Ministro da Casa Civil questiona modelo orçamentário em entrevista ao Roda Viva Política, -agencia-cnn-, emendas parlamentares, Roda Viva, Rui Costa CNN Brasil
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, criticou o modelo brasileiro de emendas parlamentares durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (7). Ele questionou a concentração de recursos sob controle dos parlamentares:
“Em que lugar no mundo existe esse modelo onde se pega quase metade do orçamento livre de uma nação e, ao invés de aplicar em logística, em reduzir custos estruturais, em apostar em ciência, tecnologia, educação e saúde, se pulveriza?”, disse o ministro.
O crescimento das chamadas emendas parlamentares, especialmente as emendas pix, tem sido alvo de debates no Supremo Tribunal Federal (STF). Houve um acordo entre Executivo e Congresso para aprimorar a execução dos repasses, mediado pelo ministro Flávio Dino, mas, mesmo assim, foram registrados descumprimentos e tentativas de burlar o que foi negociado.
Na entrevista, Rui Costa também comentou a relação entre os Poderes e criticou a atuação do governo anterior: “A relação [entre governo e Congresso] foi se deteriorando ao longo do tempo. E o governo passado abriu mão de governar. O que interessava era se manter no poder a qualquer custo”, afirmou.
*Sob supervisão de Fernanda Tavares