Levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho; margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança Política, -agencia-cnn-, Donald Trump, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Pesquisa Genial/Quaest CNN Brasil
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que 53% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está certo ao reagir com reciprocidade ao “tarifaço” do líder dos Estados Unidos, Donald Trump.
Por outro lado, 39% dos entrevistados acreditam que o chefe do Executivo brasileiro está errado. Outros 8% não souberam ou não responderam.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
Trump anunciou na última quarta-feira (9) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
O republicano compartilhou a notícia em carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sua rede social, Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na terça-feira (15), Lula publicou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. Apesar de não fazer referência ao governo dos Estados Unidos, a norma é uma resposta às tarifas econômicas impostas ao Brasil de forma unilateral.
O decreto do governo brasileiro permite a suspensão de “concessões comerciais, de investimentos e obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a ações unilaterais de países ou blocos econômicos que afetem negativamente a sua competitividade internacional”.