Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 4 de julho Educação, bolsas de estudo, Enem, ProUni CNN Brasil
As inscrições para a edição de segundo semestre do ProUni (Programa Universidade para Todos) abriram nesta segunda-feira (30). O encerramento está previsto para 4 de julho.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), mais de 200 mil bolsas de estudo, entre integrais e parciais, serão ofertadas em 370 em cursos de graduação. Eles estão distribuídos em 887 instituições de ensino superior particulares em todo o Brasil. A CNN preparou perguntas e respostas sobre a edição. Veja abaixo.
Qual é o site oficial da inscrição?
As inscrições devem feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, o participante deve procurar pela opção “inscreva-se”. Em seguida, será necessário fazer login na plataforma gov.br.

Até quando pode se inscrever?
Segundo o cronograma previsto no edital, as inscrições devem ser feitas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 4 de julho.
É cobrada taxa de inscrição?
Não, a inscrição para o ProUni 2025.2 é totalmente gratuita.
Como consultar o edital?
A íntegra do edital já está disponível para consulta dos candidatos. No documento constam todas as regras referentes à edição de segundo semestre.
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para participar do ProUni é necessário ter realizado uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado na condição de treineiro.
O candidato pré-selecionado também deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277), para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.
Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos (R$ 4.554).
Ainda é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Quantas bolsas serão ofertadas?
Esta edição vai ofertar mais de 211 mil bolsas, sendo ao menos 118 mil integrais e 93 mil parciais.
Qual é o curso com a maior oferta de bolsas?
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de Direito, com 13.152 (4.277 integrais e 8.875 parciais); Pedagogia, com 11.339 (8.465 integrais e 2.874 parciais); e Educação Física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Me inscrevi no ProUni 2025.2. Quando sairá o resultado?
O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho.
Inep: Alunos cotistas e do ProUni têm melhores taxa de desempenho