Presidente dos EUA não detalhou teor do documento Macroeconomia, China, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (26) que assinou um acordo com a China na véspera, mas sem detalhar o teor do documento.
A fala foi feita durante evento na Casa Branca sobre o projeto orçamentário do governo republicano após ele citar membros do escalão do governo que estão trabalhando em acordos.
Ademais, Trump também mencionou que um acordo com a Índia “está a caminho”.
Desde que o republicano retornou à presidência dos EUA, travou uma guerra comercial com os principais parceiros norte-americanos por meio da elevação de tarifas de importação.
Após uma escalada tarifária entre as duas maiores economias do mundo, que elevaram as alíquotas aplicadas sobre os produtos uma da outra para mais de 200%, as partes buscaram caminhos para aliviar a tensão comercial.
No dia 10 de junho, após dois dias de negociações em Londres, os EUA e a China anunciaram que concordaram com as bases para o que ainda viria a ser o acordo.
Na manhã seguinte, o presidente norte-americano afirmou que o acordo comercial com a China estava “feito” e que aguardava por uma aprovação final por parte do presidente chinês Xi Jinping.
No dia 12, um porta-voz do governo chinês confirmou o consenso, dizendo que ambos os lados precisam respeitá-lo e acrescentando que a China sempre manteve sua palavra.
Em atualização