Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu no processo criminal que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 Política, Carlos Bolsonaro, denúncia de golpe, Eduardo Bolsonaro, embaixadores, Estados Unidos, Filipe Martins, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
Políticos, militares e diplomatas de países como Estados Unidos e Israel foram escolhidos pela defesa do ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, para serem ouvidos no processo criminal que investiga uma tentativa de golpe de Estado no país.
O STF (Supremo Tribunal Federal) irá ouvir as testemunhas arroladas pelos réus do chamado “núcleo 2” — o qual Martins faz parte — entre 14 e 21 de julho.
No total, 23 testemunhas foram solicitas pela defesa de Martins. A lista inclui o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL), ambos filhos do ex-presidente.
Além deles, estão o ex-embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, e o ex-embaixador isralense Yossi Shelley. O diplomata ucraniano Rotyslav Tronenko também foi arrolado, junto ao embaixador dos Emirados Árabes, Saleh Ahmad Salem.
Ex-ministros como Eduardo Pazuello (Saúde) e Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência e Trabalho), o general e ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes e o antigo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, também devem ser ouvidos.
O ex-assessor é acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de integrar o núcleo jurídico da operação, incluindo auxiliar com a criação de minutas para instituir estado de sítio no país e a aplicação da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) após o resultado das eleições de 2022, que não trouxe a reeleição do antigo governo.
Atualmente, ele está em liberdade provisória com condicionantes: tornozeleira, recolhimento domiciliar noturno, proibição de usar redes, sair do país e manter contato com outros investigados.
Veja a lista de testemunhas arroladas pela defesa do ex-assessor:
- Marco Antônio Freire Gomes
- Carlos de Almeida Baptista Júnior
- Eduardo Bolsonaro
- Marcel Van Hattem
- Hélio Lopes
- Eduardo Pazuello
- Senador Eduardo Girão
- Carlos Bolsonaro
- Onix Lorenzoni
- Marco Edson
- Gonçalves Dias
- Mateus Matos Diniz
- Senador Rodrigo Pacheco
- Fernanda Januzzi
- EduardoTagliaferro
- André Chermont
- Stella Maria
- Flores Floriani Burda
- Saleh Ahmad Salem
- Alzaraim Alsuwaidi
- Yossi Shelley
- Todd Chapman
- Rotyslav Tronenko
- Fabiana Melisse Da Costa Tronenko
- Bader Abbas Fábio Alvarez Shor.

