By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: TST fixou 109 teses vinculantes no 1º semestre de 2025, diz Corrêa da Veiga
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > TST fixou 109 teses vinculantes no 1º semestre de 2025, diz Corrêa da Veiga
outros

TST fixou 109 teses vinculantes no 1º semestre de 2025, diz Corrêa da Veiga

Última atualização: 3 de julho de 2025 09:18
Published 3 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) fixou 109 novas teses vinculantes no 1º semestre de 2025 e afetou 73 novos Incidentes de Recursos Repetitivos (IRRs). Os números representam um avanço no cenário visto até o fim de 2024, quando a Corte acumulava 20 teses firmadas e quatro afetações pendentes de julgamento.

Contents
Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e ExecutivoInteligência artificialFérias coletivas

Os dados foram destaque no discurso do presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, na sessão de encerramento do semestre judiciário. O magistrado classificou os números como históricos e voltou a ressaltar o objetivo do Tribunal de se tornar uma Corte de precedentes.

Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e Executivo

Corrêa da Veiga chamou atenção para mudanças implementadas pelo TST nos últimos anos, entre elas as novas regras para o processamento de recursos de revista e a criação da Secretaria-Geral de Gestão de Processos, e para o diálogo estabelecido com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), para o intercâmbio de boas práticas.

Ponderou, no entanto, que a “tarefa está muito longe do fim”, uma vez que os efeitos dessas mudanças ainda devem levar algum tempo para resultar no desafogamento da Justiça Especializada. O ministro frisou que os números relativos à demanda do Tribunal ainda são preocupantes. Somente no 1º semestre, segundo o magistrado, o TST recebeu mais de 248 mil processos, sendo cerca de 182 mil casos novos e 65 mil recursos internos.

“Teremos que persistir nessa tarefa, a qual só estará concluída efetivamente quando tivermos uma rede madura de precedentes vinculantes, disciplinando a maioria das controvérsias frequentes, conferindo segurança e desestimulando a recorribilidade”, disse.

Inteligência artificial

Corrêa da Veiga também anunciou que está na fase final de teste o sistema ÁguIA, o primeiro de inteligência artificial generativa do TST. Integrado ao módulo de produção de decisões do gabinete eletrônico, a novidade pretende acelerar o processo decisório da Corte, ao automatizar etapas operacionais de análise jurídica, detalhou.

Segundo Corrêa da Veiga, a primeira versão da tecnologia será focada em processos do PJe, da classe recurso de revista e que tiverem um único recorrente. A ferramenta será capaz de identificar os temas admitidos no despacho de admissibilidade, separar as alegações de eventuais violações jurídicas, resumir as peças processuais essenciais e entregar uma minuta pré-estruturada.

“Com isso, os gabinetes passarão a contar com relatórios prontos, claros e organizados, permitindo que o foco se concentre naquilo que realmente importa, o mérito da decisão. O uso de inteligência artificial no apoio à atividade judicial representa um avanço significativo na busca por maior celeridade e eficiência no julgamento do processo. Ao automatizar etapas operacionais da análise jurídica, o sistema ÁguIA permite que o Tribunal dedique mais tempo à construção do convencimento e à fundamentação das decisões”, afirmou.

Férias coletivas

A sessão do Órgão Especial desta terça-feira (1º/7) foi a última do TST no 1º semestre de 2025. A partir de amanhã (2/7), os julgamentos da Corte serão suspensos devido ao período de férias coletivas dos ministros. Ele retornam em 1º de agosto, quando será realizada a sessão de abertura do 2º semestre.

You Might Also Like

Você atendeu e desligaram? Veja os perigos que cercam o “Ghost Calls”

CNN Talks debate nesta terça (8) regulação e financiamento climático 

Homens que incendiaram Floresta Nacional de propósito viram réus

Porta arrombada e sangue no chão. Veja como ficou restaurante invadido

Sob críticas por Selic alta, Galípolo almoça com parlamentares nesta terça 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Países do banco do Brics têm respeitada sua soberania, diz Dilma 

5 de julho de 2025
Lembra dela? Ex-menina pastora diz que se arrepende de falas homofóbicas 
CBF: Gilmar Mendes pede manifestação das partes, da AGU e da PGR 
Soldado sofre queimaduras de 2º grau durante treinamento da PM na Bahia 
Foragido no Brasil, Allan dos Santos participa de baile de posse de Trump 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?