By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Plataforma usa IA para diagnóstico de transtorno mental na atenção primária 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Plataforma usa IA para diagnóstico de transtorno mental na atenção primária 
outros

Plataforma usa IA para diagnóstico de transtorno mental na atenção primária 

Última atualização: 10 de agosto de 2025 07:00
Published 10 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental é selecionado para execução em programa de inovação do Ministério da Saúde  Saúde, Inteligência Artificial, Saúde mental, Transtornos mentais CNN Brasil

Contents
Leia MaisTerapia do riso realmente pode melhorar bem-estar emocional, mostra estudoComo substâncias como ayahuasca e LSD podem tratar saúde mental? EntendaPor que trauma na infância pode causar transtorno mental na adolescênciaComo funciona

O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) anunciou o desenvolvimento de um novo projeto, o “e-Saúde Mental no SUS”, uma plataforma com aplicativo de celular e inteligência artificial (IA) para o diagnóstico e o tratamento de transtornos mentais na atenção primária.

O CISM é uma iniciativa conjunta do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e da Fapesp.

Leia Mais

  • Terapia do riso realmente pode melhorar bem-estar emocional, mostra estudo

    Terapia do riso realmente pode melhorar bem-estar emocional, mostra estudo

  • Como substâncias como ayahuasca e LSD podem tratar saúde mental? Entenda

    Como substâncias como ayahuasca e LSD podem tratar saúde mental? Entenda

  • Por que trauma na infância pode causar transtorno mental na adolescência

    Por que trauma na infância pode causar transtorno mental na adolescência

A intervenção concorreu com outras propostas tecnológicas de saúde digital e ficou entre as selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde. Serão investidos aproximadamente R$ 12 milhões.

O PDIL tem como objetivo fomentar inovação tecnológica, impulsionar a economia regional e fortalecer a articulação entre pesquisa, setor produtivo e governo, contribuindo para acelerar o lançamento de novos medicamentos no país, com distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto “e-Saúde Mental no SUS” foi apresentado pelo Hospital das Clínicas da FM-USP e concebido pelo CISM, que também coordenará sua execução. Ele vai integrar o Módulo III, focado na ciência da implementação a partir do desenvolvimento de intervenções e transferência de tecnologia à sociedade. O responsável será o professor Paulo Rossi Menezes, diretor científico do CISM.

A ferramenta vai reunir um conjunto de soluções para o diagnóstico, suporte ao tratamento e monitoramento da saúde mental de pacientes do SUS. As intervenções serão baseadas em evidências científicas, com efetividade comprovada por rigorosos ensaios clínicos randomizados.

A plataforma busca também melhorar o conhecimento da população sobre saúde mental e reduzir o estigma, contribuindo para a adesão aos cuidados nessa área.

O “e-Saúde Mental no SUS” integra, em uma única plataforma, três níveis de acesso: paciente, profissional da Atenção Primária e gestores do SUS. Compatível com os sistemas Android e iOS, a plataforma será desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado, de Campinas, que possui estrutura produtiva focada em inovação tecnológica, incluindo produtos digitais, criação de softwares e serviços relacionados.

Como funciona

Ao entrarem no app, os usuários realizarão um “Check-in Digital”, que permitirá o cadastro e o acesso ao protocolo de tratamento. Outra funcionalidade é a “Avaliação de Sintomas”, realizada a partir de questionários digitais, cientificamente validados, para a identificação de casos de insônia, ansiedade e depressão, entre outros, tendo os resultados integrados ao prontuário eletrônico do paciente. Existe, ainda, a função de “Identificação de risco”, na qual o sistema percebe situações e emite alertas às equipes de saúde.

O “e-Saúde Mental no SUS” oferecerá aos usuários psicoeducação sobre transtornos mentais e técnicas autoaplicáveis de regulação emocional e ativação comportamental para a melhora dos sintomas. A ferramenta será capaz de simplificar e otimizar o acerto do diagnóstico pelos profissionais, levando a um aumento das taxas de identificação precoce. Com isso, vai reduzir o tempo entre a apresentação dos sintomas, o diagnóstico e o início do tratamento.

Além disso, haverá algoritmos para orientar o profissional da atenção primária sobre o resultado das avaliações às quais os usuários serão submetidos, o diagnóstico provável e as condutas indicadas de acordo com o caso, que poderão ser desde terapias farmacológicas ou não até a necessidade de encaminhamento para serviços especializados. O aplicativo avalia também o avanço clínico do paciente ao longo do tempo.

Já em relação ao uso para gestão pública, o “e-Saúde Mental no SUS” permitirá que as informações reunidas sejam disponibilizadas para a identificação de padrões, tendências e particularidades sobre saúde mental em diferentes regiões do país.

A nova plataforma levará cerca de um ano e meio para ser desenvolvida. O conhecimento da tecnologia será transferido aos profissionais do SUS por meio de capacitação para a utilização da ferramenta de forma eficaz e autônoma. Isso será feito por meio de cursos de treinamento, manuais de operação e suporte técnico contínuo.

*Com informações do CISM.

 

You Might Also Like

Bia Haddad Maia cai para a nº105 do ranking em estreia no Australian Open 

Anjo, Monstro, confusão na casa e mais: veja destaques do 6º dia do BBB 26 

Com time sub-20, Flamengo é goleado pelo Volta Redonda no Carioca 

BBB 26: Pedro finge passar mal e provoca discussão generalizada na casa 

Incêndio atinge cozinha de quiosque na Feira dos Goianos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Justiça argentina indicia médica brasileira no caso de modelo que caiu do 6º andar 

2 de dezembro de 2024
Bruna Biancardi escolhe festa intimista para 2 anos de Mavie; saiba motivo 
Cauã Reymond abre o jogo sobre desentendimentos com Bella Campos: “Está tudo rolando”
QR de abril: rodamos o mundo para apresentar os novos Kicks e Leapmotor C10
Isenção do IR: Andar de cima foi convidado a fazer ajuste, diz Haddad 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?