Programa fortalece liderança feminina em regiões afetadas por desastres climáticos no Brasil, com workshops em Belém, Porto Alegre e Recife Pará, -agencia-cnn-, Belém, COP30 CNN Brasil
A organização EmpoderaClima está com inscrições abertas o programa Mulheres pela Resiliência Climática, iniciativa que vai capacitar mulheres líderes comunitárias para atuarem na prevenção, resposta e adaptação a desastres climáticos em três cidades brasileiras: Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
As interessadas podem se candidatar até 11 de julho. O programa vai oferecer workshops presenciais de dois dias, com formações multidisciplinares em gestão de riscos, advocacy climático com perspectiva de gênero e fortalecimento de redes de apoio.
O objetivo é ampliar a capacidade de ação local e garantir que as respostas à crise climática sejam mais justas e inclusivas. Serão selecionadas cerca de 30 mulheres por cidade, com prioridade para mulheres negras, indígenas, LGBTQIAP+, com deficiência, mães solo e moradoras de regiões periféricas ou vulneráveis.
As atividades são gratuitas e algumas participantes poderão receber bolsa de apoio financeiro para cobrir custos de transporte e acomodação. O edital completo, com critérios de participação, cronograma e mais informações, pode ser acessado neste link.
Datas dos workshops presenciais
* Belém (PA): 26 e 27 de julho de 2025
* Porto Alegre (RS): 02 e 03 de agosto de 2025
* Recife (PE): 16 e 17 de agosto de 2025
Links para inscrição (até 11/07/2025 às 23h59):
* Belém
* Porto Alegre
* Recife
Segundo a organização, o aumento de eventos extremos como enchentes, secas e ondas de calor, causa um impacto direto às mulheres, mas que também desempenham papel essencial na reconstrução de comunidades.
De acordo com estimativas da ONU Mulheres, até 2050, mais de 150 milhões de mulheres e meninas podem ser empurradas para a pobreza devido à crise climática, sobretudo em países do Sul Global.