Encontro que reúne líderes mundiais será realizado no próximo fim de semana no Rio de Janeiro Política, Cúpula dos Brics, Ministério da Justiça e Segurança Pública, PF (Polícia Federal) CNN Brasil
A PF (Polícia Federal) reforçou um pedido de dotação orçamentária para intensificar as ações de segurança durante os eventos do Brics, no Rio de Janeiro (RJ). O ofício foi enviado nesta quarta-feira (2). A cúpula de líderes do bloco ocorre no próximo fim de semana.
A PF já havia solicitado a suplementação de R$ 7.310.775,00 em maio.
No ofício encaminhado ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a corporação menciona uma reunião na Casa Civil, em 23 de junho, na qual foi rediscutida a necessidade de suplementação do orçamento para a segurança das “reuniões ministeriais de alto risco.”
A PF aponta a reunião de chanceleres e a cúpula de líderes como os eventos de maior sensibilidade.
O documento também aponta que a suplementação e o ressarcimento orçamentário foram redefinidos devido às “limitações de movimentações orçamentárias estabelecidas na LOA (Lei Orçamentária Anual) 2025”.
Orçamento
Em junho, servidores da PF ameaçaram interromper operações por falta de orçamento.
Em nota, a ADPF (Associação dos Delegados da Polícia Federal) afirmou que o contingenciamento pode travar os trabalhos e comprometer o combate ao crime organizado, à corrupção e ao tráfico de drogas.
A PF reclama, principalmente, da demora de “até dois meses” para o recebimento de diárias — valores pagos ao agente quando ele precisa se deslocar da sua base para cumprir alguma missão. Segundo a ADPF, esse passivo é de R$ 2,8 milhões.
O presidente da entidade, Luciano Leiro, diz que a contenção de gastos “compromete de forma grave a atuação” da PF e “coloca em risco” ações de combate a crimes de alta complexidade.