Começamos 2025 com pé direito — bem fundo no acelerador. Na edição de janeiro apresentamos o Especial Performance, destacando quatro superesportivos: a Ferrari 12Cilindri, Aston Martin Vanquish, Lotus Emeya S e o novo Lamborghini Urus.
Estrela da nossa capa, a 12Cilindri tem o que a Ferrari sabe fazer de melhor: motor 12 cilindros. E na sucessora da 812 Superfast, os engenheiros de Maranello chegaram em sua versão mais potente e tecnológica da história.
São 830 cv e 69,1 kgfm entregues pelo V12 6.5, que atinge o pico de 9.500 rpm. Aos 2.500 rpm, ele já é capaz de entregar 55,3 kgfm, tudo isso sem nenhum auxílio de turbocompressor ou eletrificação. Apenas o bom e velho motor aspirado.
A 12Cilindri estreia também um software que varia a curva de torque máximo dependendo da marcha. O recurso nunca havia sido usado antes em um motor naturalmente aspirado e ajuda a gerar uma resposta mais progressiva e suave ao trocar as engrenagens do câmbio de dupla embreagem e oito marchas.

E tem mais…
O SUV mais potente do mundo
As aparências podem enganar. Quem vê o Lamborghini Urus rodando calmo e sereno em seu modo elétrico, mal sabe o lado raivoso que ele esconde.

A nova versão híbrida-plug in, SE, combina um motor elétrico de 191 cv e 36,3 kgfm, com um motor V8 biturbo de 620 cv e 60,1 kgfm. O resultado são nada menos que 800 cv e 71,5 kgfm, que dão ao Urus o título de SUV mais potente do mundo.
Carro de cinema
Ainda não sabemos quem será o próximo James Bond, mas seu carro já está escalado. Como de costume, será o novo Aston Martin Vanquish, que é o carro de produção mais rápido já feito pela montadora britânica.

O novo carro do 007 está equipado com um motor V12 de 813 cv e incríveis 102 kgfm. Um detalhe importante é que a montagem do motor é feita de maneira manual, o que limitará a produção do Vanquish em apenas 1.000 unidades por ano. Ou seja, ele não é só o carro mais importante da Aston Martin, como também o mais exclusivo de sua linha.
O pé na estrada eu vou botar…
Estamos em época de férias e nada melhor do que curtir uma viagem em família. Mas quem tem filhos pequenos sabe que é preciso de algumas cartas na manga para que as crianças não fiquem muito estressadas com os longos períodos trancados em um carro.

A jornalista Marina Vaz contou como foi a sua experiência rodando mais de 10.000 km Brasil afora com o seu marido e a filha com menos de 2 anos. E ainda deu dicas: planejamento e a soneca são os maiores aliados para garantir uma viagem tranquila para os pais e sem estresse para os bebês.
Híbrido leve ou turbo, eis a questão
A Fiat abriu caminho lançando o Fastback com mecânica híbrida leve. A resposta da rival Volkswagen foi a reestilização do Nivus, que também ganhou novas calibrações no motor 1.0 TSI e detalhes aerodinâmicos para deixá-lo condizente com as normas do Proconve L8.

Colocamos os dois SUVs cupês a prova em nossa pista de testes para saber qual montadora teve a melhor solução para deixar seus carros menos poluentes.

