Haverá uma cerimônia de despedida restrita a familiares e amigos próximos Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Preta Gil, Rio de Janeiro (estado) CNN Brasil
O Crematório e Cemitério da Penitência informou que, após o velório de Preta Gil no Theatro Municipal do Rio, na sexta-feira (25), o corpo da cantora será levado à capela ecumênica do local por volta das 15h.
Atendendo a um pedido da própria artista, a cremação será realizada após uma cerimônia de despedida restrita a familiares e amigos próximos, que ocorrerá até às 17h.
A administração do cemitério manifestou solidariedade à família e amigos da artista, destacando “a alegria de viver” que ela transmitiu ao público.
Famosos prestam novas homenagens após morte de Preta Gil; veja
O corpo da cantora deve ser trazido nesta quarta-feira (23) para o Brasil. A CNN confirmou a informação com fontes diplomáticas envolvidas na operação, que afirmam faltar poucas providências junto às autoridades nova-iorquinas para realização do trajeto.
Dessa forma o traslado do corpo da filha de Gilberto Gil deve acontecer ainda hoje, no fim da tarde. O voo da Latam que vai trazer o corpo de Preta Gil deve partir do aeroporto John F. Kennedy, às 18h15 do horário local (19h15 de Brasília) chegar ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos no início da manhã desta quinta-feira (24).
Como funciona a repatriação?
A repatriação de restos mortais é um procedimento regulado por normas nacionais e internacionais, que exige diversos documentos legais para que o corpo seja transportado de volta ao país de origem.
Para o translado ser realizado é necessário apresentar as seguintes declarações:
- Certidão de óbito
- Laudo de embalsamamento
- Autorização do Ministério da Saúde
- Passaporte do falecido
- Autorização consular brasileira
- Declaração da funerária
Exceto em casos de cremação, que exigem apenas o certificado de cremação e uma declaração da funerária. O deslocamento pode ser feito por via aérea, terrestre ou marítima.
Morte de Preta Gil
Ela estava em Nova Iorque realizando um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A doença foi enfrentada com coragem ao longo de um ano e meio, período em que a cantora compartilhou com o público momentos de sua luta e da sua recuperação parcial, antes de uma piora no quadro clínico.
Preta Gil, filha do ícone da MPB e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, teve uma trajetória marcada pela ousadia artística, ativismo, defesa das mulheres e da diversidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lançou álbuns de sucesso, apresentou programas de TV e se tornou uma voz ativa em pautas sociais.

