Dados são de levantamento do Instituto Fogo Cruzado, a pedido da CNN, e estão contabilizados até segunda-feira (14); fevereiro e junho tiveram trocas de tiros todos os dias Rio de Janeiro CNN Brasil
A cidade do Rio de Janeiro registrou apenas oito dias sem tiroteios desde o começo do ano. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado, levantados a pedido da CNN, e estão contabilizados até essa segunda-feira (14).
Segundo os números, os meses de fevereiro e junho tiveram trocas de tiros todos os dias. Já março, foi o mês em que menos ocorreram confrontos, com ausência de registros nos dias 6, 23 e 24. O primeiro mês do ano teve dois dias de trégua, nas datas de 18 e 27 de janeiro.
Os outros meses, como abril, maio e julho, registraram apenas um dia sem tiroteios, em 5, 17 e 10, respectivamente.
Em comparação com 2024, até o dia 14 de julho, já haviam sido contabilizados 1.012 trocas de tiros. Este ano, o total registrado até o momento é de 884. Os dados mostram uma redução de 16,6% no número de tiroteios.
Além disso, no ano passado, janeiro, fevereiro, abril, maio e junho, tiveram confrontos todos os dias. Em março, não teve tiroteios em apenas dois dias, e em julho, somente em um.
A CNN entrou em contato com o Governo do Rio de Janeiro e aguarda retorno.
*Sob supervisão de Pedro Osorio