Segundo autoridades, atentado foi realizado por rebeldes apoiados pelo Estado Islâmico Internacional, Estado Islâmico, Igreja, República Democrática do Congo CNN Brasil
Rebeldes apoiados pelo Estado Islâmico mataram 38 pessoas no domingo (27) em um ataque a uma igreja no leste da República Democrática do Congo, disseram autoridades da cidade.
Acredita-se que o ataque em Komanda, uma cidade no nordeste da RD Congo, tenha sido realizado por rebeldes da ADF (Forças Democráticas Aliadas), portando armas e facões, disseram autoridades à Reuters.
Jean Kato, funcionário da administração da cidade, disse que os fiéis estavam participando de uma missa noturna quando os rebeldes invadiram a igreja nas primeiras horas da manhã de domingo (27).
Trinta e oito pessoas morreram, 15 ficaram feridas e várias outras ainda estão desaparecidas, disseram autoridades.
Christophe Munyanderu, um ativista de direitos humanos presente no local em Komanda, disse que tiros foram ouvidos durante a noite, mas as pessoas inicialmente pensaram que eram ladrões.
“Os rebeldes atacaram principalmente cristãos que estavam passando a noite na igreja católica”, disse Munyanderu.
“Infelizmente, essas pessoas foram mortas com facões ou balas.”
A Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo condenou o recente ressurgimento da violência na província onde o ataque aconteceu.

