Quem já gostava do Masetati MC2o com certeza vai gostar, também, do novo MCPURA. O nome não deixa enganar: ele é totalmente baseado no irmão, quase como se fosse uma nova versão um pouco mais extrema, mas que a marca está tratando como um modelo totalmente novo.
O motor, por exemplo, é o mesmo. Estamos falando do V6 Nettuno 3.0 biturbo de 630 cv e 73,4 kgfm. Para não dizer que é totalmente igual, a Maserati agora implementou um sistema de combustão pré-câmara com velas de ignição duplas, tecnologia desenvolvida e patenteada pela montadora para a Fórmula 1, e que agora equipa um carro de rua.

Disponível nas carrocerias cupê e conversível (Cielo), o MCPURA acelera de 0 a 96 km/h (60 mph) em 2,9 s. Na versão com teto rígido, a velocidade máxima é de 230 km/h, enquanto no conversível é de 230 km/h.

Para ver mudanças reais mesmo, você terá que prestar atenção nos detalhes. Na frente, a grade e os difusores foram levemente remodelados. Já na traseira, a mudança fica por conta do spoiler e do spliter maiores. Apesar de não divulgar o coeficiente de arrasto, a Maserati afirma que as mudanças foram muito testadas em túneis de vento, tudo isso para garantir que elas fossem funcionais e não apenas estéticas.

Ainda na parte exterior, há novos logotipos e a opção de mais de trinta cores. A escolhida pela Maserati para a estreia do MCPURA no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, foi o Ai Aqua Rainbow — metálica na versão cupê e fosca no conversível —, concebida como parte do programa de personalização Maserati Fuoriserie. O nome não é por acaso, já que a pintura especial é inspirada em um prisma, mudando a tonalidade conforme a incidência de luz.

No interior há mais detalhes especiais. Do GT2 Stradale ele recebe telas de desempenho, que são exibidas na mesma multimídia derivada do MC20. Os bancos são em Alcantara e tiveram seus tridentes gravados a laser para criar um efeito tridimensional. Como padrão, há um sistema de áudio de seis alto-falantes, enquanto um sistema Sonus Faber de 12 alto-falantes é oferecido como opcional.

O teto tem um detalhe especial. No coupé, é possível personalizá-lo com luzes e fibra de carbono, mas no Cielo as coisas ficam mais interessantes. O conversível tem um teto retrátil em vidro de cristal líquido disperso em polímero (PDLC). Esse material permite que o mudar de opaco para transparente em um segundo, modificando a experiência de quem está do lado de dentro.
O MCPURA tem todos os seus processos feitos na fábrica Viale Ciro Menotti, em Modena, na Itália, tornando-o “100% made in Italy”, conforme explica a Maserati. Por enquanto, o esportivo não teve preços nem data das entregas divulgados.