By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Entenda como o uso do celular pode afetar interações entre pais e filhos 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Entenda como o uso do celular pode afetar interações entre pais e filhos 
outros

Entenda como o uso do celular pode afetar interações entre pais e filhos 

Última atualização: 14 de julho de 2025 13:41
Published 14 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Mesmo longe das telas, relação pode ser afetada pelo uso excessivo  Saúde, celular, Filho, Internet CNN Brasil

Contents
Leia MaisMãos doem após ficar muito no celular? Uso excessivo pode causar inflamaçãoUso de apps de relacionamento estimula procedimentos estéticos, diz estudoHiperconexão na infância: “humanidade ficando mais burra”, alerta psicólogoFale com seus filhosReserve um tempo só para criançasUse menos as redes sociais

Muitas pessoas tentam limitar o tempo que passam nas redes sociais quando estão com seus filhos. No entanto, novas pesquisas sugerem que o uso das redes sociais tem um efeito significativo nas interações com as crianças — mesmo quando os adultos não estão olhando para suas telas.

De acordo com um estudo a ser apresentado na terça-feira (15) no Digital Media and Developing Minds International Scientific Congress em Washington, DC, mães que tinham o hábito de passar mais tempo nas redes sociais conversavam muito menos com seus filhos quando brincavam com eles do que as mães que passavam menos tempo nas redes sociais. Essa diferença se mantinha mesmo quando não estavam usando seus dispositivos.

Enquanto pesquisas anteriores se concentravam em como as crianças são afetadas quando pais ou responsáveis estão usando suas telas, este estudo analisou o impacto do uso do celular nas interações entre pais e filhos, mesmo quando os pais estavam offline, disse Liz Robinson, estudante de doutorado na Universidade do Alabama em Tuscaloosa e autora principal do estudo.

Mães que usavam redes sociais extensivamente falavam 29% menos com seus filhos enquanto brincavam com eles — sem seus telefones — em comparação com as mães cujo uso de redes sociais era baixo. As mães na categoria de baixo uso utilizavam as redes sociais em média 21 minutos por dia, enquanto as mães na categoria de alto uso utilizavam as redes sociais em média 169 minutos por dia.

Leia Mais

  • Mãos doem após ficar muito no celular? Uso excessivo pode causar inflamação

    Mãos doem após ficar muito no celular? Uso excessivo pode causar inflamação

  • Uso de apps de relacionamento estimula procedimentos estéticos, diz estudo

    Uso de apps de relacionamento estimula procedimentos estéticos, diz estudo

  • Hiperconexão na infância: "humanidade ficando mais burra", alerta psicólogo

    Hiperconexão na infância: “humanidade ficando mais burra”, alerta psicólogo

Outros usos de telas, incluindo verificar e-mails ou a previsão do tempo, não foram associados a falar menos com as crianças, de acordo com o estudo que envolveu 65 crianças de 2 a 5 anos e suas mães no Alabama.

Embora a pesquisa de Robinson ainda não tenha sido revisada por pares ou publicada em um periódico, o autor do artigo que está fazendo a tradução afirma que isso não o surpreende. Em sua própria pesquisa, as pessoas frequentemente relatam que continuam pensando no que veem nas redes sociais muito tempo depois de saírem. Embora as mães neste estudo estivessem fisicamente presentes com seus filhos, é possível que suas mentes estivessem em outro lugar.

“Frequentemente, nossas mentes divagam para atividades que são naturalmente mais prazerosas, e sabemos que as redes sociais são essa experiência para a maioria das pessoas”, disse Kris Perry, diretora executiva da Children and Screens: Institute of Digital Media and Child Development, uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças a terem vidas digitais saudáveis e organizadora do Congresso.

Perry, que não esteve envolvida na pesquisa, destacou que as redes sociais nos mostram conteúdo personalizado que é intensamente interessante para nós, o que “nos faz querer experimentá-lo por mais tempo”.

Seja qual for o motivo, as crianças precisam que seus pais estejam mentalmente presentes quando brincam. Felizmente, há coisas que podemos fazer para garantir que o uso das redes sociais não interfira em nossa parentalidade.

Fale com seus filhos

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer é conversar com seus filhos o tempo todo. Aprender a linguagem é “uma característica importante do desenvolvimento infantil ótimo” e é “dependente de as crianças expressarem e receberem linguagem desde o nascimento até os 18 anos”, disse Perry.

Maior exposição à linguagem tende a melhorar o desenvolvimento cerebral das crianças, os resultados acadêmicos, as habilidades de comunicação e a linguagem, afirmou ela.

