By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática
outros

Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática

Última atualização: 10 de julho de 2025 05:30
Published 10 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A lei de proteção da vegetação nativa (12.651/2012), conhecida como Código Florestal, é uma das políticas ambientais mais importantes do Brasil e do mundo. Ele estabelece as regras para uso da terra em áreas privadas, define limites para desmatamento e orienta ações de recuperação ambiental.

Se plenamente implementada, tem o potencial de restaurar milhões de hectares de vegetação nativa, proteger florestas, conservar recursos hídricos e consolidar uma agricultura mais sustentável. No entanto, mais de uma década após sua aprovação, a lei ainda não saiu do papel em grande parte do país.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A baixa implementação do Código Florestal não é uma questão apenas burocrática, é também um problema estrutural que compromete metas nacionais de clima, biodiversidade e produção sustentável. Estamos em 2025, a cinco anos do prazo que o Brasil assumiu para zerar o desmatamento e restaurar 12 milhões de hectares, conforme sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) no Acordo de Paris. Esse compromisso não será cumprido sem a efetiva aplicação do Código Florestal.

Reconhecer a centralidade da regularização fundiária no ordenamento territorial é indispensável para destravar a implementação do Código Florestal. Sem segurança jurídica sobre a posse e os limites dos imóveis, não é possível aplicar as regras, assegurar a função ambiental das propriedades nem integrar conservação e produção nos territórios.

A ausência de regularização paralisa a governança ambiental e bloqueia o acesso a políticas públicas, crédito rural e inclusão produtiva, especialmente para agricultores familiares e comunidades tradicionais.

Mesmo com alguns avanços recentes, como investimentos em conservação, boas práticas produtivas, iniciativas de manejo de incêndios florestais e reconhecimento de direitos territoriais, esses esforços ainda são tímidos diante da escala do desafio. A pressão global pela produção de carne bovina, soja, cacau e outras commodities continua a impulsionar o desmatamento, alimentada por um sistema econômico que, muitas vezes, desconsidera os limites ecológicos.

Por outro lado, iniciativas de compromissos empresariais com cadeias de fornecimento livres de desmatamento têm apresentado bons resultados e precisam ser reconhecidas como parte da solução. Esses compromissos, somados à implementação de políticas públicas, como o Plano de Prevenção e Combate do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm); aplicação de leis ambientais; condições climáticas favoráveis; e mobilização da sociedade civil, foram determinantes para as quedas nos índices de desmatamento em momentos anteriores. Precisamos reforçar e ampliar essas frentes de ação.

A realização da COP30, em Belém, coloca os holofotes globais sobre a Amazônia e oferece uma oportunidade histórica. O Brasil, como país anfitrião e detentor da maior extensão de florestas tropicais do planeta, tem a chance de mostrar ao mundo que é possível conciliar produção com proteção, e que já possui, em sua legislação, os instrumentos necessários para isso.

A conferência será um momento de balanço. Estaremos na metade do caminho para 2030 e precisaremos avaliar com honestidade quais instrumentos estão funcionando, quais precisam ser reforçados e quais barreiras ainda bloqueiam a mudança estrutural necessária. A perda florestal voltou a crescer em 2024, tornando a curva até 2030 ainda mais íngreme. Não podemos nos dar ao luxo de perder mais tempo.

A implementação do Código Florestal é a chave para destravar o futuro climático do Brasil. Ele pode consolidar uma nova economia florestal e rural, com base em segurança jurídica, uso sustentável da terra, justiça socioambiental e fortalecimento de quem vive e protege a floresta.

O desafio não é apenas técnico ou financeiro, é político e ético. O Brasil tem à disposição um dos marcos legais mais robustos do mundo para conciliar produção e conservação, mas precisa sair da retórica e investir em sua plena implementação. Isso exige coragem institucional, articulação entre setores e um novo pacto federativo em torno da floresta conservada.

A COP30 será uma oportunidade decisiva para reposicionar nossas políticas públicas e transformar instrumentos como o Código Florestal em ferramenta estratégica para cumprir nossas metas climáticas e enfrentar o desmatamento, com impacto direto na resposta global à crise climática.

You Might Also Like

Carnaval raiz: palcos do Centro apostam em samba, axé e música popular; veja programação

Corretora foi morta com tiro na cabeça, aponta atestado de óbito

Ministro do STJ Marco Buzzi é acusado de assédio sexual contra jovem de 18 anos

Ana Paula Renault declara guerra contra Sarah no BBB 26: ‘Se depender de mim, a sua vida aqui será um inferno’

Polícia Civil conclui investigação sobre ataques aos cães Orelha e Caramelo em Santa Catarina

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Boulos deve se reunir com movimentos sociais para tratar de violência no RJ 

29 de outubro de 2025
MG: temporais deixam quase 100 cidades em alerta; veja a lista 
Lucas Fresno compõe música com a filha para “The Last of Us” 
Saiba como aconteceu ataque a tiros à escola católica dos EUA 
Confiança quebrada: PCDF prende diarista por furtos em residências
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?