Fortes chuvas atingiram centro do estado americano no fim de semana, deixando ao menos 82 pessoas morto Internacional, acampamentos, Chuvas, Enchentes, Estados Unidos, EUA, Texas CNN Brasil
Diversas enchentes atingiram o centro do Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana, deixando ao menos 82 pessoas mortas.
O número inclui pelo menos 28 crianças no Condado de Kerr, onde 10 meninas e um conselheiro do Acampamento Mystic continuam desaparecidos.
Sobreviventes do desastre começaram a compartilhar experiências, ajudando a reconstruir a história de como a tragédia se desenrolou.
No Acampamento La Junta, localizado no Texas, o campista Ruffin Boyett foi o primeiro a acordar na cabana por volta das 4h da manhã, no horário local, de sexta-feira (4).
“Eu não conseguia dormir por causa dos raios”, falou Ruffin à afiliada da CNN, KSAT.
“As pessoas gritavam que havia uma inundação”, disse o irmão de Ruffin, Piers Boyett. “Havia muita água.”
Outro campista acordou o monitor, que por sua vez despertou os demais campistas da cabana.
Os irmãos Boyett e os companheiros de acampamento perceberam de repente a situação perigosa em que se encontravam.
“Meu Deus, estamos flutuando”, percebeu Ruffin Boyett. Os campistas tiveram que tomar uma decisão rápida. “A enchente começou a aumentar”, falou Piers Boyett.
“Temos beliches em nossa cabana, e (a água) estava indo para a cama de cima. Tínhamos uma opção: tivemos que nadar para sair das cabanas”, acrescentou.
Os campistas buscaram um lugar mais alto e acabaram tendo que nadar para um lugar seguro, contou o pai de um deles à CNN.
Eles seguiram até uma estrada de acesso, onde foram resgatados pela equipe de emergência.
No Acampamento Mystic, um camping para meninas ali perto, um segurança de raciocínio rápido colocou os campistas em colchões para ajudá-los a resistir a elevação das águas.
“Testemunhei em primeira mão a coragem e a fé que suas filhas demonstraram durante alguns dos momentos mais aterrorizantes de suas jovens vidas”, relatou Glenn Juenke à CNN.
“Cada uma daquelas doces meninas estava com frio, molhada e assustada — mas também eram incrivelmente corajosas. Elas confiaram em mim, e nos apoiamos umas nas outras durante uma longa e angustiante noite juntas na cabana delas.”