Artista e empresária morreu aos 50 anos; ela fazia tratamento contra câncer no intestino Política, Câncer, Preta Gil CNN Brasil
Autoridades e políticos lamentaram a morte da cantora e empresária Preta Gil, neste domingo (20), e relembraram o legado da artista.
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, disse que Preta “foi e sempre será potência”.
“Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos. Hoje, o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida”, disse.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República – e, no momento, presidente em exercício -, declarou que Preta Gil era uma artista que “iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência”.
Hoje, o Brasil se despede de @PretaGil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a @gilbertogil… pic.twitter.com/UrmvVCFBXx
— Geraldo Alckmin
(@geraldoalckmin) July 20, 2025
Preta era a estrela de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta – e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), também lamentou a morte da artista.
“Daquelas coisas que deviam ser proibidas de acontecer. Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse”, declarou.
Veja outras manifestações:
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados: “A partida precoce de Preta Gil entristece o país. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico.”
Nota oficial do Ministério da Cultura, chefiado por Margareth Menezes: “Preta dividiu com o mundo seus múltiplos talentos e alegria de viver. Autêntica, bem humorada e dona de um pensamento crítico apurado, certamente, deixará saudades.”
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil: “Mulher de coragem, alegria e imenso talento, Preta Gil usou sua voz para celebrar a vida e também para enfrentar, com dignidade e generosidade, os desafios mais duros.”
Rosângela Lula da Silva, primeira-dama da República: “A partida de Preta torna o mundo mais silencioso, menos iluminado. Sua gargalhada e seu brilho no olhar já fazem uma imensa falta.”

