Nova medida segue exemplo da Europa, onde moradores manifestam contra o excesso de viajantes Internacional, Europa, Grécia, Santorini, Turismo CNN Brasil
A Grécia introduziu uma taxa de 20 euros (aprox. R$125) para turistas que chegam a Santorini em cruzeiros nesta terça-feira (1º) para tentar conter o turismo excessivo e arrecadar receitas para modernizar a infraestrutura da ilha.
A região vulcânica no Mar Egeu atrai cerca de 2 milhões de viajantes por ano.
Com uma população de cerca de 15.000 habitantes, um único porto principal e crescentes preocupações com a atividade sísmica, o governo tem buscado reduzir o impacto do turismo.
A introdução da taxa segue medidas em outras partes da Europa, onde os moradores estão indignados com os turistas que aumentam os custos dos aluguéis e drenam recursos.
As autoridades gregas começarão a cobrar a taxa para cada passageiro no dia 21 de julho. A taxa será de 12 euros em outubro e cairá para 4 euros de novembro a março, aumentando novamente para 12 euros de abril a maio.
Michele Power, uma turista canadense, disse: “Acho que 20 euros não farão diferença na decisão das pessoas de virem ver ou não.”
Giorgos Kafetzopoulos, dono de uma loja, disse que “ninguém vai economizar em pagar 20 euros para vir a um destino como este.”
As operadoras de cruzeiros, no entanto, dizem que a taxa é injusta.
George Koumpenas, diretor de operações da Celestyal, que organiza viagens para as ilhas gregas, disse que a taxa é destinada apenas a navios de cruzeiro, serve para arrecadar impostos e “não ajudará com o turismo excessivo”.