As interações que pais e filhos têm quando brincam também são importantes para o desenvolvimento socioemocional das crianças, disse Robinson, para ajudá-las a desenvolver suas funções executivas e períodos de atenção e aprender a regular suas emoções.

Interagir com adultos também é uma das maneiras pelas quais as crianças aprendem o que priorizar. “As crianças estão extremamente cientes para onde um pai está olhando”, disse Robinson, “e elas aprendem o que é importante. Então, quando nosso olhar está constantemente indo em direção a um dispositivo, em direção a um smartphone, bem, estamos comunicando aos nossos filhos o que é importante naquele momento também.”

Reserve um tempo só para crianças

É por isso que os pais devem fazer um esforço consciente para estarem mentalmente presentes ao interagir com seus filhos. “Nossa atenção é uma das melhores coisas que podemos dar aos nossos filhos”, disse Robinson, observando que isso lhes transmite que os amamos.

Robinson recomendou que os pais reservem certos momentos do dia para dar aos seus filhos atenção indivisa. Esse é um conselho que ela também dá quando fala para grupos de pais e em escolas sobre como lidar com o uso das redes sociais pelas crianças.

Claro, encontrar esse tempo não é fácil. “Nenhum de nós pode dar aos nossos filhos atenção indivisa o tempo todo, mas pode ser útil pensar em uma escala menor”, disse Robinson. “Embora eu tenha muitas coisas para fazer hoje, posso dar ao meu filho atenção indivisa pelos próximos 15 minutos. Esse tempo focado faz uma grande diferença da perspectiva da criança.”

Quando estamos com nossos filhos, podemos nos lembrar que “não há lugar senão aqui, e não há tempo senão agora na mente de seu filho”, disse Robinson. “E então, você tem muitos outros pensamentos e muitas outras prioridades flutuando em sua cabeça. Mas podemos compartimentar isso e estar totalmente presentes com nosso filho, que conhece apenas este momento e apenas nossa atenção.”

Use menos as redes sociais

Os pais também devem prestar atenção em como o uso das redes sociais os está afetando e a seus filhos, disse Perry. “Entenda qual é o impacto do uso das redes sociais em você pessoalmente, e certifique-se de estar mitigando esses impactos quando for interagir com seu filho.”

Uma maneira simples de fazer isso? Limite o número de vezes que você verifica as redes sociais por semana e quanto tempo você gasta em cada vez.

“Reduza a quantidade de tempo que você passa nas redes sociais para evitar a probabilidade de você inadvertidamente falar menos” com seu filho, disse Perry. E, claro, usar menos as redes sociais também pode liberar mais tempo para os pais passarem brincando com seus filhos.

Robinson disse que a maior limitação da pesquisa é que ela é correlacional — os autores não puderam estabelecer se as redes sociais estavam tornando os pais mais passivos ou se pais mais passivos estavam usando mais as redes sociais. Além disso, o estudo não pôde levar em conta fatores como a saúde mental dos pais, renda e educação.

O autor do artigo que está traduzindo também gostaria de ver este estudo replicado com pais, que também deveriam assumir a responsabilidade de brincar com seus filhos e usar as redes sociais de forma responsável.

Ainda assim, o estudo sugere que usar mais as redes sociais pode reduzir nossas conversas com nossos filhos, e isso o fez pensar. Na próxima vez que brincar com suas filhas, ele estará se autoavaliando se está conversando com elas ou se seus pensamentos estão em outro lugar.

Ele também estará mais consciente de quanto o conteúdo que vê nas redes sociais continua a ser processado em sua mente, mesmo depois de parar de rolar a tela. Ele pode até conversar com suas filhas sobre as mudanças que fará como resultado.

Autora explica como diminuir o uso de celulares

 

You Might Also Like

A caminho de Salvador, homem é preso com mais de R$ 800 mil no aeroporto do Rio

De alho cru a pimenta caiena: tratamentos caseiros ‘naturais’ podem causar problemas na pele; saiba mais

Popular no Brasil, menor galinha do mundo cresce até 25 cm; saiba mais

Celso Portiolli interrompe programa e faz revelação aos prantos

Fenômeno da TV: Saiba quem é o jovem que venceu game show 646 vezes, acumulou R$ 16 milhões e 23 carros

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres recebem indicações ao Oscar 2025

23 de janeiro de 2025
Cães farejadores ajudam localizar passageiros tentando embarcar com drogas em aeroporto
Advocacia pública é advocacia
Zeca Pagodinho promove ação de Natal para crianças; veja vídeo
Ex-BBB baiana quase mostra demais em vídeo ousado e leva web ao delírio: “Uma loucura de gostosa”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?