, a negociação terá ido longe demais, pontuou.

