By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Nova proposta de medicamentos em supermercados reduz, mas não elimina resistências
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Nova proposta de medicamentos em supermercados reduz, mas não elimina resistências
outros

Nova proposta de medicamentos em supermercados reduz, mas não elimina resistências

Última atualização: 11 de julho de 2025 07:30
Published 11 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Mesmo após alterações na proposta, o Ministério da Saúde fez uma série de críticas ao Projeto de Lei (PL) 2158/2023, que visa permitir a venda de remédios em supermercados. O posicionamento ocorreu na última quarta-feira (9/7), durante audiência pública realizada para debater o tema na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

Contents
Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setorMudançasAjustes

A automedicação e o consequente aumento de custos ao governo para tratar possíveis enfermidades desencadeadas pela prática são algumas das preocupações da pasta. “Podemos ter um potencial incremento na pressão sobre a saúde pública decorrente de intervenções e agravos causados pelo uso e armazenamento inadequado de medicamentos”, afirmou Rafael Poloni, Coordenador-Geral da Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, durante o evento.

Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor

Poloni também demonstrou preocupação quanto ao controle sanitário dos produtos durante todo o seu ciclo, desde a produção até o consumo, incluindo condições de armazenamento e dispensação. “São as farmácias as responsáveis por oferecer condições seguras para a comercialização e dispensação de medicamentos, sob responsabilidade e orientação farmacêutica”, disse.

Mudanças

Representantes do setor de supermercados sustentam que, com a emenda 2, protocolada pelo senador Efraim Filho (União-PB), que prevê, por exemplo, a reserva de um espaço nos supermercados com a presença de farmacêutico para a venda de medicamentos em geral (e não apenas os isentos de prescrição), seria possível evitar esses riscos. “Se todas as regras que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) direciona para as farmácias forem seguidas, vamos ter segurança e trazer mais comodidade para os consumidores”, afirmou Belmiro Gomes, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS), durante a audiência pública.

A visão é compartilhada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A entidade acredita que a venda de medicamentos em farmácias pode expandir o acesso da população a medicamentos, o que entra em sintonia com o programa Farmácia Popular, do Governo Federal. “Temos regiões como o Norte e Nordeste, em que há mercados, mas não farmácias. Essa mudança pode fazer com que os medicamentos cheguem a esses pontos”, afirmou o presidente da entidade, João Galassi, ao JOTA. A ABRAS ainda ressalta que a mudança foi vista de forma positiva pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Vamos nos reunir também com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para conversas sobre esse tema”, adiantou Galassi.

Ajustes

As mudanças no texto foram elogiadas pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), mas a entidade acredita que alguns pontos ainda precisam ser aprimorados. “Hoje, nós negociamos nossos salários com as farmácias, como isso vai acontecer em relação aos mercados? Como garantir um salário digno?”, destacou Fábio Basílio, presidente da entidade, durante a audiência pública.

Para o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o projeto também precisa deixar mais claras as regras a serem seguidas pelos supermercados para a venda de medicamentos. “É preciso um texto que não deixe dúvidas de que normas para as farmácias, que constam na RDC 44 da Anvisa, sejam seguidas integralmente. Não podemos ter, por exemplo, medicamentos em gôndolas, fora do local adequado”, defendeu no encontro Valter da Silva, presidente da entidade.

Após as discussões, o relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que espera colocar o projeto em votação ainda na próxima semana, antes do recesso parlamentar. Ele ressaltou, porém, estar aberto a conversas para eventuais modificações no texto.

You Might Also Like

Quem são os possíveis candidatos a governador de Alagoas nas eleições 2026

Veja como funcionará novo sistema de pedágio Anchieta-Imigrantes 

Após fala de Virginia sobre antidoping de Vini Jr, entenda como o contato íntimo pode causar contaminação indireta

Networking do crime: clientes indicavam traficantes para outros compradores

Sisters querem botar Jonas no Castigo do Monstro do BBB 26: “Líder na Xepa” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

O Brasil está preparado para receber a COP do clima?

23 de julho de 2025
Idoso é esfaqueado pelo próprio filho ao evitar estupro da esposa na Bahia; suspeito morre em confronto com a PM
Atriz famosa revela arrependimento por tatuagem feita em homenagem a ex-namorado
Inteligência artificial é tema de seminário com autoridades no IDP
Castro cria grupo de trabalho para avaliar impacto do “tarifaço” no RJ 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?