Marcelo Monteiro Mansur, de 53 anos, foi preso com o filho em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Polícia Civil, Roubo CNN Brasil
Marcelo Monteiro Mansur, de 53 anos, ex-candidato a prefeito de São Francisco de Itabapoana nas eleições municipais de 2020, foi preso nesta quinta-feira (17), em Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, suspeito de integrar uma quadrilha especializada no furto de veículos de luxo. Ele foi detido junto com o filho, Marcelo Alexim de Miranda Mansur, de 21 anos, durante mais uma fase da Operação Torniquete, da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Durante a campanha eleitoral, Marcelo Monteiro Mansur prometia reforçar a segurança pública com ações voltadas justamente para prevenir furtos e roubos de veículos. Em seu plano de governo, registrado na Justiça Eleitoral, ele defendia medidas como o “apoio de intensificação junto às polícias (civil e militar) para combate a furtos e roubo de carros e motocicletas”, além da ampliação da Guarda Municipal e a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade.
Segundo as investigações da 134ª DP (Campos), pai e filho faziam parte de um esquema que decodificava as chaves originais dos veículos para realizar furtos, principalmente em bairros nobres de Campos. A quadrilha se aproximava das vítimas, criava laços de confiança e, a partir disso, conseguia acessar os veículos e clonar as chaves.
“Um dos integrantes se aproximava da vítima, criava um vínculo de amizade, conhecia sua rotina e, a partir desse momento, passava a ter acesso ao veículo. Com esse acesso, conseguia fazer uma cópia da chave”, explicou a delegada Carla Tavares.
Imagens de câmeras de segurança mostram os suspeitos agindo no bairro Pelinca, área nobre de Campos, desativando alarmes e furtando veículos de alto padrão.
Além de pai e filho, a Polícia Civil investiga a participação de outros integrantes no esquema. A 134ª DP orienta que eventuais vítimas compareçam à delegacia para registrar ocorrência e colaborar com as investigações.
As prisões ocorreram em mais uma fase da Operação Torniquete, que desde setembro de 2024 já prendeu mais de 540 pessoas e recuperou veículos e cargas avaliados em cerca de R$ 38 milhões.
Trechos do plano de governo de Marcelo Monteiro Mansur em 2020:
“Apoio de intensificação junto às polícias (civil e militar) para combate a furtos e roubo de carros e motocicletas”
“Implantação de vigilância comunitária nas localidades mais populosas”
“Instalação de câmeras em torres de observação nas principais vias de acesso”
“Ampliação da Guarda Municipal”
A CNN ainda não localizou a defesa dos acusados.

