Acordo ocorre próximo ao fim do prazo da trégua tarifária anunciado pelos EUA Macroeconomia, acordo comercial, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, Vietnã CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (2) que os Estados Unidos chegaram a um acordo comercial com o Vietnã, concretizando o terceiro acordo significativo do governo antes do prazo de 9 de julho.
“Acabei de fechar um acordo comercial com o Vietnã”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social.
Trump disse que os Estados Unidos cobrarão uma tarifa de 20% sobre exportações vietnamitas para o país e uma tarifa de 40% sobre “transbordo”.
Embora não tenha ficado claro como o plano de transbordo de Trump funcionaria, o termo geralmente se refere a produtos estrangeiros que são enviados por outro país antes de serem exportados para os Estados Unidos.
“Em troca, o Vietnã fará algo que nunca fez antes: dará aos Estados Unidos da América ACESSO TOTAL aos seus mercados comerciais”, acrescentou.
“Em outras palavras, eles ‘ABRIRÃO SEU MERCADO PARA OS ESTADOS UNIDOS’, o que significa que poderemos vender nossos produtos para o Vietnã com tarifa ZERO.”
Não ficou claro se o acordo foi finalizado ou se o Vietnã concordou com o que Trump anunciou.
Há meses, Trump e seu governo vêm afirmando que os países estão se alinhando para fechar acordos comerciais com os Estados Unidos. Mas, antes de 9 de julho, quando a pausa de 90 dias nas tarifas “recíprocas” termina e taxas de até 50% podem entrar em vigor, a situação tem sido praticamente incerta.
As tarifas sobre produtos vietnamitas enviados aos EUA deveriam aumentar para um mínimo de 46% caso as tarifas anunciadas por Trump em abril se mantivessem. As tarifas sobre o Vietnã estavam entre as mais altas que ele anunciou.
O Vietnã é um importante parceiro comercial dos EUA e foi a sexta maior fonte de importações americanas no ano passado, com embarques no valor de US$ 137 bilhões.
Isso é mais que o dobro do valor das exportações para os EUA cinco anos antes, segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA.