By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Como o conflito Irã x Israel pode ser cobrado nos vestibulares? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Como o conflito Irã x Israel pode ser cobrado nos vestibulares? 
outros

Como o conflito Irã x Israel pode ser cobrado nos vestibulares? 

Última atualização: 25 de junho de 2025 12:03
Published 25 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Temas envolvendo o Oriente Médio são recorrentes em exames como Enem, Fuvest e Unicamp  Educação, conflito no Oriente Médio, Enem, Estudos, israel x irã, Vestibular CNN Brasil

Contents
Leia MaisUSP é a universidade no Brasil que mais contribui para ODS da ONUVeja quais são os 5 países de língua espanhola preferidos para intercâmbioVeja 3 dicas de gerenciamento de tempo para os estudos do EnemContexto geopolítico e interpretação de dados Debate sobre questão nuclear e cronologia do conflito Guerras Híbridas e sanções econômicas  Raízes históricas e impacto no preço do petróleo  

Os conflitos recentes no Oriente Médio, em particular o confronto entre Irã e Israel, muito provavelmente serão assunto de questões dos próximos vestibulares, segundo docentes das disciplinas de História e Geografia. 

A CNN ouviu cinco professores que apontaram ainda a possibilidade de o conflito Irã x Israel ser cobrado como tema de redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e em processos seletivos como Fuvest, que dá acesso à USP (Universidade de São Paulo), e Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas. 

Leia Mais

  • USP é a universidade no Brasil que mais contribui para ODS da ONU

    USP é a universidade no Brasil que mais contribui para ODS da ONU

  • Veja quais são os 5 países de língua espanhola preferidos para intercâmbio

    Veja quais são os 5 países de língua espanhola preferidos para intercâmbio

  • Veja 3 dicas de gerenciamento de tempo para os estudos do Enem

    Veja 3 dicas de gerenciamento de tempo para os estudos do Enem

Veja, a seguir, os comentários dos professores sobre quais e como os conteúdos poderão ser cobrados, bem como ideias para direcionar os estudos: 

Contexto geopolítico e interpretação de dados 

“Em geral, a temática do Oriente Médio é bastante cobrada nos exames. O conflito entre Irã e Israel poderá ser explorado levando em conta as motivações históricas e religiosas, bem como as dinâmicas de poder regional e a interferência de potências externas. As provas podem apresentar fontes como mapas, gráficos de gastos militares ou trechos de discursos diplomáticos, exigindo análise crítica e interpretação de dados por parte do estudante.  

O papel de Israel, após sua formação em 1948, e a influência dos Estados Unidos e da Rússia na região, são pratos cheios para boas reflexões dos candidatos, que precisam ter a habilidade de compreensão e a competência de transformar informações dos meios de comunicação em sólidos argumentos, visando a boa análise do contexto. “ 

Raphael Augusto de Abreu, professor de História do colégio Progresso Bilíngue Cambuí 

Debate sobre questão nuclear e cronologia do conflito 

“O conflito entre Irã e Israel se insere no contexto mais amplo do Oriente Médio. Curiosamente, as questões sobre o tema nos vestibulares não costumam ser difíceis, pois a complexidade faz com que as perguntas sejam mais estruturais.  

A disputa territorial é uma possibilidade, mas no caso de Irã e Israel, que não têm fronteiras terrestres, o conflito assume outra natureza — diferente, por exemplo, de conflitos em Gaza, Síria ou Líbano.  

No caso do Irã, o foco recai sobre a questão nuclear e os debates internacionais sobre seus objetivos e possíveis implicações para a região. Os vestibulares podem usar o conflito atual como ponto de partida para explorar temas estruturais, como: quais países possuem armas nucleares? O que é o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares? Qual a história da criação do Estado de Israel?  

A dica é acompanhar a cronologia do conflito, mas concentrar-se nos aspectos estruturais – históricos e geográficos – pois é isso que costuma ser cobrado nas provas, mais do que os eventos imediatos.” 

João Felipe Ribeiro, professor de Geografia da Escola Eleva Urca 

Guerras Híbridas e sanções econômicas  

“Considerando que os conflitos ocorreram neste ano e que vivemos uma nova era de comunicação, fortemente pautada pelos avanços tecnológicos, é possível que a temática Israel-Irã seja usada como contextualização para questões sobre Guerras Híbridas, exigindo que os alunos compreendam como ataques cibernéticos, proxies, discursos midiáticos e sanções econômicas também desempenham um papel importante, para além do uso de armamentos e ataques convencionais. Guerras Híbridas podem, inclusive, ser tema de proposta de redação. 

Na perspectiva da economia global, o conflito traz à pauta o uso de sanções econômicas como instrumento geopolítico. Nesse cenário, é importante que os alunos compreendam o conceito e conheçam diferentes exemplos de sua aplicação.  

O conflito também pode ser abordado em questões sobre Direitos Humanos e a crise humanitária na região, com foco nas consequências para a população civil, no aumento do número de refugiados e nos impactos sobre a nação palestina.” 

Mariana Prudenciatto Ortelani, coordenadora editorial do COC (disciplinas de Humanas) e Geógrafa 

Raízes históricas e impacto no preço do petróleo  

“O conflito Irã x Israel pode desdobrar em questões que explorem as raízes históricas da guerra, como a Revolução Iraniana de 1979 e a percepção do Irã como ameaça à segurança de Israel, além do papel dos Estados Unidos na região. As provas podem pedir também a identificação e as influências dos principais aliados no conflito, como a relação do Irã com grupos como Hezbollah e o Hamas e o apoio dos EUA a Israel.

Além disso, questões relacionadas ao programa nuclear iraniano também podem aparecer por conta das atuais tensões. As perguntas podem explorar como esse conflito impacta o equilíbrio de poder no Oriente Médio, afeta o preço do petróleo, com a possibilidade do fechamento do Estreito de Ormuz, gera crises humanitárias e interfere na política externa de países.  

O tema ainda pode ser cobrado em associação com conteúdos clássicos de História, como colonialismo, disputas territoriais e nacionalismo.”  

Luiz Felipe Galvão de Oliveira, coordenador de História, Filosofia e Sociologia, e Breno Viana Dias Monteiro, coordenador de Geografia, ambos da Rede Alfa CEM Bilíngue 

Preparação para o vestibular: veja 3 motivos para fazer simulados

 

You Might Also Like

Avião com destino a Buenos Aires pousa em Guarulhos sob comando de ‘Mayday’

Sidônio Palmeira adia presença em comissão na Câmara dos Deputados

Jovens confundem abreviação em cardápio e têm prejuízo financeiro; confira

Deborah Secco ganha bolada para trocar de nome no Instagram em campanha publicitária; saiba quanto

Aguinaldo Silva revela segredo para escrever “Vale Tudo” de 1988 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Conheça os carros baratos que fazem mais de 13Km por litro na cidade

16 de maio de 2025
Ministros da União Europeia confirmam reunião para discutir Oriente Médio 
Recém casada, filha de apresentador famoso anuncia gravidez com cantor sertanejo
Gusttavo Lima e Marçal se reúnem com União Brasil para discutir filiação em Miami
“Um Filme Minecraft” estreia nos cinemas; saiba como é a história 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?