Não ter pressa na compra pode evitar de transformar o sonho em um pesadelo Auto, Carros, Compra, Curiosidades, Dicas CNN Brasil
Comprar o primeiro carro é um passo memorável na vida de quem alcança essa meta. No momento da aquisição, porém, é preciso ficar de olho em algumas questões para não transformar o sonho em um pesadelo.
Reunimos abaixo algumas dicas para quem vai comprar o primeiro carro e não quer passar por problemas.
- Respeite seu orçamento
Pesquise um carro que caiba dentro do seu limite orçamentário. Combustível, manutenção, impostos são algumas das contas que precisará fazer e arcar. Se o carro for zero quilômetro a manutenção é menor, então pode ser um ponto a ser considerado.
- Novo ou usado
Cada um tem suas vantagens. O usado ou seminovo tem um custo de aquisição mais baixo. Por outro lado, as manutenções podem ser mais frequentes devido ao uso. O veículo zero quilômetro tem a desvantagem de custar mais, porém tem menor valor das manutenções e a taxa de juros na compra, geralmente, é menor.
- Quilometragem
No caso de modelos usados ou seminovos, dê preferência aos carros com baixa quilometragem. Teoricamente, enquanto menos gasto for o automóvel, menor serão os seus problemas na hora de consertar.
Também fique alerta aos golpistas e verifique se há incongruências no carro. Um exemplo disto seria um automóvel com quilometragem baixa e volante descascado, bancos rasgados ou acabamentos quebrados. Isso pode indicar uma quilometragem adulterada.
- Seguro
Antes de fechar negócio, consulte com algumas empresas qual é o valor do seguro para o veículo que deseja. Modelos mais visados por ladrões costumam ter uma apólice mais elevada. Evite surpresas após a aquisição.
- Test-Drive
Sempre peça para dirigir o automóvel que deseja comprar. Ao guiar, é quando percebemos posição de dirigir, se há ruídos estranhos no motor e se o carro se adequa a sua realidade. Nada mais chato do que dirigir um carro todos os dias que você não se adaptou.
- SUV, hatch ou sedã
Cada tipo de carro é voltado a um público diferente. O hatch é uma boa escolha para quem está recém-habilitado e precisa aprender a ter noção de espaço. Já o sedã é mais voltado a quem prioriza conforto ao guiar e um amplo porta-malas.
O SUV é a categoria que mais vende no Brasil e se tornou tão popular por conta da robustez dos modelos e por sua posição elevada ao dirigir.
Entenda as diferenças entre os carros híbridos e quais são elas