By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Flip 2025 divulga programação com Marina Silva, Rosa Montero e mais; veja 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Flip 2025 divulga programação com Marina Silva, Rosa Montero e mais; veja 
outros

Flip 2025 divulga programação com Marina Silva, Rosa Montero e mais; veja 

Última atualização: 24 de junho de 2025 13:42
Published 24 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre 30 de julho e 3 de agosto  Entretenimento, #CNNPop, Festa Literária Internacional de Paraty, Flip, Literatura, Livros CNN Brasil

Contents
Leia maisA Feira do Livro: veja as obras mais vendidas durante o eventoBookTok: comunidade do TikTok influencia o mercado de livros no BrasilBienal do Livro Rio 2025: Raphael Montes se destaca entre os mais vendidosVeja a programação completa da Flip 2025

A 23ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) divulgou a programação completa de mesas e autores deste ano – com nomes como Arnaldo Antunes, Marina Silva, Rosa Montero, Sandro Veronesi, Cristina Rivera Garza e outros.

O autor homenageado do evento em 2025 será Paulo Leminsky, poeta brasileiro que representa a união entre o erudito e o popular em sua vasta obra. O autor – que também era ensaísta, biógrafo, músico, publicitário, judoca faixa-preta e tradutor – dedicou sua vida à arte da palavra e alcançou, com sua poesia, um público diverso e amplo.

A curadora da 23ª Flip é Ana Lima Cecilio, que também foi responsável pela programação do evento no ano passado. Em 2025, a Festa volta a seu período tradicional, entre os meses de julho e
agosto, após sofrer alterações no calendário por conta da pandemia.

Leia mais

  • A Feira do Livro: veja as obras mais vendidas durante o evento

    A Feira do Livro: veja as obras mais vendidas durante o evento

  • BookTok: comunidade do TikTok influencia o mercado de livros no Brasil

    BookTok: comunidade do TikTok influencia o mercado de livros no Brasil

  • Bienal do Livro Rio 2025: Raphael Montes se destaca entre os mais vendidos

    Bienal do Livro Rio 2025: Raphael Montes se destaca entre os mais vendidos

Entre os destaques nacionais da programação, estão o músico e poeta Arnaldo Antunes, responsável pela mesa sobre Paulo Leminski; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o jornalista e escritor Tiago Rogero, idealizador do “Projeto Querino”; o escritor e humorista Gregório Duvivier; a poeta Alice Ruiz, que foi companheira de Leminski; o poeta Sergio Vaz; entre outros.

A Flip 2025 também traz entre os destaques internacionais a escritora espanhola Rosa Montero, dona do sucesso “O perigo de estar lúcida”; o italiano Sandro Veronesi, autor de “O colibri”; a argentina María Negroni; a sueca Liv Strömquist; e mais.

Veja a programação completa da Flip 2025

Quarta-feira, 30 jul, às 19h

  • Mesa 1 – Essa noite vai ter sol
    Arnaldo Antunes
    O músico e poeta Arnaldo Antunes fala sobre Paulo Leminski entre a prosa, a poesia e a música, atualizando seu legado para compreendermos a importância de um autor que pensou a língua e suas possibilidades com tanto engenho e alegria.

Quinta-feira, 31 jul, às 10h

  • Mesa 2 – Caprichos e relaxos
    Fabrício Corsaletti + Lilian Sais
    Mediação: Tarso de Melo
    Dois poetas que caminham muito bem entre a poesia e outros gêneros – o romance, a crônica – e que entendem a poesia não só como um exercício espontâneo, mas também desenhado com capricho para criar um projeto que faça sentido.

Quinta-feira, 31 jul, às 12h

  • Mesa 3 – Tristes tramas
    Anabela Mota Ribeiro + Neige Sinno
    Mediação: Rita Palmeira
    A partir de prosas estonteantes, o reconhecimento de um lugar de dor e de transformação de que só as mulheres são capazes, para produzir a partir daí liberdade, desejo, escolha e autonomia.

Quinta-feira, 31 jul, às 15h

  • Mesa 4 – A casa, o mundo
    Alia Trabucco Zerán + Lilia Guerra
    Mediação: Micheline Alves
    O trabalho doméstico, com sua marca de violência e desigualdade social, é uma das heranças mais nefastas da escravidão na América Latina, e é tema dessas duas autoras tão diferentes, que foram capazes de tratar do tema com brilhantismo.

Quinta-feira, 31 jul, às 17h

  • Mesa 5 – Todas as formas
    Mar Becker + Monique Malcher
    Mediação: Nanni Rios
    Em expressões muito distintas, a poesia e a prosa, a doçura e a crueldade, duas autoras com uma força narrativa impressionante se encontram na construção das possibilidades de uma nova literatura brasileira.

Quinta-feira, 31 jul, às 19h

  • Mesa 6 – A extraordinária vida comum
    Pedro Guerra + Sandro Veronesi
    Mediação: Gabriela Mayer
    Com a matéria-prima dos dias comuns, usada por esses autores, é possível construir a literatura mais genuína, com humor, melancolia e o reconhecimento da fragilidade e da maravilha da vida.

Quinta-feira, 31 jul, às 21h

  • Mesa 7 – Pequenos países, grandes movimentos
    Gaël Faye + GauZ’
    Mediação: Adriana Ferreira Silva
    Do Burundi e da Costa do Marfim à França, dois autores que encarnam o tema da imigração com tudo que ele mobiliza: a nostalgia, o encontro com o inesperado, a adaptação e, sobretudo, a construção de uma identidade no movimento.

