Chuvas no estado diminuem ao longo da semana; há risco para formação de geada em diversas regiões Rio Grande do Sul, -agencia-cnn-, Clima, Frio CNN Brasil
O volume das chuvas no Rio Grande do Sul deve diminuir, e o frio se intensificar a partir de segunda-feira (30). Segundo a Defesa Civil do estado, diversas regiões apresentam previsão de temperatura negativa ao logo desta semana.
Pela manhã de segunda-feira (30), as mínimas variam entre -3°C e 7°C, com risco de geada ampla no Oeste, Campanha, Sul, Centro-Norte, Costa Doce, Serra e Nordeste. Já durante a tarde, as máximas não passam de 4°C a 11°C. O frio se agrava à noite, com temperaturas entre -4°C e 6°C, formando geada em todas as regiões.
Na terça-feira, 1° de julho, as temperaturas declinam ainda mais em todas as regiões gaúchas. As mínimas variam entre -5°C e 6°C, com condição para formação generalizada de geada, enquanto as máximas oscilam entre 5°C e 11°C. Os ventos seguem com rajadas de 40 e 60 km/h ao longo da costa, onde o mar continua agitado.
A tendência é de que, na quarta-feira (02), a temperatura permaneça baixa em todo o estado, com mínimas variando entre -4°C e 6°C, com condição para formação de geada em todas as regiões, com exceção do Litoral Médio e Norte. Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 7°C e 14°C. A condição de mar agitado persiste.
Volume de precipitações
Além disso, nas últimas 24 horas, foram registrados elevados volumes de precipitações, superiores a 150 mm no Norte do estado, fazendo com que os rios apresentem novas respostas em função desses acumulados.
Estão previstas baixas precipitações no Rio Grande do Sul para as próximas 24 horas. Devido os acumulados que ocorreram, espera-se respostas hidrológicas nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí e Sinos. Devem ser observadas, ainda, cotas de inundação no Caí e Sinos. O Guaíba deve apresentar novas elevações devido ao cenário de alterações de ventos e das novas cheias se deslocando, já a Lagoa dos Patos deve seguir apresentando elevação gradual.