By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: CNU 2 inova com ação afirmativa para mulheres na segunda fase
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > CNU 2 inova com ação afirmativa para mulheres na segunda fase
outros

CNU 2 inova com ação afirmativa para mulheres na segunda fase

Última atualização: 30 de junho de 2025 19:13
Published 30 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) vai introduzir uma ação afirmativa para promover a igualdade de gênero na segunda fase da prova: quando menos de 50% das pessoas classificadas para a segunda fase forem mulheres, candidatas adicionais serão incluídas até que se atinja a paridade. A regra vale tanto para ampla concorrência como para as cotas (negras, indígenas, quilombolas e de pessoas com deficiência) e será aplicada por cargo e especialidade, com base nos resultados da prova objetiva.

Contents
Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da MáquinaConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasEnap na governança

A nota final continuará sendo composta pela soma das notas objetiva, discursiva e de títulos, quando houver. O edital do certame será publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (30/6).

Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da Máquina

“Não é uma reserva de vagas. Quem vai ser aprovado, é quem teve a maior final”, afirmou a ministra de Gestão e Inovação Esther Dweck a jornalistas em coletiva de imprensa com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

“Nenhum homem classificado deixará de entrar. Todos os homens que passaram vão continuar. Agora, a diferença é que a gente vai chamar mais mulheres para completar e ter exatamente o mesmo número de homens e mulheres fazendo a prova discursiva em cada cargo e também em cada modalidade”, completou Dweck.

A chefe do MGI disse ainda que não há qualquer receio de que a medida possa ampliar a judicialização do certame e que o ministério está “tranquilo” quanto à segurança jurídica da decisão.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

O concurso, que será realizado em outubro e dezembro, também consolida as mudanças trazidas pela nova Lei de Cotas. Haverá elevação do percentual para pessoas negras (de 20% para 25%) e a introdução de cotas específicas para indígenas (3%) e quilombolas (2%). É mantida a cota de 5% para pessoas com deficiência. Quando o número de vagas por cargo não for suficiente para garantir a reserva proporcional, será realizado sorteio entre os candidatos para definir o enquadramento nas cotas.

Enap na governança

Nesta edição, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) passará a ser responsável pela gestão e execução do concurso, incluindo as inscrições e a divulgação dos resultados. O MGI permanece como formulador da política pública de concursos.

A estrutura do CNU também foi redesenhada. A prova discursiva, que compõe a segunda fase, ocorrerá em data posterior à prova objetiva — apenas para os candidatos classificados entre os nove primeiros colocados por vaga, respeitando os critérios de cotas e as regras de paridade de gênero.

Outra novidade é a convocação para confirmar o interesse nas vagas. Assim que a primeira lista de classificação for divulgada, prevista para 30 de janeiro de 2026, os candidatos deverão informar se desejam seguir no processo para o cargo para o qual foram aprovados.

Ao todo, serão ofertadas 3.652 vagas em 32 órgãos federais — 2.480 imediatas (1.972 de nível superior e 508 de nível intermediário) e 1.172 com provimento a curto prazo, concentradas principalmente nas áreas de apoio administrativo. Segundo Dweck, essa é uma das áreas mais críticas em termos de carência de pessoal e alto risco de aposentadorias, com quadros envelhecidos e conhecimentos técnicos que não são facilmente substituíveis.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, no período da tarde, com duração de 5 horas para cargos de nível superior e 3h30 para os de nível intermediário. Já a prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro, também à tarde. Para nível superior, serão duas questões dissertativas. Para nível intermediário, uma redação argumentativa.

As inscrições ficarão abertas de 2 a 20 de julho, com taxa única de R$ 70. Terão direito à isenção candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas do ProUni e beneficiários do FIES. Os pedidos devem ser feitos até 8 de julho. Leia a relação de cargos neste link e veja o cronograma neste link.

You Might Also Like

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas dos Brics 

Trump diz que enviará cartas tarifárias a mais de 100 países nesta segunda 

PMDF apreende 43 kg de skunk, com valor estimado em R$ 600 mil

“Vale Tudo”: bastidores mostram gravação de cena icônica da novela 

China e Rússia apoiam Brasil e Índia no Conselho de Segurança; entenda 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Líbano forma novo governo e primeiro-ministro promete reformas 

8 de fevereiro de 2025
Equipe econômica traça estratégias para alterar Fundeb e benefícios fiscais 
Confira retrospectiva do agro em 2024 e as perspectivas para 2025
Faccionado do Comando Vermelho curte piscina em frente a unidade da PM
Rafa Justus mostra lembrancinha de seu nascimento: “Isso aqui tem 15 anos” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?