Sexta-feira, 1 ago, às 10h

  • Mesa 8 – Vide o verso
    Alice Ruiz + Claudia Roquette-Pinto + Marília Garcia
    Mediação: Fernando Luna
    Poesia é música, contemplação, ensaio. Poesia dá ritmo, ajuda a pensar, mostra o mundo. Essas três poetas de gerações diferentes têm caminhos singulares e ajudaram a construir o panorama da poesia brasileira como conhecemos hoje.

Sexta-feira, 1 ago, às 12h

  • Mesa 9 – O Brasil no espelho
    Tiago Rogero + Ynaê Lopes dos Santos
    Mediação: Juliana Borges
    Dois dos mais importantes pensadores da questão racial no Brasil trazem à luz nossa pior herança, mas também a possibilidade de um acerto de contas decisivo para a construção de um país mais justo.

Sexta-feira, 1 ago, às 15h

  • Mesa 10 – Tudo que desabrocha
    Giovana Madalosso + Liv Strömquist
    Mediação: Nanni Rios
    Pensar os relacionamentos, o papel da mulher, os modos de estar no mundo são interesses dessas duas autoras, pensadoras da vida contemporânea, cada uma com sua forma especial de expressão.

Sexta-feira, 1 ago, às 17h

  • Mesa 11 – Breve história do longo conflito
    Ilan Pappe
    Mediação: Arlene Clemesha
    Um dos intelectuais mais relevantes que pensam o conflito na Palestina tem muito a dizer não apenas sobre a origem e os motivos da guerra, mas também sobre o que ela diz sobre a organização do mundo político hoje.

Sexta-feira, 1 ago, às 19h

  • Mesa 12 – O lugar da floresta
    Marina Silva
    Mediação: Aline Midlej
    Com mais de quatro décadas de militância e vida pública, Marina Silva é referência para diferentes gerações e conquistou um lugar de destaque como uma das personalidades mais importantes do mundo na luta pela preservação do meio ambiente. Ouvir sobre a sua trajetória é compreender profundamente a necessária resistência às políticas de devastação e compreender o papel do Brasil em ano de COP 30.

Sexta-feira, 1 ago, às 21h

  • Mesa 13 – Palavras: vida e obra
    Gregorio Duvivier
    Um passeio performático pela vida íntima das palavras, esses seres fantásticos que nascem e morrem todos os dias e, entre uma coisa e outra, transam, trabalham, brigam, se divertem.

Sábado, 2 ago, às 10h

  • Mesa 14 – Senhora Liberdade
    Nei Lopes
    Mediação: Luiz Antonio Simas
    Maior estudioso da diáspora africana do Brasil, Nei Lopes é um intelectual imprescindível, escritor fértil e sambista fenomenal. Em conversa com Luiz Antonio Simas, fala de sua trajetória que se confunde com a história de um país que há séculos tenta se entender.

Sábado, 2 ago, às 12h

  • Mesa 15 – Ser mulher na América Latina
    Dahlia de La Cerda + Dolores Reyes
    Mediação: Gabriela Mayer
    Do México à Argentina, retratos de mulheres que, a despeito da violência e da crueldade, se mobilizam em amizade, amor e luta para construírem as próprias identidades.

Sábado, 2 ago, às 15h

  • Mesa 16 – Pertencer, transformar
    Astrid Roemer + Verenilde Pereira
    Mediação Adriana Ferreira Silva
    Duas escritoras veteranas narram as histórias de mulheres que, na luta pela liberdade, enfrentam a sociedade e a história de seus países como marcas de violência em seus corpos e suas vidas.

Sábado, 2 ago, às 17h

  • Mesa 17 – Invenção, memória
    Cristina Rivera Garza + María Negroni
    Mediação: Guilherme Freitas
    Subverter os gêneros literários, propor formas renovadas de literatura, resgatar a memória sempre viva e inventar realidades para acertar as contas com o passado: na experiência de duas escritoras geniais, nascem novas possibilidades de expressão.

Sábado, 2 ago, às 19h

  • Mesa 18 – A ridícula ideia de estar lúcida
    Rosa Montero
    Mediação: Paulo Roberto Pires
    Celebração de uma das escritoras mais originais e engenhosas da atualidade que, ao mesclar ficção e realidade, inventa um jeito todo próprio de pensar o mundo, a literatura, a criação artística e a possibilidade de transformação.

Sábado, 2 ago, às 21h

  • Mesa 19 – Roçar a língua de Camões
    Caetano Galindo + Ricardo Araújo Pereira
    Mediação: Janaisa Viscardi
    Unir dois pensadores da língua, um de cada lado do oceano, para entender que o nosso idioma se constrói a cada dia com movimento, humor, aprendizado, mistura e malemolência.

Domingo, 3 ago, às 10h

  • Mesa 20 – Mesa Zé Kleber: Espalhar poesia
    Luiz Perequê + Sergio Vaz
    Mediação: Juliana Borges
    Duas lideranças poéticas, para quem a poesia deve chegar até as pessoas, plenamente vestida do seu papel transformador, político, libertário: uma festa das palavras.

Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2024

 

You Might Also Like

Piloto que espancou adolescente é encaminhado à carceragem da PCDF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia cobra prefeitura sobre a instalação da ‘Passarela do Apartheid’

Homem é preso por perseguir ex-atriz da Globo famosa e enviar ameaças de morte a ela e à família

Presidente interina da Venezuela anuncia lei de anistia geral; saiba mais

SMS promove vacinação gratuita na estação Acesso Norte neste final de semana

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Trump diz que “não parece” ser o momento para cessar-fogo na Ucrânia 

18 de setembro de 2025
Após ter carro atingido por avião, motorista de app tem veículo destruído durante assalto
México dialoga com países da América Latina sobre deportações em massa dos EUA 
Implementação e gestão do jurídico de uma empresa global
Ex-BBB Davi Brito anuncia que vai ser pai
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?